Oferecer os melhores aparelhos de estética aos seus clientes é sempre o sonho de um bom profissional. Entretanto, tudo isso pode ir por água abaixo, se a devida manutenção desses equipamentos não for efetuada.
Uma das principais etapas de manutenção é justamente a calibração de equipamentos de estética.
Esse é um tema pouco abordado, porém imprescindível a todos os que possuem um aparelho desses em funcionamento, seja em clínicas, centros estéticos, ou quaisquer outros locais em que os utilizem.
A importância da calibração de equipamentos de estética
Esses equipamentos, em especial os baseados nas tecnologias de eletroterapia como correntes e ultrassom, com o tempo, vão perdendo sua potência, seja pelo uso, seja por outros fatores, como transporte feito de modo incorreto, por exemplo.
Para corrigir possíveis erros e mantê-los funcionando em perfeito estado, é preciso calibrá-los com uma periodicidade média de 6 meses a um ano, variando conforme o equipamento, seu modo, volume e tempo de utilização.
É essencial lembrar que, assim como recomenda um ditado, “quem cuida tem sempre”. Dessa forma, as manutenções preventivas proporcionam vida longa aos equipamentos.
Por que fazer a calibração de equipamentos
Com base nisso, enumeramos a seguir 7 dentre os principais motivos para manter em dia a calibração de equipamentos a serem utilizados no cotidiano de trabalho de qualquer profissional de estética que se preze. Confira!
1. Para oferecer tratamentos com melhores resultados
O primeiro sinal de que um equipamento precisa de calibração são os próprios resultados que ele proporciona. Ou melhor, a ausência ou diminuição deles.
Quando um aparelho, que antes oferecia resultados magníficos tem uma perda de potencial de sucesso, ainda que parcial, pode ser sinal de uma demanda de calibração.
Só quando está devidamente regulado, o equipamento funciona adequadamente e cumpre perfeitamente o propósito a que se destina, oferecendo realmente os resultados que promete.
2. Para garantir a durabilidade do equipamento
Quanto mais se insiste em utilizar uma ferramenta descalibrada, maiores são as chances de ela apresentar um defeito. É como querer cortar lenha por tempo indefinido sem, vez ou outra, dar uma pausa para afiar o machado.
Um equipamento com a devida calibração oferece o potencial mais próximo possível de um aparelho novo, o que otimiza os atendimentos, potencializa os resultados e evita investimentos desnecessários e imprevistos, pois não haverá tão logo a necessidade de substituição de peças – ou mesmo do equipamento inteiro por um novo.
3. Para evitar ficar na mão durante um atendimento
Já pensou se, justamente em um dia movimentadíssimo, o único aparelho de tratamento estético disponível no local simplesmente para de funcionar?
Quem não realiza a calibração de equipamentos com os quais atua não pode sequer alegar que isso seja propriamente uma surpresa.
Mas a vantagem é que, no momento da calibração, o técnico efetua uma manutenção preventiva em todo o aparelho, verificando possíveis desgastes de alguns componentes, fazendo as devidas aferições e o devido diagnóstico da real necessidade de ajustes ou substituições de peças.
Ou seja, ao optar pela calibração periódica, só com essa revisão geral já se conquista também um equipamento com características e potencial quase idênticos ao de um novo.
4. Para não perder de clientes
Muitas clínicas e centros de estética, por pura desinformação, podem estar por aí trabalhando feito loucas e oferecendo serviços completamente sem resultados, sem nem mesmo se darem conta disso.
Com o tempo, no entanto, os resultados ficam visíveis para essas clínicas, que acabam por perder clientes, dada a notória ausência de eficácia dos tratamentos que oferecem, o que poderia ter sido evitado com simples atitudes como a verificação da calibração periódica dos equipamentos utilizados.
5. Para evitar multas
Assim como qualquer estabelecimento, os centros e clínicas de estética – bem como seus equipamentos – também estão sujeitos à fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Aliás, tanto a Anvisa quanto o Inmetro são responsáveis por fiscalizações como essa, e seus técnicos costumam verificar a calibração de equipamentos utilizados, com o auxílio de instrumentos de medição.
Caso os padrões fujam das exigências, é bom preparar o bolso, pois além da queda na reputação, as multas podem ser um problema adicional.
6. Para oferecer o melhor atendimento possível
Cuidar da saúde de seu empreendimento é tão importante quanto cuidar da dos seus clientes.
Oferecer o melhor atendimento possível envolve, além de capacitação profissional, a oferta de equipamentos em perfeitas condições de uso, para que os profissionais competentes possam utilizar essas tecnologias de modo eficiente, obtendo assim os resultados almejados, tanto para os clientes, quanto para o seu negócio.
7. Para garantir a saúde e segurança dos clientes
Quando o equipamento demanda uma manutenção que não é feita, ele pode funcionar com seus parâmetros completamente desregulados, o que possibilita ocasionar desde efeitos insuficientes (por operar abaixo do esperado) até mesmo efeitos desastrosos como queimaduras, por exemplo (no caso de operar acima dos parâmetros esperados).
Erros como esses podem gerar consequências sérias para a saúde de seus clientes, bem como à reputação de seu estabelecimento, pois circunstâncias assim, além de perfeitamente evitáveis, são passíveis de processo judicial.
Sendo assim, além de cuidar da saúde e segurança de seus clientes, quem opta por manter em dia a calibração de equipamentos de estética, acaba evitando dores de cabeça, pois, quando o assunto é tecnologia, um mínimo descuido pode arruinar uma reputação e colocar todo um trabalho em risco.
E isso, definitivamente, não é algo que valha a pena arriscar.
E você, profissional de estética, ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a importância de se fazer a calibração de equipamentos? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!
Artigos Relacionados
Calibração de equipamentos de estética na Fisio Fernandes
A Fisio Fernandes é assistência técnica autorizada em Ibramed, KLD, Medical San e HTM.
Além disso, também é especializada em mais de outras 10 marcas de aparelhos de estética.
Se você está precisando fazer a calibração de equipamentos de estética de sua clínica, entre em contato com a gente pelo telefone (19) 3296-6071 ou pelo botão flutuante do WhatsApp que você encontra em nosso site.
Siga também o Instagram de nossa Assistência Técnica!