fbpx

Fisioterapia Uroginecológica para tratamento de Incontinência Urinária

Publicado por Priscilla Cardoso em 22/06/2012 - 2 Comentários


Fisioterapia Uroginecológica para tratamento de Incontinência Urinária

*artigo atualizado em outubro de 2022.

 

Saiba como a Fisioterapia Uroginecológica pode contribuir no tratamento de incontinência urinária.

Conhecida popularmente como perda involuntária de urina, a incontinência urinária é um problema que acomete, em média, 10% da população, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Como tratamento para essa patologia, é indicada a Fisioterapia Uroginecológica, que pode ser realizada por pessoas de ambos os sexos, e em todas as idades, desde que tenha sido recomendada por um médico.

 

O que causa a incontinência urinária

A grande maioria dos casos de incontinência urinária, principalmente ocasionada em mulheres, é causada pela fraqueza na musculatura do assoalho pélvico.

Dessa forma, assim, como fazemos exercícios de fortalecimento para todo o corpo, também devemos sempre manter essa região fortalecida.

 

O que é Fisioterapia Uroginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica é uma área da Fisioterapia que atua na prevenção e tratamento de transtornos relacionados aos músculos do assoalho pélvico.

Esses músculos são responsáveis pelo controle da urina e das fezes, além de segurarem os órgãos pélvicos como a bexiga, o útero e reto.

 

Assine nossa newsletter

 

Objetivo da Fisioterapia Uroginecológica 

Além de trabalhar prevenindo a flacidez dessa musculatura e fortalecendo-a através de exercícios próprios e prescritos por especialistas, quando os músculos já estão flácidos, a Fisioterapia Uroginecológica também trabalha a reabilitação, fazendo com que eles voltem à sua função de sustentar os órgãos pélvicos e controlar urina e fezes.

 

Biofeedback para conscientização sobre os músculos

Muitas mulheres não sabem como contrair de forma eficiente a região, dessa forma,  o primeiro passo é conscientizá-las a utilizarem corretamente esses músculos. 

O principal recurso para iniciar esse trabalho é o biofeedback, um aparelho no qual a pessoa realiza a contração, e esta pode ser visualizada por meio de curvas, sons ou cores, oferecendo uma referência visual se o exercício está sendo feito de maneira correta.

 

Outros recursos

Existem ainda outros recursos que são utilizados na Fisioterapia Uroginecológica, como eletroterapia, utilizada tanto para estimular e manter a contração, como para redução das contrações da bexiga; a cinesioterapia e os cones vaginais.

Além disso, é válida a adesão do paciente em realizar exercícios complementares em domicílio, e algumas mudanças nos hábitos de vida, que são de extrema importância para a eficácia e sucesso no resultado.

 

Artigos Relacionados

 

A prescrição varia de acordo com o tipo de incontinência urinária

É importante ressaltar que o tratamento varia de acordo com o tipo de incontinência apresentada pelo paciente.

Entre os casos mais simples, podemos destacar a incontinência urinária por esforço, que ocorre ao espirrar, correr, dar risada, pegar peso, etc; e a incontinência urinária por hiperatividade vesical, quando o indivíduo sente forte desejo de urinar, e não consegue manter-se continente até chegar ao banheiro.

 

É fundamental uma avaliação profissional

Em casos de incontinência leve e moderada, o tratamento conservador, por meio de Fisioterapia Uroginecológica, normalmente é suficiente para a cura.

Porém, em alguns casos mais severos, pode haver indicação cirúrgica, e o tratamento de fisioterapia será indicado tanto na fase pré quanto pós-operatória. 

O importante é o paciente passar por avaliação clínica criteriosa. Nela são colhidas a história e características principais de cada caso, para que o profissional trace os objetivos principais para reabilitação física.

 

Fisioterapia Uroginecológica na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra uma variedade de aparelhos voltados para Fisioterapia Uroginecológica, que podem ser adquiridos no site em até 12 vezes sem juros, no televendas e loja física. 

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre Fisioterapia Uroginecológica para tratamento de incontinência urinária? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Avaliação e Estratégias de Marketing para Estética Íntima - baixe agora!

 


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Rayssa
5 anos atrás

A fisioterapia pode ajudar em vários âmbitos do corpo, adorei o blog.