*Artigo atualizado em junho de 2022.
“Boa Convivência no trabalho” é o 11º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
11º Passo – Boa convivência no trabalho, como é isso?
Passamos cerca de oito horas por dia no ambiente de trabalho, no qual existem pessoas e, com elas, sentimentos.
Em contrapartida, temos a empresa que, apesar de não ser uma pessoa (por não ter vida própria), precisa de nossos cuidados como um bebê, pois pode quebrar de um momento para outro, devido ao erro de quem ali trabalha.
Em qualquer lugar em que trabalharmos, incluindo nossa própria empresa, sempre será necessário lidar com pessoas a todo momento.
Aprendizado sobre boa convivência no trabalho
Meu pai, Antônio Fernandes da Silva, foi bancário por mais de 30 anos, sempre ocupou cargos de gestão e construiu a imagem de um grande líder, duro, mas justo.
Em nossas conversas, aprendi com ele muito sobre boa convivência no trabalho, por isso compartilho algumas dicas sobre comportamento de pessoas no ambiente profissional. Confira!
5 dicas de comportamento para boa convivência no trabalho
1. Atendimento ao público
Todos os bancos são iguais, vendem os mesmos produtos, costumam cobrar juros e taxas parecidas e buscam captar os mesmos correntistas.
O que os diferencia são somente as pessoas, no ato de entregarem o melhor de si, ao mercado e aos clientes.
2. Entendimento e conflito
Em qualquer civilização existe uma sabedoria: Para haver o entendimento, antes é preciso haver o conflito.
3. Incentivo
Em necessidades de críticas construtivas, sempre utilizar o incentivo como alternativa. Por exemplo: “Gosto muito do seu trabalho, mas você precisa melhorar na organização dos pedidos. Sei que vai conseguir, pois é um ótimo profissional!”
4. Amizades na empresa
A empresa não precisa que você seja amigo de seus colegas de trabalho, mas precisa que respeitem as ideias uns dos outros.
5. Momentos de desentendimento
Como é quase impossível controlar nossos sentimentos, é importante procurar focar no lado profissional e não no pessoal. O motivo das divergências sempre deverá ser o bem da empresa.
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Experiência de vida sobre boa convivência no trabalho
Aqui na Fisio Fernandes, tive o privilégio de ter um sócio durante 14 anos e sempre discutíamos bastante, entretanto, o motivo das discussões sempre foi o bem-estar da empresa.
No dia em que perdemos esse foco e as discussões passaram a ser sobre coisas pessoais, a sociedade acabou. Continuamos grandes amigos, mas cada um seguiu com seu projeto pessoal.
Dica útil para uma boa convivência no trabalho
Em uma empresa devemos prestar muita atenção na postura e proatividade dos funcionários que lidam diretamente com os clientes.
E, relacionada à área de Fisioterapia, Saúde e Bem-Estar, está uma importantíssima profissional: a secretária (atendente ou recepcionista), pois é ela quem tem o primeiro contato com o cliente e tem a missão fundamental de captá-lo e retê-lo.
Para aprofundar mais no assunto, a dica é a leitura do livro “Marketing para Atendentes de Profissionais Liberais”, de autoria de Antônio Inácio Ribeiro.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre como uma boa convivência no trabalho pode auxiliar a empreender na Fisioterapia? Deixe seu comentário. Será um prazer se pudermos ajudar!
ricardopib@yahoo.com.br
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