fbpx

Argilas: agindo em favor da beleza e da saúde

Publicado por FisioFernandes em 29/07/2014 - Nenhum comentário


Argilas: agindo em favor da beleza e da saúde

*conteúdo atualizado em outubro de 2023.

 

A argiloterapia, ou geoterapia, é a arte de cuidar da saúde e da beleza utilizando diferentes tipos de argilas medicinais. Mas afinal, o que são as argilas?

Trata-se de um componente mineral (uma “terra” medicinal), coletada diretamente do solo, composta especialmente por óxido de alumínio, óxido de silício e água.

Os tratamentos feitos com argilas já são usados há milhares de anos. As civilizações antigas (egípcios, árabes, chineses, babilônios e outros) já se beneficiavam de suas propriedades.

 

Benefícios da argiloterapia

As argilas são compostas por minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, potássio, fósforo e o manganês, além de terem propriedades que atuam na esfoliação. Confira alguns dos inúmeros benefícios da argiloterapia.

  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Reduz a tensão muscular;
  • Combate a acne;
  • Contribui no controle da oleosidade da pele;
  • Estimula o relaxamento;
  • Alivia os sintomas do estresse;
  • Melhora os sintomas da psoríase;
  • Ajuda nos protocolos de lifting facial, gordura localizada, celulite, redução de medidas e flacidez.

 

Tipos de argilas e suas funções

As cores diferentes dependem do tipo de solo e dos componentes presentes. Nos tratamentos estéticos também são várias as funções e aplicabilidades. Confira!

 

Argila verde

De pH neutro, é rica em silício. Possui efeito esfoliante suave, desintoxicante e adstringente. 

Perfeita para ser utilizada em tratamentos faciais de acne e oleosidade excessiva, após a extração durante a limpeza de pele.

No couro cabeludo, ajuda a controlar a oleosidade, caspa e queda de cabelo. E em tratamentos corporais, com ataduras e bandagens, é usada para redução de edemas.

 

Argila vermelha

Rica em silício e também em ferro, ativa a circulação e possui efeito tensor.

Pode ser utilizada especialmente em protocolos de revitalização e nos tratamentos faciais com objetivo de hidratação intensa, aumentando a maciez e a sedosidade da pele.

Assine nossa newsletter

 

Argila branca ou caulim

Rica em silício e alumínio, possui pH muito próximo ao da pele. É a mais suave das argilas.

Tem efeito revitalizador, remineralizador, desintoxicante, ativador da circulação, tensor e clareador e antirradicais livres. 

Em clínicas de estética, é muito utilizada para tratamentos de peles envelhecidas, ressecadas, manchadas e para aumentar o tônus da pele.

Também é uma das mais utilizadas em protocolos de limpeza de pele (pós-extração) por seu alto teor desintoxicante e por ser bem aceita em peles sensibilizadas. Absorve a oleosidade sem desidratar.

 

Argila preta

Argila mais rara de ser encontrada, com elevado teor de silício, alumínio e titânio. Seus efeitos são anti-inflamatórios, cicatrizantes, tensores e desintoxicantes.

É a mais utilizada para desintoxicação corporal (banhos de lama negra), boa para sessões de relaxamento e antiestresse (pode ser usada em bandagens ou em cremes de massagem).

Também pode ser aplicada no rosto em peles intoxicadas (por cigarro, por exemplo). Como absorve oleosidade, é melhor em peles mais oleosas.

 

Argila amarela

Rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular, aumenta a elasticidade da pele.

É mais adequada para peles secas e frágeis e combate o envelhecimento cutâneo precoce. Uma das mais usadas em hidratações profundas, rugas e linhas de expressão.

 

Artigos Relacionados

 

Argila roxa

Especialmente utilizada nos tratamentos faciais, essa argila tem efeito refrescante, calmante e com ótima ação rejuvenescedora.

Induz à manutenção do gel celular, estimulando a produção de colágeno. É muito usada em tratamentos de rugas e também de flacidez tissular.

Possui ainda ação adstringente suave sem causar ressecamento na pele, combate radicais livres (ação antioxidante) e clareia suavemente.

 

Argilas na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra diversos tipos de argilas que podem ser adquiridas no site, no televendas e loja física. 

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.

Quer saber mais sobre como as argilas agem em favor da beleza e da saúde? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar!

e-book Empreendedorismo na Estética: principais abordagens para o sucesso - baixe agora

 


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments