*Artigo atualizado em maio de 2022.
“Divulgação interna e externa do seu consultório” é o 8º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
8º Passo: Divulgação interna e externa do seu consultório
Nós, da Fisio Fernandes, estamos sempre em busca de ampliar nossos conhecimentos. Assistimos à palestra “Excelência no atendimento aos clientes” organizada pelo Sebrae de Indaiatuba (SP), cujo conteúdo abordou também promoções e campanhas para aumento de vendas dos produtos e serviços.
Nos chamou a atenção saber que qualquer divulgação de serviços, por exemplo, de um consultório é percebida de forma diferente pelo público atingido pela campanha ou propaganda.
Por mais arrojada que seja uma propaganda ou ação promocional, o cliente tende a acreditar mais em terceiros do que no dono do negócio. E para comprovar isso, foram apresentados alguns números de uma pesquisa mencionada na palestra. Confira!
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4 percepções sobre divulgação interna e externa do seu consultório
1. O dono falando da clínica, da qualidade do atendimento e de sua própria competência, convence cerca de 5 % dos clientes a comprar seu serviço.
2. O funcionário da clínica (por exemplo, a secretária) convence cerca de 15% dos clientes.
3. Um parceiro (como exemplo o atendente do estacionamento) consegue convencer cerca de 25% dos clientes da qualidade do consultório.
4. Agora o melhor: Quando a propaganda é feita pelo próprio cliente que utilizou o serviço e que comenta com outras pessoas, o resultado é impressionante. Ele consegue convencer até 55% dos ouvintes de que a clínica é boa naquilo que faz.
Essa pesquisa nos mostra que, por mais que façamos propaganda do nosso consultório, o que realmente passa maior credibilidade é a opinião dos clientes.
Apesar desse resultado, é importante lembrar o cliente de que você existe e poderá lhe ser útil, que entrega inovação e criatividade em seus atendimentos além de novidades que irão encantá-los. Essa comunicação precisa ser feita sempre que possível com ações de marketing e propaganda bem feitas.
Como fazer
Confira algumas sugestões de ações para divulgação interna e externa do seu consultório:
Divulgação interna
1. Deixe seus cartões de visita e dos outros profissionais que atuam no local disponíveis sobre o balcão de atendimento ou nas mesas das revistas. Peça à sua secretária para não economizar e entregar os cartões a cada novo cliente.
Dica: 1.000 cartões de visita custam aproximadamente R$ 100,00 – é muito pouco pelo alcance que atingem.
2. Disponibilize um quadro de aviso e cole um cartaz feito em gráfica rápida divulgando seu serviço e aproveite para colocar mensagens motivacionais, receitas saudáveis, enfim, procure interagir com seu cliente e sugira que ele também participe trazendo mensagens.
3. Crie um folheto (filipeta) com imagens e descrição dos serviços e terapias que você oferta em seu espaço. O custo disso é de aproximadamente R$ 300,00 para 1.000 peças para distribuição interna.
4. Distribua para seus clientes levarem para casa um texto com dicas sobre postura, atividade física e assuntos que mostrem a importância de cuidarmos da saúde.
4. Se o “caixa” permitir, faça alguns brindes de baixo custo para distribuir como: balas personalizadas, marcadores de livros, canetas, calendários.
Divulgação externa
Existem diversas ações que podem ajudar a divulgar seu consultório e serviços que vão além de placas e pinturas na fachada.
1. Crie um folder econômico em parceria com outros comércios de sua rua. Assim, além de dividir os custos de impressão, você multiplica os pontos de divulgação.
2. Busque parceria com o jornal do bairro, academia, sindicato, enfim, algum periódico de sua cidade e proponha fornecer um artigo sobre saúde e bem-estar em troca de um espaço publicitário. Pode ser até que, dessa forma, você acabe se tornando colunista do jornal.
Na internet
3. Vale a pena montar um site institucional do consultório com um formulário de cadastro. Inclua uma linha de captação de e-mails de futuros clientes interessados em saber mais sobre seus serviços.
Lembre-se: estar presente na internet vai possibilitar divulgar seu trabalho 24 horas por dia. Se usar os modelos-padrão de site obtidos na rede, o custo é bem baixo e você terá apenas que arcar com a hospedagem mensal por volta de 50,00 e, uma vez por ano, com a necessidade de renovar seu domínio (www.nomedasuaclinica.com.br).
4. Outra sugestão é criar um blog para interagir com seus clientes e colegas de profissão. O importante é sempre postar novidades e dicas para seus seguidores, ou seja, o que acha importante eles saberem sobre você e como pode ajudá-los.
Existem diversos modelos de blogs, também gratuitos, que ajudam quem está começando!
5. De vez em quando, envie um e-mail aos clientes. Trata-se de uma ação bacana e que pode ser feita com três conteúdos diferentes:
- Conteúdo institucional: comunicando um novo serviço ou uma conquista
- Em datas comemorativas: Dia do Cliente, aniversário do cliente, Páscoa, Natal
- Promoções: Descontos em dias de menor movimento, atendimento em horários diferenciados ou comunicar atendimento em datas específicas, como vésperas de Natal e Ano Novo.
6. Hoje a maioria das pessoas está presente também em alguma rede social. Esse é um excelente ambiente para nos comunicarmos com os clientes e seguidores.
Dica para ações na internet
Ao optar por divulgações na internet, é imprescindível acessar seus canais de comunicação todos os dias para colocar a conversa em dia e responder dúvidas de seus clientes. Pois, as pessoas que comentam e interagem com seus posts querem uma resposta imediata. Pense nisso!
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como e por que fazer a divulgação interna e externa do seu consultório? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!
São dicas valiosas.Já me inspiraram muito.
Olá Elaine, que bom receber seu comentário!
Fico a sua disposição para outro tema que atenda seu interesse, conta comigo!
AC Fernandes
Muito bom seu artigo. Atualmente estou querendo atender em domicílio e estou com dificuldade de atrair clientes, me fazer ser conhecida. Criei um site, divulguei em vários classificados na internet, e lendo esse post penso que será interessante deixar cartões de visita em locais estratégicos.
Olá Bruna,
Obrigado pelo comentário.
Uma ação que ajuda bastante a obter Clientes para atendimento no formato Home Care é criar uma palestra com conteúdo prático e ofertá-la para Grupos específicos como:
– Moradores dos Condomínios Residenciais
– Comunidades específicas como das Igrejas
– Sindicatos de qualquer natureza
– Associações de Advogados, Contadores, Motoristas, etc.
– Associações Beneficentes
1) Na divulgação da palestra, procure utilizar perguntas e respostas sobre temas que interessam aos participantes, ex: Você sofre com sua Coluna?
2) Cobre 01 Kg de alimento não perecível para que as pessoas dêem valor e levem alguém junto, anuncie para qual Instituição irá doar os alimentos arrecadados.
3) No dia da apresentação peça ajuda para alguém de sua Família (ou Amiga) para obter os seguintes dados dos participantes: Nome/Celular/E-mail
Com esse dados em mãos ficará mais fácil convidá-los para uma avaliação.
Espero ter ajudado,
Abraços e votos de muito Sucesso!
Antonio Carlos Fernandes