fbpx

Quais são os aparelhos para gordura localizada?

Publicado por FisioFernandes em 26/05/2022 - Nenhum comentário


Quais são os aparelhos para gordura localizada?

Saiba quais são os aparelhos para gordura localizada.

A gordura localizada é um problema que afeta homens e mulheres. Embora estejamos habituados a tratar desse incômodo, na maioria das vezes com mulheres, a busca por tratamentos estéticos cresceu também entre os homens nos últimos tempos.

Por consequência, devido à crescente procura, o mercado conta hoje com uma grande variedade de aparelhos para gordura localizada.

Mas, antes de abordarmos as últimas novidades tecnológicas para ajudar nesse tipo de tratamento, é preciso entender ao certo como ocorre todo o processo de formação – e de quebra – da gordura no corpo.

 

Como a gordura localizada se forma

O tecido adiposo – ou camada de gordura da pele, como é popularmente conhecido – fica localizado imediatamente abaixo da derme, sendo inclusive considerado por estudiosos como uma terceira camada epitelial, cujas funções seriam o acúmulo de energia, a proteção e a regulação térmica.

Esse tecido é composto por células intituladas adipócitos, cuja responsabilidade é armazenar gorduras em seu citoplasma, em forma de triglicerídeos. Estes, por sua vez, se formam da ligação entre duas moléculas de ácido graxo e uma de glicerol.

Quando o corpo inicia algum gasto de energia, os triglicerídeos são quebrados e voltam a se tornar em glicerol e ácidos graxos.

 

Lipogênese e lipólise

O estoque de gordura armazenada dentro dos adipócitos é intitulado lipogênese, enquanto a denominação para a saída dessa mesma gordura é a lipólise. Na membrana dos adipócitos há receptores alfa e beta. Quando, por estímulo, o corpo libera hormônios como adrenalina, dopamina e noradrenalina, esses hormônios iniciam a lipólise ao se ligarem aos receptores beta dos adipócitos.

Durante a lipólise, há um deslocamento das moléculas de ácidos graxos e glicerol – a maior parte vai para a musculatura e uma parte menor para o fígado. Uma vez na musculatura, o ácido graxo sofre reações químicas que formarão moléculas de ATP (adenosina trifosfato), a principal molécula fornecedora de energia para o funcionamento das células e do organismo como um todo.

 

A diminuição de camadas adiposas está associada a um gasto de energia

Dado todo esse processo, conclui-se que todo tratamento estético, para ser realmente eficaz na diminuição das camadas adiposas, precisa ser associado a algum tipo de gasto de energia, independentemente se serão estímulos aeróbicos, anaeróbicos, utilizando plataformas vibratórias ou correntes de eletroestimulação dos músculos – procedimento mais conhecido como terapia combinada.

 

Aparelhos para gordura localizada e seus efeitos

Depois de conhecer todo o processo de formação e quebra de gordura, vamos à parte mais importante: conhecer alguns dos recursos disponíveis – e totalmente não invasivos – recomendados para uso em tratamentos de gordura localizada, bem como seus efeitos em relação à fisiologia humana.

 

Ultrassom

O ultrassom é um dos aparelhos para gordura localizada que podem ser encontrados no mercado na forma dos recursos de terapia combinada, ultrassom focalizado, lipocavitação e ultracavitação, todos métodos não invasivos de tratamento que auxiliam no combate à gordura localizada.

Nos processos de lipocavitação e ultracavitação são utilizados estímulos extracorpóreos que dão início ao processo de lipólise.

Já no caso da terapia combinada, além do uso da cavitação para realização da lipólise, pode ser utilizado, simultaneamente, algum tipo de corrente de eletroestimulação ao ultrassom, como, por exemplo, o uso do ultrassom associado à corrente russa ou aussie, processo em que ocorre a contração muscular e o consequente gasto energético concomitantemente à lipólise. 

No caso do ultrassom focalizado – ou mesmo a lipocavitação e a ultracavitação, a depender da intensidade utilizada) ocorre o processo de apoptose (autodestruição) dos adipócitos. Isso se dá quando a membrana se rompe e o conteúdo interior de cada adipócito é extravasado, seguido da lipólise (saída da gordura).

Por isso, é altamente recomendada a realização de alguma atividade que permita o gasto de calorias após essas aplicações e ultrassom

Os aparelhos mais indicados para esses procedimentos são: Ultrassom Micro e macrofocado Ultramed HIFU, Manthus, Heccus Turbo, Lipocavity New e Cavicell 40.

 

Radiofrequência e criofrequência

A radiofrequência e a criofrequência são tratamentos que utilizam ondas eletromagnéticas alternadas entre calor e frio.

Mas para que atinjam com eficiência a gordura localizada, o aparelho utilizado precisa dispor de um aplicador monopolar (com atuação mais profunda), ou atuar em frequência de cerca de 0,6MHz.

Esse procedimento, chamado de lipólise termoinduzida, é alcançado quando o calor produzido na camada adiposa da pele estimula a liberação das catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina) e inicia a lipólise propriamente dita.

Os aparelhos indicados nesse caso são: Hooke, Hertix Smart Criogênico, Hertix smart, e Ethernia cold.

 

Criolipólise

A criolipólise também se caracteriza como técnica não invasiva de tratamento de gordura localizada, pois pelo fato de o tecido adiposo ser sensível ao frio, os adipócitos são cristalizados ao serem expostos às temperaturas negativas por determinado tempo.

Em seguida, por conta dessa cristalização, ocorre a apoptose desses adipócitos, que serão devidamente digeridos pelas células de defesa do organismo, pelo processo natural da fagocitose.

Essa eliminação normalmente pode durar em torno de 60 a 90 dias.

Os aparelhos para gordura localizada indicados para esses processos são: Polarys, Artix e Criodermis.

 

Carboxiterapia

Essa também é uma opção minimamente invasiva que pode ser utilizada para o tratamento da gordura localizada.

Os equipamentos utilizados para as técnicas de carboxiterapia favorecem o processo de lipólise, pois também permitem a liberação das catecolaminas pela ativação do sistema nervoso simpático.

Na carboxiterapia, as infusões de gás carbônico medicinal estimulam o metabolismo do local e causam o efeito Bohr, que garante uma boa oxigenação das células, além de todos os efeitos fisiológicos esperados.

Os aparelhos indicados para essa técnica são: Sycor e Ares.

 

Endermologia

As técnicas da endermologia geram uma pressão negativa que causa vários efeitos fisiológicos (como a hipervascularização, drenagem linfática, descongestão dos tecidos, bem como a melhora na nutrição e na oxigenação das células), que, além de aumentarem a circulação local, aumentam, por consequência, o metabolismo local e culminam com a diminuição dos tecidos adiposos

Para esses casos, os aparelhos mais indicados são: Dermotonus, Dermovácuo e Vacum Laser.


Ledterapia

A ledterapia é outra técnica bastante útil e que pode ser aproveitada como um processo de lipólise das gorduras por fotobiomodulação, que faz com que as células produzam energia (ATP) que por sua vez ativa o AMPc (monofosfato cíclico de adenosina).

Uma vez ativa, a AMP cíclica conduz um sinal para os receptores beta adrenérgicos presentes na membrana do adipócito, causando o início da lipólise.

Como a faixa de comprimento das ondas de LED mais comumente usada na ledterapia é a de 600 a 900 nm (compreendendo a faixa das cores vermelho e infravermelho), os aparelhos indicados são o Hygialux e o Antares

 

Aparelhos para gordura localizada na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra aparelhos para gordura localizada que podem ser adquiridos no site em até 12 vezes sem juros, no televendas e loja física. Conheça também a opção de financiamento em até 48 vezes pelo 0800 770 0440 ou (19) 3254-5604.

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site  e obtenha mais informações.

Quer saber mais sobre aparelhos para gordura localizada ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Tratamentos para gordura localizada - baixe agora!


4.3 4 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments