Que o vinho é uma bebida deliciosa não há como negar. Suas variadas formas de apresentação, combinações e sabores podem agradar aos mais distintos paladares.
Essa bebida, no entanto, apresenta outros benefícios além dos prazeres da degustação. Ao ingeri-la de maneira moderada (uma taça por dia), é possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares, conforme já publicado em inúmeras pesquisas.
Também na área de estética, o vinho tem sido amplamente utilizado a favor da beleza, através de uma técnica denominada vinhoterapia.
O que é vinhoterapia
A vinhoterapia é uma forma de terapia de beleza e bem-estar que utiliza produtos derivados do vinho, como o próprio vinho, uvas e óleos essenciais, para proporcionar tratamentos de relaxamento e rejuvenescimento.
Com propriedades termogênicas, o vinho tinto possui uma diversidade de substâncias benéficas aos tratamentos estéticos, entre elas o polifenol, um potente antioxidante e destruidor dos radicais livres.
O que são radicais livres
De todo o oxigênio que respiramos, 95% é aproveitado para gerar nossa energia vital.
Os 5% que restam, no entanto, são transformados em formas tóxicas de oxigênio, os radicais livres, que também podem ser obtidos através de outras fontes como o sol, alimentos com agrotóxicos, estresse, cigarro e poluição.
Esse oxigênio tóxico é prejudicial à saúde da nossa pele e organismo, pois envelhece e provoca as temidas rugas.
Artigos Relacionados
A vinhoterapia neutraliza a toxicidade dos radicais livres
Os polifenóis do vinho tinto agem como antioxidantes, ou seja, reagem e neutralizam a toxicidade dos radicais livres, desintoxicando o organismo.
Utilização da vinhoterapia na estética
São inúmeras as formas de utilização da vinhoterapia na estética.
Área corporal
Na área corporal podem ser feitos banhos de imersão, massagens com óleos de semente de uva, pode-se utilizar cremes e esfoliações corporais com grãos de uva esmagados, enfaixamentos através de bandagens molhadas em solução de vinho tinto e sais associados à manta térmica.
Além de desintoxicar, o tratamento acelera a termogênese, facilitando a redução de medidas, gordura localizada e celulite.
Área facial
Na área facial pode-se utilizar peelings iluminadores que estimulam a renovação celular com esfoliantes à base de vinho, pode-se também utilizar máscaras antioxidantes, à base de uvas, com polifenóis nos tratamentos de rejuvenescimento facial.
Esses tratamentos são geralmente oferecidos em spas e centros de beleza como uma forma de relaxamento e cuidados com a pele.
As aplicabilidades são muitas e os benefícios vão muito além da degustação de uma taça de vinho tinto. Vale a pena conhecer e experimentar.
Consulte um especialista
Entretanto, vale salientar que a ingestão excessiva de álcool, incluindo o vinho, pode ter efeitos prejudiciais à saúde.
Dessa forma, a vinhoterapia não deve ser considerada uma alternativa para uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
Antes de iniciar qualquer tratamento de vinhoterapia, a dica, então, é consultar um profissional de saúde ou esteticista.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a vinhoterapia e os benefícios do vinho tinto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
*Este conteúdo foi publicado em agosto de 2012 e atualizado em dezembro de 2023.