*Artigo atualizado em junho de 2022.
“Marca do consultório” é o 10º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
10º Passo: A Marca do Consultório: quando me preocupar com isso?
A marca de uma empresa é um patrimônio intangível, ou seja, não é palpável.
Não pode ser tratada como um produto estocado ou armazenado, estará sempre vinculada à imagem percebida pelo consumidor do serviço oferecido.
Existem casos em que a marca tem mais valor do que todo o patrimônio da empresa, ou seja, a soma de todos os bens imóveis, estoques, ativos e veículos são menores que ela. Como exemplos dessa situação, podemos citar Google, Coca Cola, Nestlé, Fisio Fernandes e muitas outras.
Marca do consultório: como começar
Quando for começar seu consultório de especialidades em Fisioterapia, nós, da Fisio Fernandes, sugerimos que no início utilize seu próprio nome como uma marca. Por exemplo: Dr. José Maria Mafra – Fisioterapeuta – Crefito 1234-BR.
Use seu nome em toda a comunicação do empreendimento, da fachada aos impressos e não se esqueça do mais importante: seu cartão de visitas.
Outra dica importante é, junto de seu nome, utilizar o símbolo de sua profissão, no caso o da Fisioterapia.
Marca é sinônimo de confiança
Uma marca estará sempre relacionada à palavra “confiança”. Nós pudemos comprovar isso conversando com vários profissionais da área que começaram usando o próprio nome no início da carreira.
Todos afirmam que foi mais fácil construir uma boa reputação na Fisioterapia fazendo essa opção.
Artigos Relacionados
- Marketing pessoal e networking: Os 12 passos para empreender na fisioterapia – #9
- Divulgação interna e externa do seu consultório: Os 12 passos para empreender na fisioterapia – #8
Bom atendimento
Entretanto, é preciso pensar em mais outra ação simultânea: o bom atendimento!
Atender bem é uma decisão, uma atitude e se entregarmos esse diferencial aos clientes, a nossa marca segue junto.
Em algum tempo, seu consultório terá um movimento maior e você perceberá que está mais experiente e preparado para mudar a apresentação de seu serviço. Esse será, então, o momento de substituir seu nome próprio por uma marca comercial, e mostrar ao seu público uma nova identidade visual para seu espaço de saúde.
Busque ajuda profissional
É aconselhável buscar ajuda de uma agência de Publicidade ou especialistas em design e criação. Pois é importante saber que será preciso comunicar aos seus clientes que seu consultório cresceu e inovou.
Veja, por exemplo, como pode ficar sua nova Razão Social: Clínica de Fisioterapia Mafra.
Dica para fixar a nova marca do consultório
Mude seus impressos e crie um folheto com todos os serviços ofertados (inclusive de outros profissionais da saúde, se houver), direcionando a mensagem para o que você faz e contribui na melhora da saúde dos seus clientes.
Toda essa ação também contribuirá para mostrar ao seu público que o negócio prosperou e passou a ter uma nova identidade Jurídica.
A construção de uma marca leva tempo
É importante saber que a construção de uma marca leva tempo e sempre estará associada à qualidade do serviço ofertado e à sua capacidade de encantar os clientes.
Segure a ansiedade e vá devagar e sempre. Somente o tempo trará visibilidade para seu nome ou sua marca. Afinal de contas, confiança não se impõe, se adquire!
E lembre-se: a marca poderá ser seu maior patrimônio, por isso cuide bem dela, pois ela fala por você.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a importância da marca do consultório? Deixe seu comentário. Será uma satisfação se pudermos ajudar!