Você sabe como cobrar pelos procedimentos estéticos?
Para que haja uma margem de lucro adequada aos procedimentos estéticos que você realiza, precificá-los adequadamente é fundamental para que seu negócio tenha sucesso.
Entretanto, mesmo sendo esse um fator fundamental, muitos profissionais têm dúvidas sobre como proceder em relação ao assunto.
Se você também tem dúvidas sobre como cobrar pelos procedimentos estéticos, nós auxiliaremos nessa tarefa.
5 dicas certeiras de como cobrar pelos tratamentos estéticos
A seguir, confira 5 dicas essenciais para que esse sucesso seja alcançado.
1. Aprenda a diferenciar “custo” de “valor”
O custo é a somatória dos gastos com os materiais que serão utilizados e a mão de obra no oferecimento do produto.
Valor é a qualidade dos serviços oferecidos para seus clientes. Algo que sai do básico, em que você presta um serviço com vários benefícios, tornando-o mais caro, contudo, melhor do que de seus concorrentes.
É sempre importante lembrar que quando vendemos serviços, estamos proporcionando uma experiência. Por isso existem valores diferentes entre profissionais e estes incluem: técnica, aparelho, localização, espaço, acolhimento, tempo de sessão.
Seus procedimentos serão valorizados relacionados à alta qualidade na execução deles.
2. Saiba quais são todas as despesas
Para saber como cobrar pelos tratamentos estéticos e manter o sucesso de seu empreendimento, é importante conhecer quais são todas as suas despesas, tanto as fixas, como as variáveis.
Despesas fixas são aquelas relacionadas aos custos que precisam ser pagos, independentemente se houver produtividade ou não, como o aluguel, por exemplo.
Já as variáveis são aquelas que variam de acordo com a quantidade de procedimentos que você realizar durante o mês. Elas podem ser influenciadas de acordo com a época do ano, datas comemorativas, deslocamento de seu serviço e valores dos produtos utilizados.
Uma dica muito útil em relação às despesas é sempre contar com um valor para manutenção e revisão de aparelhos e até mesmo separar uma quantia para novos investimentos.
3. Estabeleça sua margem de lucro
Antes de precificar o serviço, você deve saber quanto vale a sua hora (mão de obra), pois muitas vezes o profissional esquece de pensar no próprio valor.
Também é válido pesquisar o que os correntes próximos estão cobrando: afinal o seu valor sempre terá que ser igual ou maior, nunca menor, pois caso contrário, fica mais difícil aumentá-lo posteriormente.
Afinal, além de levar beleza e bem-estar para as pessoas, o objetivo da realização dos procedimentos estéticos é receber com isso, lucrar com a prestação desses serviços.
Depois que você souber quais são as suas despesas, o valor agregado sobre elas é o valor do seu lucro, ou seja, o salário recebido pelo trabalho oferecido.
Após agregar custos e valores em cada sessão, essa soma será o valor justo a ser cobrado pelos tratamentos estéticos concedidos.
Artigos Relacionados
- Como cobrar por seus procedimentos estéticos
- 5 tratamentos estéticos pós-operatórios e suas finalidades
4. Esteja atento aos concorrentes
A definição dos lucros embasados nos custos, despesas e valores, nem sempre será algo fixo para precificar os procedimentos estéticos.
Ao analisar como cobrar pelos procedimentos estéticos, outros fatores também devem ser minuciosamente considerados.
Por isso, é muito relevante conhecer sempre mais sobre o mercado de trabalho em que atua.
Na hora de precificar seus tratamentos, pesquise preços de outros lugares e profissionais na sua região, para saber quais são os serviços e procedimentos que eles oferecem. Também vale a pena saber sobre a classe social do público atendido por eles.
Dessa maneira, você poderá comparar o valor agregado dos seus serviços e adequar seu custo/benefício de acordo com a marca e fornecedores de seus produtos.
5. Invista em dermocosméticos para venda home care
O profissional é um formador de opinião, dessa forma, a indicação de um dermocosmético tem grande valia.
Melhor ainda se você tiver esses produtos para fazer a venda ali mesmo, logo após as sessões.
Seguindo essa dica, é possível lucrar com esse diferencial também.
Saber como cobrar pelos tratamentos estéticos é oferecer serviços de qualidade, sendo atraente e justo, a fim de aumentar e manter sua clientela. Dessa forma, você mantém seu negócio funcionando e com o sucesso almejado.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como cobrar pelos tratamentos estéticos? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!