Cuidados no clareamento de manchas

Publicado por Priscilla Cardoso em 26/06/2013 - 12 Comentários


 

Finalmente entramos no inverno! A época mais fria do ano é também a ideal para os tratamentos das temíveis melanoses ou em outras palavras insuportáveis manchinhas que nos deixam de cabelo em pé.
As manchas deixam a pele também com aspecto mais envelhecido e por isso vale a pena cuidar!
Mas isso não significa fazer o tratamento de qualquer jeito e sem o acompanhamento de uma profissional, ok meninas? Logo se não é profissional de estética nada de fazer artes em casa viu? Utilize apenas os produtos recomendados pela profissional que cuida da sua pele! E se você é profissional é fundamental avaliar bem a pele antes do procedimento e seguir os protocolos corretamente.
Com prudência e cuidado, os resultados podem ser muito bons.
As dicas abaixo servem para as minhas colegas de trabalho e ajudam a manter o nosso rostinho e de nossas queridas clientes muito bem cuidado!
• Avaliar bem a pele é o 1° ponto. Saber o fototipo da sua cliente é fundamental pois há produtos específicos para cada “cor” de pele. Neste caso especial atenção aos ácidos clareadores. Ex: O ácido kójico é recomendado apenas para as peles mais branquinhas como os fototipos I, II e III, já o mandélico pode ser usado em qualquer fototipo do I ao VI, saber o ácido adequado para cada fototipo é essencial pois as manchas podem até piorar se utilizarmos o produto errado.
• Antes do uso de qualquer despigmentante é necessário preparar a pele, isso significa higienizar com sabonete, leite de limpeza ou emulsão específica para o tipo da pele, e realizar uma boa esfoliação para retirar células mortas e facilitar a entrada do produto na pele, isso pode ser feito por meio de um cosmético esfoliante ou então através de máquinas como o peeling de cristal, peeling de diamante ou ultrassônico.
• Após preparar a pele e escolher corretamente o despigmentante (que pode ou não ser um ácido) está na hora de passa-lo na pele e deixar agir! Aqui cabe um super cuidado: no caso dos ácidos não extrapole no tempo do produto certo? Se o fabricante recomenda o tempo de ação de 10 minutos, nada de deixar 20 minutinhos para um melhor resultado tá? Esses minutinhos a mais podem provocar um intenso frosting na pele, atingir camadas mais profundas da pele (e nós só podemos fazer peelings mais superficiais que atingem a epiderme) além de provocar queimaduras e até piorar ainda mais as manchas da sua cliente que vai ficar uma fera, e aí seu trabalho (por mais bem intencionado que seja vai por água abaixo).
• Respeite a tolerância da pele de sua cliente; alguns ácidos podem provocar muita ardência, se a sensação estiver muito incômoda é melhor retirar tudo com bastante água.
• Se você não se sente a vontade para trabalhar com ácidos e ainda não se qualificou para isso (sim minha amiga, não adianta fugir dos cursos de peelings químicos,viu?) saiba de outros ativos cosméticos que também ajudam a clarear, assim você pode se beneficiar dos benefícios dos seguintes ativos: argila branca, argila cinza, aqua licorice extract PT, alfa arbutin, silício orgânico, Idebenona e outros.
• O lembrete mais importante fica para o final: De nada vai adiantar se depois de tudo isso você se esquecer do filtro solar! Até rimou, é para não esquecer mesmo rsrsrs…
Bjos pessoal e até a próxima.


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
JESSYCA MARINHO ALVES
JESSYCA MARINHO ALVES
4 anos atrás

Olá,
O ácido kojico pode ser usado somente até foto tipo 3? A farmácia onde manípulo os ácidos me. Indicou ele para todos os foto tipos e me alertou com o mandelico fiquei sem entender e resolvi a procurar. Mas a minha dúvida ainda continua rsr

Natali
Natali
5 anos atrás

Olá boa tarde!

Queria saber qual o melhor acido no tratamento de machas da foliculite no bumbum, já tentei vários mas não consigo nem clarear, será que o ácido é muito fraco ou não estou usando forma correta… É uma área muito difícil a ser tratada… Socorro

Talita Oliveira
Talita Oliveira
8 anos atrás

Olá Priscila Boa Tarde!

Não sou conhecedora deste blog,mais precisei de pesquisar algumas coisas, para um trabalho que tenho que apresentar e amei este blog.

Andei lendo, interagindo com todas essas coisas que esta escrito sobre peelings, e gostei.

Vou começar um tratamento de manchas em uma cliente, e pelo que sei é que:

machas pigmentadas e hipercromias, se reesume em melasma cloasma, efelides?

obrigada preciso dessa resposta bj
Tslits Oliveira 🙂

Patricia Bispo
Patricia Bispo
8 anos atrás

Ola usei o acido mandelico na cliente deixando dez min e depois mais dez min e depois mais dez min como já costumo fazer só q dessa vez deu frosting na metade do rosto recomendei somente o uso de água e filtro solar mas existe algo q possa acelerar o processo para cuidar logo do rosto dela,estou muito preocupada…e ainda empolgou de bolinha como se fosse alergia,já é a terceira sessão .E nunca teve reação nenhuma.

Agradeço desde já a resposta.

Patricia Bispo
Patricia Bispo
8 anos atrás
Reply to  Patricia Bispo

Foram total 20min digitais errado como se fosse 30.

sofia
sofia
8 anos atrás

Olá Pri,parabens pelo blog,adorei as dicas!!!
gostaria de pedir tua opinião,tenho pele branca,reativa,com acne resistente,(com indicação a roacutan) e um mix de manchas (solar/hormonal/luz pulsada),fora queratose e foliculite,depois de muitas tentativas alias 10 anos,mudei de tipo de profissional,e conheci uma moça que é uma graça de pessoa,e me pareceu bem segura do que diz,ela me indicou o seguinte tratamento;
-peeling de jessner 1 por mes
-peeling (kojico 5%,glicolico 5%,mandelico 5%) 1 por mes,
ambos a serem aplicados,no rosto,pescoço,colo,braços e costas,(por inteiro)
o total de 4 meses de tratamento,
o objetivo é tratar tudo junto,manchas-acne-queratose e foliculite.
porem eu nunca fiz peeling em grandes areas apenas no rosto,e mesmo com a confiança que ela me passa,estou em busca de uma segunda opinião,pois meu maior medo com peeling,é o tal efeito rebote as manchas escuras ficarem brancas,e marcas de acne de vermelhas ficarem escuras,
o que voce acha desta proposta de tratamento?

abraço,Sofia.

CAROL
CAROL
9 anos atrás

Ótima dica Pri, vou procurá-la para começar meu tratamento e aproveitar que está frio..
Um abraço