fbpx

Benefícios do Pilates: conheça mais sobre o método

Publicado por Priscilla Cardoso em 27/04/2011 - Nenhum comentário


Benefícios do Pilates: conheça mais sobre o método

*Artigo atualizado em abril de 2023.

 

”Depois de 10 sessões você notará uma diferença, depois de 20 sessões outros notarão, depois de 30 sessões você terá um corpo todo novo.” (Joseph Pilates)

 

O método Pilates, desenvolvido pelo alemão que deu nome à técnica (Joseph Pilates), encanta a todos os seus usuários, desde que chegou ao Brasil.

Quem dele desfruta, se fascina e acolhe todos os inúmeros benefícios proporcionados.

A técnica promove consciência corporal, que aumenta a performance nas atividades diárias e profissionais, provocando uma melhora na qualidade de vida.

Conheça mais sobre o método em si e os benefícios do Pilates.

 

Princípios do Pilates

O Pilates chegou ao Brasil trazido por bailarinos certificados nos Estados Unidos, tornando-se cada vez mais difundido e conhecido pela população.

Entretanto, os exercícios podem ser feitos por indivíduos de qualquer idade e fazem uso de princípios como: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência do movimento.

A técnica é dinâmica e pode ser ministrada em solo ou em equipamentos.

Imagine seu corpo se envolvendo em exercícios que proporcionam resistência e fortalecimento, alongamento, flexibilidade, agilidade, além de alinhamento, melhorando alterações posturais.

Assine nossa newsletter

 

Benefícios do Pilates

É extensa a lista de benefícios que o método proporciona. Dentre eles:

  • Fortalece os músculos;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Promove o equilíbrio entre o corpo e a mente;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Diminui tensões musculares e fadiga;
  • Alivia o estresse;
  • Fortalece os músculos abdominais;
  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Elimina dores crônicas de articulações e coluna vertebral;
  • Otimiza a postura;
  • Aumenta a qualidade de vida e bem-estar;
  • Propicia a harmonia corporal;
  • Melhora a concentração;
  • Propicia alinhamento corporal;
  • Promove fluência e eficiência de movimento;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a qualidade do sono.

 

Artigos Relacionados

 

Benefícios do Pilates para gestantes

O Pilates é um exercício físico totalmente indicado para gestantes, a fim de manter o corpo forte e flexível. Além disso, auxilia no retorno da forma corporal após o parto.

Os exercícios auxiliam no bem-estar durante a gestação, sendo realizados de acordo com o período gestacional, beneficiando a mamãe e o bebê.

Ajuda ainda nos movimentos respiratórios e no trabalho da musculatura abdominal, e exercita a musculatura do assoalho pélvico, o que colabora na hora do parto e no alinhamento postural, evitando dores como as na região lombar.

 

Benefícios para alterações posturais

Com a correria do dia a dia, a vida sedentária e a utilização cada vez maior da tecnologia, ficamos mais tempo sentados e praticamos atividades que comprometem cada vez mais nossa postura. Dessa forma, desenvolvemos com maior frequência problemas posturais.

O Pilates auxilia no alinhamento da coluna vertebral, trabalhando sua mobilidade e flexibilidade, melhorando queixas de dores e desalinhamentos posturais. 

Dessa maneira, a técnica melhora sintomas gerados por diversas alterações como: artrose, escoliose, hiperlordose, hérnia de disco, disfunções cervicais, dentre inúmeros problemas na postura.

 

Benefícios do Pilates para adolescentes

Para os adolescentes, o Pilates ajuda a evitar e a corrigir alterações causadas por má postura, excesso de peso e crescimento rápido, as quais muitas vezes proporcionam dores e encurtamento muscular.

Pelo fato de possuir exercícios intensos e desafiadores, os adolescentes gostam muito da técnica.

Além dos inúmeros benefícios posturais, o método melhora também a concentração, disciplina e coordenação motora.

 

Benefícios do Pilates para hérnia de disco

Devido à vida sedentária e pela falta de orientação com a postura correta, o número de portadores de hérnia de disco cresce a cada dia, não importando a idade ou o sexo.

O Pilates tem excelentes resultados com esses indivíduos, os quais passam de dores diárias, para uma vida saudável sem dor. São incríveis os resultados, quem tentou, indica com segurança.

O método foca no fortalecimento da musculatura abdominal e ao redor da coluna, estabilizando-a, além de trabalhar o alongamento muscular, o alinhamento postural e ensinar os indivíduos a corrigirem atividades diárias que podem ser prejudiciais.

 

Benefícios do Pilates para osteoporose

O Pilates é um método que pode ser desfrutado por indivíduos portadores de osteopenia e osteoporose.

A técnica possui exercícios específicos para esse tipo de alteração, com o intuito de diminuir a perda óssea, estabilizando a evolução da doença.

Por se tratar de um método que pode ser ministrado de forma individualizada, esse público se beneficia muito com a técnica.

 

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre os benefícios do Pilates? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

E-book Clínica de Fisioterapia Esportiva - Baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments