A gordura localizada é um dos maiores desafios para quem busca manter o corpo em forma e com saúde. Além de impactar negativamente a autoestima e a qualidade de vida, essa gordurinha também pode ser prejudicial.
Algumas regiões são mais propensas ao acúmulo de gordura, como braços, glúteos e pernas. Entretanto, a barriga é quase uma unanimidade. Aí surge a seguinte dúvida: “Por que é difícil perder gordura abdominal?”
Confira a seguir como o acúmulo acontece, por que ele é prejudicial e os motivos pelos quais perder gordura localizada é mais complicado.
Como acumulamos gordura localizada?
A gordura localizada é resultado do acúmulo de tecido adiposo em determinadas regiões do corpo, causado por falta de atividade física, alimentação desequilibrada e uso de medicamentos.
Mas além desses fatores externos, também devemos levar em consideração os fatores genéticos, como uma predisposição natural a desenvolver essa concentração de gordura em algumas regiões do corpo. Além disso idade, metabolismo, hormônios e fatores biológicos em geral, também colaboram com a gordura localizada.
Entretanto, são as más escolhas alimentares e o sedentarismo que ajudam a um quadro evolutivo ainda maior do problema nessas regiões predispostas.
Problemas de saúde por não perder gordura abdominal
O bom funcionamento do nosso organismo depende de práticas saudáveis, como boa alimentação e prática de exercícios regulares.
Dessa forma, além de perder gordura abdominal, também é possível evitar problemas como:
Resistência à insulina
Em razão do acúmulo de gordura localizada, o organismo encontra dificuldades para queimar gordura e transformá-la em energia, fazendo com que o metabolismo comece a ficar mais lento.
Desta forma, a glicose é acumulada na corrente sanguínea, apresentando dificuldade para entrar nas células, o que pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Por isso é importante rever a alimentação e manter uma vida ativa, a fim de contribuir com a saúde metabólica.
Desequilíbrio hormonal
A gordura localizada provoca um desequilíbrio hormonal, acarretando na diminuição dos níveis de testosterona presentes no organismo, o que causa problemas como a falta de ereção em homens.
Manifestação de doenças
O acúmulo de gordura também favorece o surgimento de doenças, como: pressão alta, insuficiência hepática e alterações gastrointestinais.
Além disso, também pode provocar outros problemas, como o AVC (acidente vascular cerebral), danos cognitivos e doença arterial coronariana (DAC), fazendo com que o indivíduo comece a ter dificuldades em raciocinar, se comunicar e também em se concentrar.
Como perder gordura abdominal
Apesar dos muitos problemas causados, existem maneiras eficientes de perder gordura abdominal.
O primeiro passo é buscar apoio médico, já que cada indivíduo possui particularidades e distinções. Dessa maneira, os exames guiarão as recomendações. Mas, de maneira geral, podemos seguir algumas boas práticas.
Fazer atividade física
O ideal é manter o corpo ativo através de exercícios físicos regulares, evitando assim o sedentarismo.
Manter uma alimentação saudável
Alimentos termogênicos e ricos em fibras podem ajudar a eliminar gordura abdominal. Além disso, é importante evitar produtos industrializados para reduzir o consumo de carboidratos e gorduras prejudiciais e, principalmente, diminuir o consumo excessivo de açúcar. Mas, lembre-se de que a orientação de um profissional é primordial.
O processo de reeducação alimentar pode ajudar a estimular a organização e aumentar o comprometimento, fazendo com que o objetivo seja alcançado.
A dica é planejar o cardápio do dia seguinte antes de dormir, estabelecer os intervalos entre as refeições e dar prioridade a receitas práticas, assim o indivíduo ficará menos tentado a incluir industrializados em sua rotina.
Evitar bebidas alcoólicas
Em algumas ocasiões festivas o ideal é fazer substituições inteligentes, além disso, é importante evitar bebidas alcoólicas.
Apostar em nutracêuticos
Os nutracêuticos são extratos de alimentos altamente nutritivos e biologicamente ativos, com composição que atua não apenas no tratamento de doenças, como também em sua prevenção.
Muitos deles são eficazes na queima de gordura, através de propriedades antioxidantes e diuréticas que ajudam a diminuir o percentual de gordura, facilitando o controle de peso e emagrecimento.
Cremes e géis para massagem
Existem no mercado cremes e géis que contribuem para a diminuição de gordura localizada, através do uso diário combinado a massagens que ajudam a liberar toxinas, ativar a circulação sanguínea e modelar a silhueta.
Procedimentos estéticos
É possível contar ainda com os tratamentos estéticos, como: cirurgia plástica, criolipólise, endermoterapia, lipocavitação, carboxiterapia e outros procedimentos que são seguros e eficazes.
O ideal é procurar por uma avaliação profissional especializada, a fim de alcançar o seu objetivo de maneira saudável.
Artigos Relacionados
Não faça dietas sem embasamento científico para perder gordura abdominal
Ainda que muitas pessoas saibam o caminho correto, algumas acabam optando por um atalho ao tentar seguir dietas que prometem milagres.
Algumas dietas não possuem estudos científicos que possam comprovar a sua eficácia, principalmente as dietas da moda e aquelas muito restritivas. Elas podem prejudicar ainda mais a saúde e trazer sérias consequências.
O importante é seguir recomendações médicas e não qualquer dieta.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre perder gordura abdominal? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!