*artigo atualizado em setembro de 2022.
Procedimentos para combater estrias são os tratamentos que mais geram expectativa em termos de resultados, mas será que as estrias somem?
É comum que clientes cheguem com a pergunta na ponta da língua: “e aí, se eu tratar, as estrias podem sumir?” E normalmente, essa pergunta pode gerar dúvidas na hora da resposta.
Dessa forma, é preciso fazer com que o cliente entenda, primeiro, o que são estrias.
O que é estria?
Trata-se de uma alteração estética bastante comum, que afeta cerca de 90% do público feminino, mas não é exclusividade das mulheres. Cerca de 20% dos homens também é acometido pelo aparecimento de estrias.
As estrias costumam aparecer com maior frequência após os 30 anos, quando já existe uma diminuição natural da produção de colágeno em nosso organismo.
É uma atrofia tegumentar adquirida, de aspecto linear, a princípio avermelhada e depois esbranquiçada.
As estrias podem ser finas ou mais largas, raras ou numerosas, dispostas paralelamente umas às outras e de maneira perpendicular às linhas de fenda da pele, o que indica um desequilíbrio da elasticidade, causando assim uma lesão.
Cicatrizes instaladas
São resultado de um defeito no reparo dessa lesão, devido à inibição dos fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno e que reconstituem as fibras rompidas. Em outras palavras, estrias são cicatrizes instaladas.
As estrias somem ou não?
Não é possível remover uma cicatriz, e sim amenizar de forma considerável o seu aspecto.
Mas para saber se as estrias somem, também é importante levar em conta a fase e em que se encontram: se elas são do tipo vermelha ou branca.
Fases da estria
A fase inicial da estria, que chamamos de vermelha, é a que aparece logo após a ruptura da fibra de sustentação da pele, levando a um processo inflamatório que dá o aspecto de cor avermelhada ao local acometido.
Esse é o melhor momento para se tratar e com maiores probabilidades de sucesso, podendo até mesmo, em alguns casos, vir a desaparecer.
Entretanto, quando se transformarem em estrias brancas, não serão mais revertidas e sim apenas amenizadas.
Artigos Relacionados
É possível evitá-las?
Além de saber se estrias somem, as pessoas também costumam ter dúvidas sobre a possibilidade de evitá-las.
Apesar de existirem no mercado uma grande variedade de produtos que afirmam poder preveni-las, a verdade é que são poucas as evidências científicas sobre sua total eficácia.
Na verdade, hidratantes podem tornar a pele mais macia, suave e hidratada e, assim, dificultar a quebra de colágeno. Entretanto, não podem prevenir que as estrias surjam.
Para evitar o seu aparecimento, o ideal é tomar cuidado com ciclos rápidos de ganho e perda de peso, o chamado “efeito sanfona”.
A melhor saída é manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, hidratando o organismo de dentro para fora (bebendo bastante água) e de fora para dentro (com cremes específicos para massagem), além de evitar as oscilações constantes de peso.
Tratamentos para estrias
Mas não devemos nos desesperar! Hoje já existem muitas opções de tratamentos estéticos que auxiliam na melhora das estrias.
Dentre eles podemos citar:
- Radiofrequência (Leia também Diferença entre tecarterapia e radiofrequência)
- Carboxiterapia
- Microcorrente polarizada
- Peeling de Cristal/Diamante e associações com ácidos
- Laser fracionado
- Mesoterapia
- entre outras técnicas
Saiba mais em Como se livrar das indesejáveis estrias.
Conclusão
De qualquer forma, sempre que o cliente questionar sobre um possível “sumiço” das estrias, é preciso sinceridade na avaliação do quadro para não gerar expectativas que possam ser frustradas depois.
Ainda tem dúvidas se as estrias somem ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Olá se essas estrias brancas ficarem menos visíveis,quando eu me bronzear irá marca lá de novo? Depois para o tratamento ela volta ? Obg
Olá Bom dia Cris
Como vai?
o Tratamento de Estrias costumo dizer que é gerenciamento (manutenção). pois uma vez que houve o rompimento da fibra temos que cuidar para sempre.
Outro ponto é que por se tratar de uma disfunção multifatorial não temos uma causa especifica por isso o processo de sempre cuidar!
Obrigada
Zero Estrias!!!
Gente achei esse curso super barato e eficaz.
Zero Estrias é um Método Americano.
É a solução que procurava!
Vou deixar o link
https://bit.ly/curso-método-americano