*artigo atualizado em abril de 2022.
“Plano de Negócios” é o 5º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
5º Passo: É preciso mesmo ter um Plano de Negócios para empreender em Fisioterapia?
O Plano de Negócios ajuda muito, mas quando fundamos a Fisio Fernandes, há mais de 30 anos, não tínhamos a mínima ideia dessa importância.
Sabíamos que existia mercado para vender produtos e aparelhos para Clínicas de Fisioterapia, mas também havia um complicador: nossos próprios fornecedores sempre seriam nossos maiores concorrentes e isso não mudou com o tempo.
Ter um Plano de Negócios é fazer diferente
E como sobreviver, crescer e construir uma imagem sólida com esse nível de concorrência tão difícil?
Após mais de três décadas de existência, a Fisio Fernandes foi eleita pelos clientes como uma marca na qual se pode confiar. Percebemos esse carinho pelas centenas de depoimentos recebidos.
Para chegar a essa percepção por parte dos clientes, foi preciso fazer diferente e ainda melhor que os próprios fabricantes.
Nossa escolha foi entregar aos clientes o maior valor que eles desejavam: consultoria e treinamento junto com a venda dos equipamentos para que pudessem ofertar aos pacientes o melhor tratamento clínico em seus atendimentos.
Sempre evitamos ir pelo caminho do menor preço, mas sim entregar o melhor preço com uma linha de produtos de qualidade. Após várias tentativas e erros, deu certo. Colocamos em prática a melhor e mais barata ação de marketing que existe: o bom atendimento. Pois atender bem só depende da gente!
Vantagens
A maior vantagem de se montar um Plano de Negócios é o fato de que você conseguirá visualizar sua empresa antes mesmo dela nascer.
Existe até mesmo um pré-plano chamado Modelagem de Negócio – Quadro Canvas. Apesar de não ter a densidade do Plano de Negócios, ele mostra em um único quadro, se sua ideia é aplicável ou precisa ser melhorada.
Artigos Relacionados
- Emprego em Fisioterapia: Os 12 passos para empreender na Fisioterapia – #3
- Atender como Autônomo ou Empresa? Os 12 passos para empreender na Fisioterapia #4
Dicas para montar um Plano de Negócios
Diante de tudo o que foi mencionado, compartilhamos aqui dois caminhos que podem ajudar no planejamento de sua carreira ou até mesmo na montagem de seu consultório de atendimento.
1. Cursos Sebrae
O Sebrae é o maior parceiro de qualquer profissional com atitude empreendedora, por isso é importante ficar conectado a ele, principalmente porque a maioria das orientações são gratuitas.
Em seu site, estão disponíveis diversos cursos que também podem ser feitos online e Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio é um deles. Além de ser 100% gratuito, oferece certificado digital com verificação de autenticidade.
Também é possível encontrar no site o Modelo de Negócios – Kit de Ferramentas, com detalhes de como montar e usar o método.
2. Um bom livro
Um livro muito bom sobre Plano de Negócios é “O Segredo de Luísa”, de Fernando Dolabela, Editora Sextante.
Luísa é uma garota da cidade de Ponte Nova (MG), que monta uma fábrica de goiabada e conta sua história nesse livro “meio romance”. É bastante denso, por isso aconselhamos que dê uma folheada antes de comprar para ver se o assunto interessa mesmo. É possível encontrar também alguns resumos fazendo uma busca no Google.
Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas para fazer seu Plano de Negócios e empreender na Fisioterapia? Deixe seu comentário. Será um prazer se pudermos ajudar!
Bom dia Antônio Carlos, gostei muito desse post. Me ajudou bastante. Estou abrindo a minha Clínica de Fisioterapia e graças a suas dicas vou conseguir abrir de forma correta.
Excelente trabalho.
Olá Paula Araújo, fico muito feliz com seu comentário! Conte comigo neste Blog sempre que precisar! Obrigado!