Existe diferença entre Luz Intensa Pulsada e Laser?

Publicado por FisioFernandes em 14/02/2022 - Nenhum comentário


Existe diferença entre Luz Intensa Pulsada e Laser?

Saiba se há alguma diferença entre luz intensa pulsada e laser.

Não é segredo para ninguém que a cera e a lâmina agridem demasiadamente a pele, o que gera a dúvida sobre o melhor método de remoção de pelos. Existiria, porventura, alguma forma de se livrar desse problema de maneira segura, sem danificar a pele?

A resposta é: sim! Existem métodos menos agressivos e muito mais eficazes do que lâminas e ceras: trata-se do laser e da LIP – luz intensa pulsada. Essas técnicas são consideradas modalidades terapêuticas, nas quais o calor atravessa a melanina dos pelos, destruindo as células responsáveis pela renovação dos pelos, o que impede que novos pelos se formem.

Entretanto, a partir daí outra dúvida pode aparecer: existe diferença entre esses tratamentos? Confira!

 

Diferença entre luz intensa pulsada e laser

Embora ambas as técnicas sejam muito melhores que qualquer cera ou lâmina, há uma significativa diferença entre luz intensa pulsada e laser. 

O principal diferencial entre essas técnicas é que a luz intensa pulsada possibilita atingir mais de um alvo numa mesma aplicação, expandindo mais o tratamento e tendo como “consequência bônus” um efeito clareador da área tratada.

 

Luz intensa pulsada

A LIP emite uma faixa de luz e tem como característica ser policromática, não colimada, não coerente, ter menor potência e maior área de ação. É indicada para aplicações dermatológicas, angiológicas e estéticas, além de ser modulada por fios de corte e demandar um custo menor.

Por possuir uma faixa com vários comprimentos de onda, permite atingir outras estruturas em uma área de tratamento maior ao ser disparada.

 

Laser

Já o laser possui a característica de ser monocromático, colimado e coerente. É mais potente e aplicável a várias técnicas da medicina, porém tem uma área menor de ação.

As ondas disparadas pelo laser possuem um comprimento bastante específico e direto, que destrói o pelo sem lesionar as regiões em volta.

 

Luz intensa pulsada: duplo conforto ao cliente

Dentre as incontáveis vantagens, em relação à diferença entre luz intensa pulsada e laser, é que a LIP apresenta custo inferior e conforto superior proporcionado ao paciente. Aliás, pode-se dizer tranquilamente que ela proporciona duplo conforto aos clientes: tanto pelo preço quanto pelo acesso a um tratamento confirmadamente eficaz.

Além desses benefícios ao cliente, outro detalhe importante a ser destacado é que remover os pelos utilizando luz intensa pulsada melhora o aspecto da foliculite e gera certo clareamento da área tratada, precisamente o efeito contrário do causado por ceras e lâminas.

Assine nossa newsletter

 

Um leque de possibilidades ao profissional de estética

A opção pela utilização de LIP beneficia igualmente os profissionais de estética que a escolhem, pois permite que um mesmo equipamento execute toda uma gama de tratamentos precisos, que atingirão maiores áreas de ação nas terapias, e por um custo infinitamente mais baixo que o comum.

Apesar de a luz intensa pulsada como a conhecemos atualmente ser um método relativamente novo, pois foi lançada comercialmente como dispositivo médico no ano de 1994, a fototermólise de estruturas pigmentadas, células e organelas por meio de absorção seletiva de radiação pulsada já era descrita desde mais de uma década antes disso.

Ao longo dos anos, a evolução das técnicas foi aumentando a segurança e facilitando o manuseio, além de ampliar todo o leque de possibilidades de indicações.

 

A LIP extrai até 80% dos pelos

Uma vez que o corpo, em condições naturais, mantém a produção de pelos constantemente, não se pode afirmar que a epilação (remoção dos pelos) seja definitiva. A propósito, é importante informar ao paciente que essas técnicas podem extrair até um máximo de 80% dos pelos.

 

Lyra, o aparelho de luz intensa pulsada da Ibramed

O Lyra é um equipamento microcontrolado por luz intensa pulsada, que conta com uma peça de mão que possibilita a troca de três filtros de corte, cujos comprimentos de onda são de 480, 530 e 640 nm. A possibilidade de troca desses filtros permite ao operador adequar o espectro de radiação conforme a profundidade da estrutura que pretende atingir com o tratamento.

Outros pontos relevantes e que conferem melhor desempenho e maior versatilidade a cada sessão são: a ponteira com spot de 7,5cm², a lâmpada (que possui uma vida útil de até um milhão de disparos), a tela touchscreen e o design supermoderno, além de tutorial contendo todas as informações de protocolos a serem seguidos.

 

Segurança e conforto no tratamento

O Lyra possui ainda um sistema de crioproteção, ou seja, permite a geração de resfriamento à base de água e do Peltier na ponteira da peça de mão, o que faz com que os tratamentos sejam infinitamente mais seguros e confortáveis.

 

Precisão e eficiência

A adequação precisa entre os filtros de cortes corretos, as combinações de largura de pulso e o intervalo entre pulsos garante maior eficiência do tratamento, fazendo com que o alvo seja atingido sem danificar absolutamente nenhuma das estruturas ao redor. Somado a isto, o Lyra executa um fracionamento de pulso, o que reduz ainda mais o risco de ocorrer alguma lesão.

 

Indicações

Pode-se definir o Lyra como um aparelho bastante eclético, cujas terapias estéticas podem ser indicadas para homens e mulheres, a partir da juventude até a terceira idade. Contudo, como todo procedimento estético, demanda o cuidado de que o profissional, antes de decidir pela aplicação utilizando esse equipamento, verifique o fototipo do paciente, bem como possíveis contraindicações, como no caso da pele negra ou bronzeada, por exemplo.

No mais, o Lyra abrange toda uma gama de indicações de tratamentos:

 

Cuidados necessários

Algumas precauções são necessárias para que a eficácia do tratamento com luz intensa pulsada atinja os objetivos desejados.

É recomendado evitar expor ao sol as áreas tratadas por pelo menos 15 a 20 dias antes da aplicação, e de 7 a 10 dias após a aplicação e utilizar diariamente um protetor solar com FPS 60.

Além disso, é imprescindível uma avaliação médica antes do início do tratamento com LIP, em especial nos casos em que o paciente possua qualquer tipo de patologia cutânea.

Uma vez iniciado o tratamento, não se deve utilizar cera, pinça ou qualquer outro método que arranque a haste dos pelos. Em vez disso, o correto é usar recursos que cortem os pelos, como as lâminas, por exemplo, que pode ser passada poucos dias antes da aplicação de LIP (uma avaliação profissional determinará com maior precisão qual será esse intervalo, a depender da resposta do paciente ao tratamento).

Toda a superfície tratada precisa ser limpa utilizando água e sabão neutro. Em caso de ocorrência de edemas transitórios ou leves eritemas logo em seguida da aplicação, pode-se utilizar compressas frias ou loções calmantes para amenizar o incômodo, cujo efeito desaparecerá poucas horas depois.

Em alguns casos mais raros, podem surgir eritemas um pouco mais graves, mas que geralmente desaparecem no prazo de dois a sete dias após a aplicação, e que não costumam demandar tratamento ou cuidado adicional. Caso o paciente deseje, no entanto, podem ser usados produtos calmantes,como gel, creme ou pomada com a finalidade de agilizar o processo de recuperação da pele. 

 

Contraindicações

Cabe o alerta: o tratamento de luz intensa pulsada não é indicado para pessoas que façam uso de medicamentos fotossensibilizantes ou que possam alterar a integridade da pele.

 

Artigos Relacionados

 

Lyra na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra o Lyra,  equipamento de luz intensa pulsada da Ibramed, que pode ser adquirido no site em até 12 vezes, sem juros, no televendas e loja física. Oferecemos ainda a condição de financiamento em até 48 vezes.

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.

Quer saber mais sobre a diferença entre luz intensa pulsada e laser ou ficou com alguma dúvida sobre o Lyra? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

 

E-book Lyra: o equipamento de luz intensa pulsada da Ibramed - baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Bruna Janetti
Bruna Janetti
6 meses atrás

O Resultado é super rápido e com uma anamnese correta em menos de 8 sessoes conseguimos atingir o resultado esperado.
Simplesmente amando, confortável e versátil.