*artigo atualizado em abril de 2023.
A maioria dos profissionais da saúde e estética aos quais prestamos consultoria tem dúvida sobre oferecer ao cliente um preço baixo ou um serviço diferenciado e mais qualificado.
Essa dúvida é muito relevante, pois todos e qualquer consumidor quer um bom serviço e pagar por ele um preço justo, não é mesmo?
Então, como agir diante dessa questão? Oferecer preço baixo ou um serviço diferenciado?
Equilíbrio entre preço baixo e serviço diferenciado
Se você souber equilibrar ações promocionais com a oferta de bons serviços, o seu cliente será fidelizado, ou seja, o cliente irá preferir e indicar o seu espaço.
O ideal é conciliar suas ações promocionais com a excelência do seu serviço, para que os clientes percebam esses dois atributos.
Porém, é importante observar que ofertar serviços é muito diferente de vender produtos.
Oferta de produtos
Os produtos são palpáveis e podem ser comparados ou medidos como exatamente iguais.
Quando vamos comprar um tênis, por exemplo, é possível comparar o preço do mesmo produto em duas lojas concorrentes e, certamente, adquirir o de menor valor, exceto se houver despesas adicionais como frete, embalagem e outras que só aparecem na hora de fechar a compra.
Pode até ser que o atendimento do vendedor influencie em nossa compra, mas como o produto é o mesmo, geralmente vamos pedir um desconto tentando obter o menor preço.
Oferta de serviços
Já na oferta de serviços, o cliente não consegue separar o profissional que irá executar a tarefa contratada, ou seja, serão percebidos valores como competência, experiência e segurança.
Embora realizar promoções, tanto em seu ponto de atendimento, como no digital, seja uma ação superválida, estas devem ser pensadas para despertar a atenção do cliente e depois o desejo de compra. E isso pode levar algum tempo.
Indicações e depoimentos são os fatores mais importantes para o sucesso das promoções de venda de serviços.
Isso nos mostra que é fundamental ofertar serviços se diferenciando da sua concorrência.
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Dicas de experiências positivas
Buscando conciliar o preço baixo e um serviço diferenciado, confira algumas dicas para oferecer ao cliente uma experiência positiva:
1- Faça uma parceria com um estacionamento próximo, pois isso facilita a vida do cliente.
2- Ofereça um café, suco, bolachinhas e balas na recepção, para que a espera seja agradável.
3- Tenha wi-fi disponível para o cliente. Isso é um ponto superimportante, mas mude a senha ocasionalmente, para que não clientes não utilizem sua rede para baixar jogos ou arquivos pesados.
4- Faça um agrado após um tratamento. Se você fez uma drenagem linfática, ao fim, faça uma rápida massagem relaxante, por exemplo.
Realce com delicadeza o seu “plus”
Não se esqueça de sempre falar ao cliente, utilizando palavras positivas, o que você está oferecendo “a mais”, pois isso faz com que ele valorize o seu espaço e volte sempre!
E você, profissional de saúde ou estética, ainda tem dúvidas ou alguma outra dica de como agir sobre oferecer preço baixo ou um serviço diferenciado? Compartilhe com a gente! Dessa forma, poderá ajudar outras pessoas!