No inverno, com a queda nas temperaturas, muitos clientes deixam de lado os tratamentos de estética ou aulas de pilates.
Dessa forma, o que fazer para atrair e manter clientes na estação mais fria do ano?
Para auxiliar nessa tarefa listamos algumas dicas certeiras. Confira!
6 dicas para atrair e manter clientes no inverno
1. Invista no marketing com a mensagem certa!
Se você vai fazer um panfleto ou algum material de divulgação, mesmo que seja um texto informativo por whatsapp, avalie bem a mensagem que quer passar.
Na verdade, não surtirá muito efeito fazer uma divulgação do tipo “se prepare para o verão”, “conquiste o corpo perfeito”, pois nessa época do ano as pessoas utilizam mais roupas e não veem o verão como algo tão próximo.
Dessa forma, ao traçar sua estratégia para manter clientes no inverno, pense nos benefícios dos tratamentos que você oferece para esta época do ano. Em clínicas de estética, por exemplo, tratamentos faciais ficam mais em evidência. Sendo assim, aproveite e faça promoções direcionadas e destaque os benefícios de um rosto mais hidratado, da pele mais bonita.
Já em um estúdio de Pilates, como no inverno, as dores corporais e os problemas respiratórios tendem a aumentar, a dica é fazer uma divulgação lembrando o seu cliente dos benefícios do Pilates para o corpo.
2. Aqueça o ambiente
Para atrair e manter clientes no inverno, se está frio lá fora, pense no quanto será reconfortante entrar em um local aquecido.
Por isso, considere utilizar o ar-condicionado que tenha ar quente ou um aquecedor de ambientes para tornar o espaço mais confortável e aconchegante.
Outra dica é utilizar mantas e almofadas nos sofás da recepção e, se possível, um tapete felpudo.
E se o procedimento necessitar de maca, ter uma manta térmica ou lençol térmico ligados de forma morna. Esse cuidado vai deixar o cliente mais relaxado durante o atendimento.
3. Aqueça as mãos antes de tocar o cliente
Uma dica essencial para manter clientes no inverno, antes de iniciar qualquer procedimento, evite que suas mãos estejam frias ao tocá-los.
Esfregue uma mão na outra ou então aproxime-a de uma superfície aquecida (uma manta térmica, por exemplo). Como o toque com as mãos frias em um dia gelado é desagradável, o cliente pode pensar duas vezes antes de voltar.
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4. Ofereça bebidas quentes
Ofereça bebidas quentes na sala de espera, como por exemplo, um chá, chocolate quente, cappuccino ou café com leite.
Essa é uma ótima forma de recepcionar e aquecer seu cliente.
5. Faça tratamentos que utilizam fontes de calor
Algumas opções são:
- radiofrequência, que combate a flacidez de pele facial e corporal, gordura localizada e celulite;
- terapia das pedras quentes, que é relaxante, revigorante;
- pindas chinesas e candle massage, para relaxamento;
- tratamento com manta térmica associado a princípios ativos, para redução de medidas, gordura localizada e celulite.
6. Faça promoções
Se é certeza que no inverno os seus clientes atuais deixarão de frequentar o seu espaço, ofereça vantagens e promoções diferenciadas.
Uma dica é presenteá-los com cartões fidelidade. Dessa forma, será mais fácil dar continuidade aos tratamentos, e ainda propor novos procedimentos, principalmente os que são mais eficazes durante o inverno.
Avalie seus rendimentos, programe-se para essa época do ano e faça os investimentos certos a fim de que não comprometam sua receita e deixe o seu cliente confortável e satisfeito!
Quer mais dicas de como atrair e manter clientes no inverno ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!
*Este conteúdo foi publicado em junho de 2017 e atualizado em julho de 2024.