*artigo atualizado em outubro de 2021.
“É verdade que fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?”
Esse é um questionamento muito comum de clientes quando iniciam um tratamento no qual são utilizadas correntes de eletroestimulação, principalmente correntes Russa e Aussie.
Muitas pessoas querem usar o fortalecimento muscular com correntes para diminuir gordura localizada ou para flacidez da pele. E o recurso não serve para isso.
Entretanto, antes de responder a essa pergunta, é importante especificar a finalidade das correntes.
Correntes de eletroestimulação
Trata-se de aparelhos que têm o objetivo de proporcionar a contração muscular a fim de aumentar a força e o volume dos músculos. Na fisioterapia, são utilizados em pessoas que não conseguem contrair o músculo de maneira efetiva, como indivíduos paraplégicos ou que sofreram AVC.
Também são utilizados para melhorar a performance de atletas e, para fins estéticos, no intuito de fortalecer os músculos abdominais, por exemplo.
Condições de gordura localizada
No caso da gordura, por exemplo, isso chega até mesmo a ser um complicador, pois camadas espessas de gordura na área de tratamento se transformam em uma barreira de impedância que dificulta a chegada da corrente no músculo.
Condições de flacidez da pele
E para a flacidez tissular, existe a necessidade de estimular fibras colágenas e elásticas na área e o que não será possível com as correntes Russa e Aussie, mas sim por meio de recursos como a radiofrequência e carboxiterapia. Para saber mais sobre esses procedimentos confira os artigos: Conheça Hertix, o Aparelho de Radiofrequência e Carboxiterapia: Dúvidas mais frequentes.
O que o fortalecimento muscular com correntes promove?
Como a própria expressão já diz, as correntes de eletroestimulação promovem o recrutamento de fibras musculares por meio da contração. Portanto o recurso é válido para flacidez muscular, ou seja, fortalecimento da musculatura.
Então o fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?
É aí que vem outra confusão: “se serve para fortalecimento muscular, posso substituir o exercício físico da musculação por esse recurso?”
A resposta é sim e não!
O fortalecimento muscular com correntes pode ser usado como um “substituto” para pessoas que não podem fazer a musculação, por motivos específicos de saúde como a sobrecarga de ligamentos, tendões e outros.
Porém, se o indivíduo pode realizar os exercícios, a musculação não deve ser substituída.
Artigos Relacionados
Como as correntes agem na musculatura
Elas melhoram a definição da musculatura, diminuindo a flacidez muscular, mas não causam a hipertrofia das fibras.
O aumento da massa muscular só é possível com descarga de peso, ou seja, por meio da atividade física mesmo, com peso, caneleira, halter e afins.
Combinação de correntes e atividade física
Entretanto, é válido ressaltar que quando combinadas, atividade física e eletroestimulação, os resultados alcançados em definição e hipertrofia com certeza serão muito melhores.
Desta forma, ao invés de indicar somente uma ou outra alternativa, é importante que o profissional saiba mostrar para o cliente que fazer os dois juntos o deixará mais próximo daquilo que ele deseja.
Ficou com alguma dúvida sobre fortalecimento muscular com correntes ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!
qual seu endereço
Olá Rita!
A Fisio Fernandes está localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, n°302, Taquaral, Campinas.
Mas não somos clínica, somos uma loja que vende equipamentos e produtos para a área de fisioterapia e estética e que presta consultorias na área também.
Abraços