O que é lipólise?

Publicado por FisioFernandes em 12/05/2022 - Nenhum comentário


O que é lipólise?

O acúmulo de gordura em algumas partes do corpo, como abdômen, coxas e região dos glúteos, é uma das grandes insatisfações, principalmente entre as mulheres. Também chamados de lipodistrofias, esses incômodos aparecem em forma de celulite e gordura localizada. 

O fato de serem problemas tão comuns contribui para que estejam em constante estudo no objetivo de desenvolver produtos para os tratamentos estéticos tópicos que busquem a realização de lipólise, processo tão desejado por todos.

Mas você sabe o que é lipólise? Continue lendo este artigo e entenda como ela ocorre.

 

Como surgem a gordura localizada e a celulite

Antes de saber o que é lipólise, é importante compreender que o tecido adiposo contém adipócitos, que são especializados em armazenar o excesso de calorias ingeridas na forma de triacilglicerol.

Quando um indivíduo ingere mais calorias do que seu corpo necessita diariamente, esse armazenamento acontece para que o organismo funcione corretamente. Entretanto, quando o acúmulo de gordura ocorre intensivamente, surgem algumas mudanças no corpo, como a celulite e a gordura localizada.

 

Assine nossa newsletter

 

Diferença entre acúmulo de gordura comum e gordura localizada

A diferença entre ambas está no local onde esta gordura se deposita. Em condições normais, a gordura se acumula superficialmente, acima da fáscia muscular, logo abaixo da camada cutânea.

Já na condição de gordura localizada, o acúmulo acontece em profundidade maior, entre a fáscia e os músculos, ou mesmo nos músculos, tornando-a extremamente difícil de ser eliminada.

Dessa forma, as pessoas procuram por procedimentos mais invasivos (como cirurgias) ou tratamentos que utilizem ativos que promovam a lipólise.

 

Mas, afinal, o que é lipólise?

Lipólise é a quebra da gordura. Consiste no processo de quebra do triacilglicerol em moléculas de ácidos graxos e glicerol. Ele ocorre através de enzimas lipases, que são ativadas ou inibidas pelas catecolaminas (noradrenalina e adrenalina) e por hormônios (insulina, glucagon e adrenocorticotropina).

Enquanto as catecolaminas e hormônios ativam as lipases, a insulina inibe sua atividade e dependendo dos hormônios e do tipo de receptor nos adipócitos, o processo de lipólise pode ser ativado ou inibido.

A insulina ligada ao receptor adrenérgico estimula o armazenamento da gordura dos adipócitos, enquanto o adrenérgico, quando ligado à adrenalina, noradrenalina, glucagon ou adrenocorticotropina estimula a quebra da gordura.

 

O que acontece no corpo após a lipólise

Após ação da lipólise, o glicerol vai até o fígado para ser metabolizado. Por isso é importante que o cliente esteja muito bem de saúde, principalmente em relação a triglicérides e colesterol, para não ter uma sobrecarga de gordura no fígado.

Já o ácido graxo fica disponível na corrente sanguínea até que um outro adipócito pegue esse conteúdo e se realoque em uma outra região, pois os adipócitos  têm essa facilidade de, além de aumentar, mudar o foco muito rápido.

 

Artigos Relacionados

 

Como ajudar a induzir o processo de lipólise

É possível induzir o processo de lipólise com:

 

Dieta

É importante que a dieta forneça uma quantidade menor de calorias do que o necessário, gerando um déficit. Dessa maneira o organismo buscará energia em seus estoques no tecido adiposo, promovendo a lipólise.

O ideal é procurar um nutricionista para montar um cardápio de acordo com os objetivos de cada pessoa.

 

Atividade física

Os exercícios físicos queimam os estoques de gordura, a fim de fornecer energia adequada para as atividades.

É essencial buscar orientação sobre qual seria o ideal para os objetivos do indivíduo em questão.

 

Tratamentos estéticos

Tratamentos que utilizam equipamentos estéticos como ultrassom, laser de baixa potência, eletrolipólise, radiofrequência e lipocavitação focalizada podem ajudar muito na indução do processo de lipólise.

Eles mobilizam os triglicerídeos armazenados nas células de gordura, quebrando essas moléculas e liberando na circulação ácidos graxos livres e glicerol.

Nesse caso, também é importante consultar um profissional especializado para indicar o melhor tratamento.

 

Uso tópico de alguns ativos

Atualmente no mercado é possível encontrar uma variedade de produtos para uso tópico compostos por ativos com efeitos associados à lipólise, que reduzem a aparência da celulite e da gordura localizada, como:

  • Cafeína
  • Retinol
  • Extrato de semente de uva
  • Outras espécies de vegetais (como Ginkgo biloba, gengibre, Centella asiática e alecrim)  

Vale salientar ainda que diversos estudos sobre os mecanismos de ação desses ativos demonstraram a sua eficácia.

Ficou com dúvidas sobre o que é lipólise ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Protocolo de Tratamento para Gordura Localizada com Heccus Turbo - Baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments