fbpx

Autobronzeadores: confira nossas dicas de uso

Autobronzeadores: confira nossas dicas de uso - Blog da Fisio Fernandes

A pele bronzeada é o desejo de quase todas as pessoas, principalmente nas épocas mais quentes do ano. O problema é que nem todo mundo consegue ficar com a cor dos sonhos. 

Nesse quesito, mesmo utilizando o protetor, quem tem a pele mais clara pode acabar ficando ardente, principalmente se o filtro solar não for aplicado corretamente e, muitas vezes, pode ser difícil manter o bronzeado sem prejudicar a pele.

Confira qual a maneira correta de passar filtro solar.

Vale lembrar que os riscos devido à exposição solar são tantos que pode ser preferível evitá-lo a correr o perigo de adquirir uma doença séria na pele.

Entretanto, é possível optar pelos autobronzeadores, que pigmentam a pele sem trazer prejuízos.

Confira nossas dicas para a utilização desses produtos, seja em clínicas ou mesmo em casa.

O que são os autobronzeadores

Os autobronzeadores são produtos cosméticos que proporcionam um bronzeado artificial à pele, sem a necessidade de exposição ao sol.

Funcionam através de um ingrediente ativo chamado dihidroxiacetona (DHA), que reage com os aminoácidos da camada mais externa da pele, formando pigmentos de cor.

Essa reação química ocorre em algumas horas após a aplicação do produto, resultando em um bronzeado gradual e natural.

Podem ser encontrados sob diversas formas: spray, creme, mousse, gel e até toalhinha umedecida.

Entretanto, aplicar autobronzeadores não é tarefa simples. Qualquer irregularidade na aplicação pode prejudicar a uniformidade da cor. Áreas de pele espessa podem ficar mais escuras ou alaranjadas por absorverem mais o produto.

E, como a pele se renova continuamente, é preciso reaplicá-los frequentemente porque a cor desbota logo.

Bronzeamento a jato

Dentre os tipos de autobronzeadores, essa é uma aplicação profissional prática, com spray e que cobre a pele de forma homogênea.

Contudo, a técnica foi questionada quando a rede de televisão americana ABC fez uma reportagem mostrando que o produto é inalado e até ingerido durante a aplicação.

Apesar de ser improvável que o uso eventual cause danos à saúde, o ingrediente DHA é para uso externo e nada garante que seja inócuo quando entra em contato com as vias aéreas e os pulmões. 

Por garantia, a recomendação é optar por cremes em vez de sprays à base de DHA. Apesar de ser uma opção mais trabalhosa, é mais segura.

Artigos Relacionados

Bronzeamento em casa

Confira algumas dicas que ajudarão a obter cobertura homogênea e resultados duradouros com o uso dos cremes:

1. Antes da aplicação, esfolie delicadamente sua pele para eliminar células mortas, principalmente onde ela é mais espessa. Por exemplo, nos cotovelos, joelhos e tornozelos. No banho, use sabonete líquido esfoliante, ou esfregue uma toalha úmida em sua pele. Você também pode umedecer a toalha com o sabonete esfoliante.

2. Após o banho, seque-se bem e passe o creme com massagens circulares, organizando a aplicação por áreas corporais. Por exemplo: complete a aplicação nos braços antes de seguir para pernas ou tórax.

3. Para as palmas das mãos não ficarem alaranjadas, use luvas durante a aplicação ou lave as mãos sempre que terminar a aplicação em cada área. Não se esqueça de lavar entre os dedos e de secar as mãos antes de continuar. No fim, você deve aplicar no dorso das mãos.

4. Use menos quantidade de autobronzeador nos joelhos, cotovelos e tornozelos, já que essas áreas tendem a absorver mais o produto. Dessa maneira você evitará que elas fiquem com um tom mais escuro ou alaranjado. E também esfregue uma toalha úmida nestas áreas logo após a aplicação.

5. Ao terminar a aplicação dos cremes, aguarde 10 minutos antes de se vestir, e não molhe a pele nas 8 horas seguintes. O produto continua agindo por 24 horas. 

6. Enquanto estiver sob efeito do autobronzeador, tome banhos rápidos e com sabonete neutro. E, ao se secar, cuidado com o atrito da toalha, para não desbotar o bronzeado. Pelo mesmo motivo, evite também se depilar nesse período. Tanto cera quanto lâmina removem a camada mais superficial da pele, levando também a cor.

7. Por fim, não se iluda com a nova cor: a sua pele está tão desprotegida das radiações solares quanto antes da aplicação. Ao sol, use filtro solar normalmente.

Quer saber mais dicas ou ficou com dúvida sobre o uso dos autobronzeadores? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

*Este conteúdo foi publicado em janeiro de 2015 e atualizado em abril de 2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×