*artigo atualizado em março de 2022.
“Emprego em Fisioterapia: Oportunidades de trabalho e sucesso” é o 3º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
3º Passo – Emprego em Fisioterapia: oportunidades de trabalho e sucesso
Atualmente, segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Coffito, a fisioterapia possui 15 especialidades e como em qualquer carreira, para um bom emprego em fisioterapia, o profissional precisa escolher uma direção a seguir e, após essa escolha, investir tempo e estudo para se capacitar permanentemente. Essa é uma exigência natural do mercado de serviços que sempre requisitou inovação e criatividade.
Ter foco é fundamental
Se não tivermos uma direção a seguir, qualquer caminho serve e podemos chegar a lugar nenhum.
Devido à nossa experiência de mercado, é possível perceber algumas demandas interessantes que podem ajudar na tomada de decisão sobre qual dessas especialidades investir no potencial e vocação em ser Fisioterapeuta . Confira!
Atendimento em home care
Esse é um dos caminhos mais seguros. Os atendimentos são personalizados e realizados no domicílio do cliente. Isso é muito bom, pois só depende do profissional encantar e fidelizar.
Procure manter uma distância inteligente, trate seu paciente com alguma formalidade, mas nada que o impeça de aceitar, por exemplo, um café com bolinho de chuva, feito especialmente por você.
Atendimento de idosos
Nossa população está envelhecendo, e as pessoas se preocupam cada vez mais com saúde e qualidade de vida e procuram melhorar sua postura, dormir melhor e, frequentemente, buscam práticas que contribuem para isso como Massagem Relaxante, Pilates e Terapias Manuais.
O Fisioterapeuta que focar no atendimento de idosos, certamente, terá um grande número de clientes a atender. E é interessante saber que esse grupo de pessoas costuma se comunicar muito entre si e poderá indicar seus serviços com mais facilidade do que em outras especialidades.
Reabilitação em medicina veterinária
Segundo o Portal Comunique-se, em junho de 2021, totalizavam-se mais de 54 milhões de cães dentro de casa vivendo com as famílias. Esses pets são considerados membros da família, sofrem traumas, envelhecem e, naturalmente, irão precisar de atendimento fisioterápico e de reabilitação física.
Com certeza existe uma boa demanda na parceria com Médicos Veterinários e se o profissional gosta dessa rotina, vale a pena ir fundo e pesquisar a respeito desse mercado de trabalho em sua cidade ou região.
Dor
A dor é o fator que leva mais de 90% das pessoas a procurarem pelos serviços de saúde. Especializar-se nessa área, levará o profissional a trabalhar ao lado de neurologistas e outros profissionais das Clínicas de Dor.
Nessa rotina, será possível usar equipamentos de eletroterapia de domínio do Fisioterapeuta tais como, os eletroestimuladores Tens, correntes interferenciais, a estimulação Aussie, e tantos outros recursos que fazem parte do dia a dia da profissão.
Saúde do homem
Em tempos de vida digital, o homem está adoecendo com mais frequência por conta de obesidade, hipertensão, diabetes e problemas de natureza cardiovasculares, e todas essas patologias estão alinhadas com a prática clínica da Fisioterapia.
Em contrapartida, segundo alguns especialistas, normalmente os homens acabam negligenciando os cuidados com a própria saúde e, mesmo existindo diversas campanhas de conscientização da Saúde do Homem na mídia, estes só procuram por um urologista quando percebem algum tipo de complicação.
Que tal, então, aproveitar esse momento para “vender seu peixe”?
Carência de fisioterapeutas com experiência em urologia
Você sabia que existe grande carência em todo o Brasil de Fisioterapeutas com experiência em Urologia?
Essa especialidade atua em tratamentos da incontinência urinária, avaliação urodinâmica, exercícios para avaliação e fortalecimento da musculatura pélvica e conta com equipamentos específicos como o Neurodyn Evolution, uma excelente ferramenta para reabilitação uroginecológica, com recursos de avaliação e tratamento.
Artigos Relacionados
- 6 Benefícios que apenas clientes Fisio Fernandes possuem na compra de seus aparelhos
- Os 12 passos para empreender na Fisioterapia – #2
Beleza e estética
Que tal aproveitar o “boom” da Fisioterapia Dermatofuncional para um emprego em Fisioterapia?
Cerca de 60% dos equipamentos de eletroterapia fabricados hoje pela indústria nacional se destina ao mercado da Beleza e Estética. Até algum tempo atrás as marcas estavam focadas unicamente em reabilitação.
Foi uma mudança importante e tivemos que adaptar a Fisio Fernandes para essa nova demanda, por ser um mercado exigente, querer respostas rápidas e exigir novidades permanentemente.
Por outro lado, a remuneração dos profissionais que atuam na área é muito boa, mas é importante ter conhecimento das técnicas e fazer boas parcerias.
A Fisioterapia Dermatofuncional oferece uma grande contribuição no pré e pós-operatório de cirurgias como abdominoplastia e mamoplastia, além da importância que a drenagem linfática traz nos processos de cicatrização.
Ergonomia e laboral: parceria com empresas
A maior dificuldade do RH e dos empresários é reter talentos. Uma das ações que podem contribuir para isso é melhorar o ambiente de trabalho oferecendo benefícios a seus bons funcionários.
Isso pode representar uma ótima oportunidade para os profissionais que atuam na prevenção de lesões e melhoria da postura nas estações de trabalho.
Com um bom projeto, é possível encontrar muitas empresas para ministrar palestras sobre ergonomia versus produtividade. Pense a respeito! Mas não se esqueça: será importante demonstrar com evidências que seu trabalho em ginástica laboral trará retorno sobre o investimento realizado.
Atender em horários diferenciados
Essa é uma superdica para qualquer especialidade escolhida.
O trânsito, a dificuldade de estacionar e a falta de tempo estão contribuindo para uma demanda interessante: o atendimento em horários diferenciados.
Muitos salões de beleza, hoje, atendem até 23 horas, pois dessa forma suas clientes já saem prontas para os eventos da noite.
Isso mostra que existem muitos clientes que têm essa necessidade como, por exemplo, empresários, comerciantes, políticos, artistas, profissionais que atuam em turnos de trabalho como policiais, bombeiros, entre outros. É muita gente!
Com uma pesquisa de opinião e algum planejamento, é possível fazer essa experiência na sua região. Você poderá divulgar que seu consultório atende a partir das 18 horas e também aos sábados, domingos e feriados. Esse poderá ser um diferencial interessante.
Não é preciso atender todos os dias e também à noite, até o último cliente, mas sim, explorar essa demanda e testá-la.
Como é perceptível, a maioria dessas sugestões está vinculada à palavra “oportunidade”, algo que aparece algumas vezes em nossa vida profissional, mas que é preciso dar um pequeno passo em sua direção. Qualquer começo é difícil mas confie, você dará conta!
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre emprego em fisioterapia, oportunidades de trabalho e sucesso? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!