*Artigo atualizado em junho de 2022.
“Marketing pessoal e networking” é o 9º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
9º Passo: Marketing Pessoal e Networking – Sua importância para o Profissional da Saúde
Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância de praticar e cuidar permanentemente de seu marketing pessoal.
Para entender melhor e de modo prático esses dois temas, confira o 9º dos 12 passos para empreender na fisioterapia e construir o seu sucesso.
Marketing pessoal e networking do fisioterapeuta e profissionais da saúde
1. Marketing pessoal
Para facilitar a compreensão do tema é importante destacar que marketing pessoal não é aquilo que você é, mas sim, aquilo que parece ser. Tem mais a ver com a imagem do que com conteúdo.
Provavelmente, você já deve ter se perguntado como alguns profissionais da saúde conseguiram obter grande visibilidade no mercado e serem percebidos como competentes, mesmo sendo medíocres.
Essa característica está presente em vários influenciadores como políticos, artistas e médicos, que conseguem brilhar e são adotados pela mídia, pois vendem bem a imagem pessoal, apesar de sua competência deixar a desejar.
Isso tem tudo a ver com o marketing pessoal. Porém, aqui estamos falando sobre usá-lo para o bem e para a importância na construção de sua carreira. Ter uma boa imagem é uma escolha que sempre estará ligada ao sucesso de qualquer profissional.
Normalmente, em um primeiro encontro só temos uma oportunidade para causar uma boa impressão, pois no início, as pessoas costumam prestar mais atenção em fatores externos como:
– Roupas
– Aparência
– Postura
– Simpatia
– Beleza
Lamentavelmente, pouco disso mostra com precisão quem você é, mas temos que admitir que são itens que ajudam os entrevistadores a tomarem decisões ou tornam as coisas mais fáceis na hora de se aproximar de alguém.
Dica importante
Onde e com quem o fisioterapeuta deve usar seu marketing pessoal:
Com o cliente
Ao fazer uma avaliação do tratamento e, normalmente, por ser o primeiro contato, o cliente costuma prestar mais atenção no ambiente e coisas do consultório.
Também observa suas roupas e, às vezes, até mesmo o perfume que você está usando, só depois disso é que percebe a sua “pegada” profissional.
Com um indicador de clientes
Ao fazer uma visita a um colega ou a indicadores de clientes, seja para agradecer ou por outro motivo, também é um bom momento para entregar uma boa imagem.
Evite ir vestido de branco ou usar a informalidade do jeans. Nossa sugestão é escolher uma roupa social, sapatos em ordem, e usar o melhor que puder de sua simpatia.
Ao fazer uma apresentação
É importante saber que terá três públicos: os auditivos, os visuais e os cinestésicos, mas todos prestarão atenção também em sua postura e linguagem corporal, além dos slides e da sua fala.
Para finalizar, é possível comparar o marketing pessoal com aquela pequenina parte do iceberg. Todos reparam na parte que fica fora d’água, mas a sua essência, os seus valores e suas qualidades estarão submersos e somente com a convivência é que serão percebidos.
Essa é uma das razões pelas quais leva algum tempo para construir uma boa reputação, mesmo com sua boa imagem pessoal sendo percebida de imediato.
Por que é importante cuidar permanentemente do marketing pessoal
Pelo fato de não ser possível criar laços com todas as pessoas que passam pela nossa vida. Entretanto, isso pode fazer grande diferença em nossa carreira, por isso é preciso dar importância ao que vestimos, ao nosso asseio, postura no dia a dia e comportamento coerente entre o que falamos e fazemos.
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2. Networking
Saber se relacionar e estender pontes quer dizer: construir e manter um bom networking.
Um dos livros que nos ajudam a entender a importância de se relacionar é o clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, que apesar de escrito em 1936, conta com um conteúdo permanentemente atual.
É importante as pessoas do nosso convívio saberem o que fazemos profissionalmente. Essa dica se aplica a todas as pessoas mesmo, como o frentista do posto de combustível onde habitualmente abastecemos o carro ou o porteiro do prédio em que moramos.
Esses profissionais que nos atendem também se relacionam em família, no clube, na igreja, no trabalho e se souberem onde buscar um bom serviço de fisioterapia, certamente, irão procurar e indicar você, afinal de contas já o conhecem.
Dica importante
Para turbinar seu networking, entregue a todas as pessoas de seu relacionamento três cartões de visita. Experimente e considere isso como uma boa semente que vai germinar e trazer benefícios em pouco tempo.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a importância do marketing pessoal para o profissional da saúde? Deixe seu comentário. Será uma satisfação se pudermos ajudar!