fbpx

Fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?

Publicado por Priscilla Cardoso em 23/11/2015 - 2 Comentários


Fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?

*artigo atualizado em outubro de 2021.

“É verdade que fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?”

Esse é um questionamento muito comum de clientes quando iniciam um tratamento no qual são utilizadas correntes de eletroestimulação, principalmente correntes Russa e Aussie. 

Muitas pessoas querem usar o fortalecimento muscular com correntes para diminuir gordura localizada ou para flacidez da pele. E o recurso não serve para isso.

Entretanto, antes de responder a essa pergunta, é importante especificar a finalidade das correntes.

 

Correntes de eletroestimulação

Trata-se de aparelhos que têm o objetivo de proporcionar a contração muscular a fim de aumentar a força e o volume dos músculos. Na fisioterapia, são utilizados em pessoas que não conseguem contrair o músculo de maneira efetiva, como indivíduos paraplégicos ou que sofreram AVC.

Também são utilizados para melhorar a performance de atletas e, para fins estéticos, no intuito de fortalecer os músculos abdominais, por exemplo.

Assine nossa newsletter

 

Condições de gordura localizada

No caso da gordura, por exemplo, isso chega até mesmo a ser um complicador, pois camadas espessas de gordura na área de tratamento se transformam em uma barreira de impedância que dificulta a chegada da corrente no músculo.

 

Condições de flacidez da pele

E para a flacidez tissular, existe a necessidade de estimular fibras colágenas e elásticas na área e o que não será possível com as correntes Russa e Aussie, mas sim por meio de recursos como a radiofrequência e carboxiterapia. Para saber mais sobre esses procedimentos confira os artigos: Conheça Hertix, o Aparelho de Radiofrequência e Carboxiterapia: Dúvidas mais frequentes.

 

O que o fortalecimento muscular com correntes promove?

Como a própria expressão já diz, as correntes de eletroestimulação promovem o recrutamento de fibras musculares por meio da contração. Portanto o recurso é válido para flacidez muscular, ou seja, fortalecimento da musculatura.

 

Então o fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?

É aí que vem outra confusão: “se serve para fortalecimento muscular, posso substituir o exercício físico da musculação por esse recurso?”

A resposta é sim e não!

O fortalecimento muscular com correntes pode ser usado como um “substituto” para pessoas que não podem fazer a musculação, por motivos específicos de saúde como a sobrecarga de ligamentos, tendões e outros.

Porém, se o indivíduo pode realizar os exercícios, a musculação não deve ser substituída.

 

Artigos Relacionados

 

Como as correntes agem na musculatura

Elas melhoram a definição da musculatura, diminuindo a flacidez muscular, mas não causam a hipertrofia das fibras.

O aumento da massa muscular só é possível com descarga de peso, ou seja, por meio da atividade física mesmo, com peso, caneleira, halter e afins.

 

Combinação de correntes e atividade física

Entretanto, é válido ressaltar que quando combinadas, atividade física e eletroestimulação, os resultados alcançados em definição e hipertrofia com certeza serão muito melhores.

Desta forma, ao invés de indicar somente uma ou outra alternativa, é importante que o profissional saiba mostrar para o cliente que fazer os dois juntos o deixará mais próximo daquilo que ele deseja.

Ficou com alguma dúvida sobre fortalecimento muscular com correntes ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!

E-book Tratamentos para gordura localizada


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
rita
rita
8 anos atrás

qual seu endereço