4 dicas para manter a pele jovem por mais tempo

Publicado por FisioFernandes em 09/12/2021 - Nenhum comentário


4 dicas para manter a pele jovem por mais tempo

Existem alguns hábitos que, quando inseridos à rotina, podem atenuar os sinais do envelhecimento precoce.

São cuidados simples, mas também essenciais para manter a pele jovem e saudável por mais tempo, como, por exemplo, aplicar filtro solar diariamente.

Ainda que o envelhecimento seja um processo natural que causa alterações fisiológicas em nosso organismo, algumas práticas diárias podem minimizar os efeitos desse desgaste.

 

Diferença entre idade cronológica e idade biológica

Primeiro, é importante compreendermos que nosso corpo apresenta duas idades distintas: idade cronológica e a idade biológica.

A idade cronológica representa o tempo real que contamos em anos, já a idade biológica representa o estado de funcionalidade ou conservação do organismo. Por isso, vemos pessoas que parecem ser mais novas do que a idade que realmente possuem, como o contrário também ocorre.

Ainda que a idade biológica esteja relacionada com a cronológica, a primeira considera o desgaste das células e depende bastante dos hábitos de vida.

Assim, é possível afirmar que podemos manter a pele jovem por mais tempo através da adoção de hábitos simples em nosso cotidiano.

Assine nossa newsletter

 

4 dicas para manter a pele jovem por mais tempo

Com o objetivo de manter uma pele mais jovem e saudável, selecionamos 4 dicas fundamentais para começarem a ser aplicadas o quanto antes. Confira!

 

1. Proteja-se diariamente com filtro solar

A produção de colágeno é reduzida diante da radiação solar excessiva, provocando o surgimento de rugas e manchas.

Desta maneira, usar protetor solar diariamente é essencial, além de evitar danos à pele, como vermelhidão e queimaduras. Esse hábito também ajuda a prevenir o câncer de pele.

Entretanto, além de estar atento ao fator de proteção contra os raios UVB, é importante considerar também o PPD do produto, ou seja, o fator de proteção contra os raios UVA. Ambos são as maiores causas de  câncer de pele, manchas e envelhecimento.

Especialistas afirmam que o PPD recomendado deve ser de um terço do FPS. Desta forma, um protetor com FPS 30 precisa ter PPD de 10.

 

2. Xô estresse oxidativo!

O estresse oxidativo é gerado pelo excesso de produção de radicais livres (moléculas instáveis que prejudicam as células saudáveis do organismo).

Esse processo contribui para o envelhecimento precoce da pele, mas pode ser evitado através da prática de exercícios físicos, alimentação saudável e ao proteger a pele das agressões externas (poluição e radiação UV).

Uma dica valiosa para prevenir o envelhecimento precoce da pele, é incluir antioxidantes à base de vitamina C na rotina diária, pois esses combatem a ação nociva dos radicais livres na pele.

 

Artigos Relacionados

 

3. Hábitos saudáveis para uma pele mais jovem

A formação dos radicais livres também pode decorrer devido à má alimentação, sedentarismo, tabagismo e outros.

Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis para diminuir a produção dessas moléculas no organismo.

 

4. Utilize dermocosméticos 

Cada pele possui necessidades específicas e o cuidado deve ser diário. Desse modo, a consulta ao dermatologista é necessária para estabelecer uma rotina adequada de cuidados, como tratamentos anti-idade à base de ativos, como por exemplo, vitaminas C e E, antioxidantes, retinoides, ácido hialurônico e ácido glicólico, entre outros.

Você tem alguma dica que não foi mencionada neste artigo para manter a pele jovem por mais tempo? Compartilhe com a gente deixando seu comentário e ajude outras pessoas!

E-book Lyra: o equipamento de luz intensa pulsada da Ibramed - baixe agora!

 


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments