5 indicações de tratamento com Luz Intensa Pulsada

Publicado por FisioFernandes em 03/02/2022 - Nenhum comentário


5 indicações de tratamento com Luz Intensa Pulsada

O tratamento com Luz Intensa Pulsada tem sido muito procurado na estética justamente pela eficácia nos resultados que apresenta e também pela sua versatilidade.

Além de ser bastante usado para depilação definitiva, ela também gera resultados muito eficazes em outros tipos de tratamentos.

Neste artigo, além de conferir as 5 indicações de tratamento estéticos  com Luz Intensa Pulsada que oferecem excelente eficácia em seus resultados, conheça também a origem do recurso.

 

Como surgiu a Luz Intensa Pulsada

Em 1990, Goldman e Eckhouse apresentaram uma ferramenta para tratar lesões vasculares: a lâmpada de flash de alta intensidade. Contudo, notaram que onde era feita a aplicação os pelos reduziam.

Quatro anos depois, a Luz Intensa Pulsada tornou-se um dispositivo médico e, de lá para cá, passou por modificações para a melhoria de sua eficácia e redução dos efeitos colaterais.

A primeira geração provocava muitos efeitos secundários. A segunda geração já contava com filtros de corte. Na terceira geração, foi implementado resfriamento da ponteira.

Nos dias atuais, nos encontramos na quarta geração, na qual os equipamentos de Luz Intensa Pulsada contam com resfriamento da ponteira por água, pastilha de peltier e bancos de capacitores, além dos filtros de corte que foram mantidos.

 

Como a Luz Intensa Pulsada é produzida

A luz é produzida por meio da energia elétrica. Seu feixe, de característica policromática, conta com variação de 400 nm a 1200 nm do comprimento de onda e, ao passar por uma câmara com gás xenônio, é liberada por meio de um bloco de safira ou quartzo.

Os filtros de corte existentes no aparelho fazem com que a faixa de luz seja mais específica.

Assim como o laser, a Luz Intensa Pulsada se baseia no princípio da fototermólise, que tem como objetivo atingir e destruir um alvo. Entretanto, a diferença entre eles é que o laser é monocromático (o que o torna uma terapia específica para um determinado alvo) e a LIP é policromática (permitindo realizar tratamentos em conjunto ao mesmo tempo).

Assine nossa newsletter

 

Confira 5 indicações de tratamento com Luz Intensa Pulsada

1. Fotodepilação ou epilação definitiva

O cromóforo alvo é a melanina presente no pelo. A luz, por meio da haste do pelo, chega ao bulbo, provocando o aumento da temperatura e destruindo-o.

O tratamento de epilação é indicado para todos os tipos de pele e sua aplicação é indolor e dura cerca de um ano. Além disso, é mais rápido, seguro e as chances de irritabilidade da pele são mínimas.

 

2. Manchas

O alvo nesse tratamento é a melanina presente na mancha de pele (hipercromias). Oferece resultado satisfatório para manchas superficiais, mas não evita a formação de novas manchas, visto que atua na melanina, em vasos sanguíneos e no colágeno, para recuperação da coloração uniforme do rosto. leia também 

 

3. Rejuvenescimento

Os alvos são a água, a oxihemoglobina e a melanina. O intuito do tratamento de rejuvenescimento facial é estimular a produção de colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e proteoglicanos, agindo na redução de rugas, linhas de expressão e suavizando a textura da pele.

 

4. Acne

Nesse caso, os alvos são a porfirina, os vasos que irrigam o folículo piloso e acnes. O tratamento pode ser demorado e são necessárias várias sessões para alcançar um resultado satisfatório. O indicado é associar o tratamento com outras técnicas. 

Normalmente o tratamento com LIP é usado para contribuir com as medicações tópicas e sistêmicas, para auxiliar na destruição das bactérias causadoras da inflamação e acelerar o processo de cicatrização.

 

5. Rosáceas e Telangiectasias

A hemoglobina é o alvo nesse tratamento. O intuito é elevar a temperatura nos microvasos e estimular sua coagulação.

Como o resultado não pode ser mantido por muito tempo, recomenda-se associá-lo com outras técnicas de tratamento e fazer a manutenção.

 

Artigos Relacionados

 

Possíveis reações adversas

Em qualquer um dos tratamentos, durante ou após o procedimento, o paciente pode sentir reações adversas.

Para reduzir sua incidência, é recomendada a realização de um pré-teste, o qual consiste em escolher uma área com o mesmo fototipo da região a ser tratada ou no mesmo local para realizar um a dois disparos e analisar a reação da pele imediatamente, depois de 15 minutos e no dia posterior. Caso esteja tudo bem, a terapia pode ser feita no dia seguinte.

As reações adversas podem ser:

  • Discromias
  • Hiperpigmentação
  • Prurido
  • Eritema ou edema local
  • Queimaduras
  • Púrpura

A avaliação do paciente deve ser feita cuidadosamente, classificando adequadamente o seu fototipo de acordo com a escala de Fitzpatrick. Assim é possível reduzir os riscos de incidência de uma reação adversa.

 

Contraindicações

Apesar de ser indicada para diversos tratamentos, a LIP é contraindicada para:

  • Gestantes e lactantes
  • Bronzeamento (natural ou artificial) até quatro semanas antes do tratamento
  • Manchas suspeitas ou potencialmente cancerosas
  • Câncer de pele ou histórico familiar de câncer
  • Vitiligo ou infecções ativas no local a ser tratado
  • Pessoas com doenças autoimunes que piorem com a exposição à luz
  • Propensão a queloides
  • Com tatuagem ou maquiagem definitiva no local do tratamento
  • Epilepsia fotossensível
  • Uso de Isotretinoína
  • Uso de medicamentos fotossensibilizantes
  • Sensibilidade à irradiação solar ou fotossensibilidade
  • Déficit de cicatrização por Diabetes Mellitus ou outras patologias
  • Dispositivo eletrônico implantado (marca-passo)

 

Luz Intensa Pulsada na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra o Lyra, o equipamento de Luz Intensa Pulsada da Ibramed, que pode ser adquirido no site em até 12 vezes sem juros , no televendas e loja física. Conheça também a opção de financiamento do aparelho em até 48 vezes pelo 0800 770 0440 ou (19) 3254-5604.

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.

Quer saber mais sobre Luz Intensa Pulsada com Lyra ou ficou com alguma dúvida sobre o equipamento? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Modelo de Clínica para Estética Facial


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments