O que causa a gordura localizada?

Publicado por FisioFernandes em 14/04/2022 - Nenhum comentário


O que causa a gordura localizada?

Saiba o que causa a gordura localizada.

As famosas gordurinhas que se acumulam nas coxas, quadris, flancos, culotes, abdômen, papada, costas e até nas axilas, que deixam a silhueta com algumas regiões com um maior volume do que o desejado são mais comuns do que se imagina.

O fato é que, mesmo tendo um corpo considerado magro, fazendo dieta e exercícios físicos regulares, pode ser que ainda se apresentem regiões nas quais se tem uma dificuldade maior de eliminar gorduras, e que gera muita insatisfação, especialmente na hora de encarar o espelho.

Apesar de ser um incômodo tão comum entre as pessoas, a maioria delas pode se perguntar “O que causa a gordura localizada?”. Confira, portanto, as principais causas desse problema, para poder evitá-lo ou se livrar dele de uma vez por todas.

 

Afinal, o que causa a gordura localizada?

A lipodistrofia, ou acúmulo de tecido adiposo (gordura), geralmente é o resultado do sedentarismo aliado a dietas desequilibradas, repletas de carboidratos brancos e alimentos gordurosos.

O corpo humano gasta energia naturalmente. Porém, uma vez que a ingestão de calorias seja maior que o gasto, todo esse excesso de energia se acumula em forma de gordura.

 

Regiões onde o acúmulo de gordura é armazenado

A região do corpo em que ocorrerá o armazenamento desses excessos de gordura depende de alguns fatores, entre eles a genética, o tabagismo, a má postura (de ficar em posições com a barriga projetada para a frente, por exemplo) e até o modo de se vestir (quando a pessoa usa roupas muito apertadas), que farão com que a gordura se acumule em diversas partes do corpo, geralmente as mais flácidas.

Assine nossa newsletter

 

A influência de fatores hormonais em homens e mulheres

Além disso, há também fatores hormonais, que determinam diferenças significativas na distribuição de gorduras localizadas em homens e mulheres.

A puberdade é o primeiro período dessa diferenciação: durante essa época, como fase de suas características sexuais secundárias, as mulheres tendem naturalmente a acumular gordura nas mamas, coxas, abdômen, quadris, flancos e joelhos.

Há também a gravidez, que muda drasticamente o formato da silhueta feminina. Neste último caso, ainda que, após a gestação, a mulher consiga recuperar seu peso original, a estética corporal terá sido bastante modificada devido ao ganho de gordura no abdômen por um período bastante longo, situação que se acentua ainda mais com a idade avançada.

Já os homens possuem uma enorme vantagem nesse sentido, pois não têm tanta tendência de acumular gordura localizada.

No entanto, quando ocorre esse acúmulo, geralmente está localizado na região do abdômen, o que demanda cuidados ainda maiores com a saúde, por representar um fator de risco de doenças cardiovasculares.

 

Artigos Relacionados

 

Gordura localizada: como prevenir o problema

Quando o assunto é gordura localizada, uma coisa é certa: uma vez acumulada, será muito difícil eliminá-la. Saiba por que é difícil eliminar gordura localizada.

Mesmo com uma dieta rigorosa e exercícios físicos frequentes, pode ser que ela não desapareça completamente. Por isso, o ideal mesmo é evitar que se acumule, para não ter que se desdobrar tanto para lidar com algo assim.

 

Alimentação saudável

Recomenda-se uma alimentação saudável, com pouco (ou nenhum) teor de gorduras e açúcares refinados, que limite o consumo de massas, pães e farinha branca, bem como o hábito de evitar doces, refrigerantes, comidas industrializadas de modo geral, tais como fast food, além de frituras, arroz branco e carnes gordas, por exemplo.

 

Exercícios físicos

Aliada a esses novos hábitos alimentares que diminuirão a ingestão de gorduras e açúcares, aumentar o gasto calórico pode ajudar muito.

Com uma rotina regular de exercícios, os músculos se fortalecem, reduz-se a flacidez corporal, o que minimiza o risco de armazenamento de gordura nessas partes mais propícias de acúmulo de células adiposas no corpo. Leia também 7 exercícios para exterminar gordura localizada ainda este ano.

 

Prevenção é cuidado e bem-estar

Verdade seja dita: se já se sabe da dificuldade em derreter a gordura localizada que se acumula, então a única saída é a prevenção.

Além do mais, fugir do sedentarismo e manter hábitos de alimentação e vida saudáveis podem trazer incontáveis benefícios, e uma silhueta bonita é apenas um deles.

Cuide-se, pois em se tratando do seu próprio bem-estar, somente você pode optar por se ajudar agora ou sofrer posteriormente, com problemas que, na maioria das vezes, seriam facilmente evitáveis.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o que causa a gordura localizada? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Protocolo de Tratamento para Gordura Localizada com Heccus Turbo - Baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments