*artigo atualizado em março de 2022.
“Pesquisando, avaliando e planejando para empreender na Fisioterapia” é o 2º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
2º Passo: Pesquisando, avaliando e planejando para empreender na Fisioterapia
Assim como em toda profissão, para que seja possível empreender na Fisioterapia é preciso pesquisar, avaliar e planejar.
Uma das ferramentas mais usadas no Empreendedorismo é a Pesquisa de Mercado. Normalmente, ela é feita para identificar um problema e pode nos ajudar a decidir o melhor momento de montar um Consultório de Fisioterapia ou de outras especialidades da Saúde e Bem-Estar.
A primeira pergunta a ser feita é: “Este é o melhor momento para montar meu consultório?” E para que haja uma resposta, obviamente será necessário pesquisar, avaliar e planejar.
Para auxiliar nessa tarefa, elaboramos uma lista de perguntas que podem ajudá-lo a refletir sobre você o tipo de atendimento que pretende oferecer e sobre o local para o empreendimento. Confira!
Pesquisando sobre você para empreender na Fisioterapia
- Está seguro sobre sua competência para realizar atendimentos na saúde?
- Já decidiu quais serviços pretende ofertar aos seus clientes?
- Como pretende ajudá-los?
Dica importante
Eis um detalhe importante a ser levado em consideração: clientes não querem sessões de Fisioterapia (isso podemos garantir).
Eles querem voltar a caminhar, praticar esportes, dormir melhor, buscam o alívio da dor para voltar a trabalhar, entre outros. Enfim, os pacientes querem continuar a fazer o que acham importante para eles.
Desta forma, a sugestão é sempre pesquisar o que eles buscam.
O que o paciente realmente busca quando procura por um profissional da saúde?
Essa pergunta precisa ser feita na avaliação, tendo o cuidado de perceber a mensagem subliminar que ele irá expressar.
A partir daí, será mais fácil criar uma estratégia para os atendimentos, com o objetivo de atender suas expectativas e transformá-lo em um cliente fiel.
Pesquisando o lugar para empreender na Fisioterapia
Existem algumas observações a serem feitas para que seja possível refletir sobre suas respostas para tomar a decisão mais assertiva a respeito do local do empreendimento.
- Quantos habitantes existem na cidade ou região em que pretende atuar?
- Quantas clínicas de Fisioterapia já existem no bairro e na cidade?
- Quantas delas entregam os mesmos serviços que a sua?
- Quantos Fisioterapeutas atendem em Home Care?
- Existem possíveis indicadores de pacientes que você possa considerar parceiros?
- Que valor seus possíveis concorrentes cobram pelo atendimento?
- Sobre o local, é possível começar tendo: Vagas de estacionamento? Acesso fácil? Segurança para atender em horários diferenciados? Uma fachada para divulgar os serviços? Outros comércios ou serviços na vizinhança para atrair público?
Artigos Relacionados
Pesquisando o mercado em que vai atuar
- Pensando na cidade que pretende atuar: Quais especialidades da Fisioterapia têm maior demanda ou possuem poucos profissionais atuando?
- Como sua concorrência anuncia os serviços?
- Como é a qualidade do atendimento deles? Os seus clientes saem satisfeitos do tratamento recebido?
- Como está a confiança dos clientes nos profissionais já existentes?
- Existem convênios massificados na cidade? Eles atendem bem?
- Quais classes sociais predominam no entorno de seu futuro consultório?
Próximos passos
Para finalizar a pesquisa também é importante saber: “quanto o mercado está disposto a pagar pelos seus serviços?” Entretanto, como formar seu preço de atendimento será uma abordagem para os próximos passos.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre pesquisar, avaliar e planejar para empreender na Fisioterapia? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes se pudermos ajudar!
Leia também Os 12 passos para empreender na Fisioterapia #1.
Gostaria de montar um consultório de fisioterapia na minha casa, para atendimento horas vagas.Sou funcionária pública da minha Cidade, mas atuo em outra área.Teria algum problema? Qual é o procedimento?
Olá Renata,
Agradeço por trazer sua dúvida.
Estou entendendo que Você é uma Fisioterapeuta Graduada e com Crefito regularizado, é isso mesmo?
Se sim, Você poderá atender em sua casa sem problemas, isso pode ser feito desde que sua outra atividade (Funcionária Pública) não tenha regras ou normas, proibindo exercer uma segunda forma de trabalho, como algumas Instituições públicas costumam exigir dedicação exclusiva. Isso normalmente ocorre em Universidades Públicas para Professores e Auxiliares.
Caso a Instituição Pública onde Você está trabalhando não tenha restrições, vá em frente!
Você poderá divulgar esse seu trabalho adicional em redes sociais e até atender em sábados, domingos e feriados.
DICA: Entretanto para estar tudo OK, será preciso fazer uma inscrição na Prefeitura de sua Cidade como Profissional Prestador de Serviços Autônomo pois, essa é uma condição legal para se emitir recibos e cobrar pelos seus serviços prestados.
DICA 2: Fique esperta com a soma dos seus ganhos mensais pois terão incidência de Imposto de Renda, para não ser surpreendida na hora da Declaração de IRPF, é conveniente recolher um Carnê leão.
Boa Sorte e corra atrás dos seus Sonhos, minha Amiga!
Sucesso!
Antonio Carlos Fernandes
http://www.fisiofernandes.com.br
whatts (19) 99120-1664
ops, quase esqueci: caso precise de ajuda para elaborar um Projeto de Consultório Básico de Fisioterapia, entre em contato com nosso televendas no (19) 3254-5604 ou nos chats das redes sociais, abraços.