Olá amigos,
Em posts anteriores, falei sobre a importância de ter um site e estar conectado nas redes sociais. Nesta publicação, vou falar sobre quais são os materiais de divulgação que ajudam você empreendedor da saúde e bem-estar ou profissional autônomo.
Inicie criando uma imagem que fale de você e do que faz, as agências de marketing chamam de identidade visual. Identidade é um padrão estético que será replicado em todas as suas peças de comunicação. Se você tiver com pouco dinheiro para contratar um design ou agência, um ponto de partida são as cores e o logo padrão da sua profissão. Porém, a vantagem de desenvolver uma identidade visual com um profissional é que ela será exclusiva e personalizada para você e seu negócio.
Existem muitos materiais gráficos, mas o que eu recomendo sempre para todos os profissionais é que tenha um bom cartão de visitas.
Quando montei o meu negócio tinha apenas o cartão de visitas que entregava sem dó, seja ao frentista do posto de gasolina, porteiro, executivo e principalmente aos clientes. E para os mais chegados eu entregava 3 cartões, para que eles replicassem para amigos e familiares. Pois, acredito que o cartão de visitas é um convite para que as pessoas conheçam o seu trabalho e mantenham contato. Nele é fundamental que tenha as seguintes informações: logomarca, seu nome, profissão, endereço digital, telefones para contato e e-mail. Também, você pode complementar com informações como o endereço do seu estabelecimento, alguns dos serviços oferecidos ou redes sociais que a sua empresa está presente.
Além disso, indico que faça um folder, que é utilizado para dar mais detalhes sobre a sua empresa e os serviços oferecidos. O Folder pode ser entregue junto com seu cartão de visitas, pois ele oferece ao cliente mais informações sobre o seu negócio. É um ótimo material de trabalho para a sua secretária ou atendente entregar para novos ou possíveis clientes. O Folder pode ser considerado a sua primeira ação promocional para divulgar os seus serviços. Um bom folder tem textos curtos sobre a sua clínica, os principais serviços oferecidos, diferenciais, localização e informações de contato. A comunicação desse material deve ser clara, objetiva e informativa. Mas, uma dica importante “não polua seu folder”.
Lembrando sempre, que todos os materiais de comunicação precisam ser bem feitos, com o objetivo de passar credibilidade e atrair novos clientes. A melhor opção, assim que puder, é buscar um design ou agência parceira que vai te orientar.
Para finalizar, gostaria de deixar um conselho: não tenha dó de distribuir o seu material de divulgação. Distribua o máximo que puder e faça com que as pessoas conheçam você e sua empresa!
Grande abraço,
Antônio Carlos