Se você já se perguntou se Botox realmente funciona, saiba que não está sozinho.
A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é um procedimento estético que promete suavizar rugas e linhas de expressão. Mas será que ele realmente proporciona os resultados desejados?
Com o objetivo de tirar todas as dúvidas a respeito desse assunto, elencamos uma série de informações para que seja possível compreender a eficácia do Botox, seus benefícios e como ele funciona para rejuvenescer a aparência facial. Confira!
O que é Botox
É uma substância composta por uma forma diluída da toxina botulínica, uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É comumente utilizada em procedimentos estéticos para reduzir temporariamente a aparência de rugas e linhas de expressão.
Ao ser injetada em áreas específicas do rosto, a substância paralisa temporariamente os músculos responsáveis pelas rugas, proporcionando uma aparência mais suave e jovem.
Além disso, o Botox também pode ser usado para tratar algumas condições médicas, como hiperidrose (excesso de suor) e enxaquecas crônicas.
Diferença entre toxina botulínica e o ácido hialurônico
Embora ambos sejam tratamentos populares para rejuvenescimento facial, eles têm diferenças entre si.
O Botox age relaxando temporariamente os músculos para reduzir as rugas dinâmicas, como as rugas de expressão.
Já o ácido hialurônico preenche áreas com perda de volume, como sulcos e linhas estáticas.
Enquanto o Botox tem efeito temporário de três a seis meses, o ácido hialurônico pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do produto utilizado.
Vale lembrar que ambos são procedimentos seguros e eficazes, mas um especialista é o profissional mais indicado para determinar qual das opções é a mais adequada às necessidades e particularidades de cada paciente.
Idade mais indicada para iniciar o uso
Mesmo podendo ser utilizado de forma preventiva já a partir dos 25 anos, em geral, o uso de toxina botulínica é recomendado a partir dos 30, idade aproximada na qual os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer.
No entanto, a decisão de usar Botox depende de fatores individuais, como o tipo de rugas, o grau de incômodo e as expectativas pessoais.
É importante consultar um dermatologista ou médico especializado para avaliar se o Botox é adequado para você e obter orientações sobre o melhor momento para iniciar o tratamento.
Aplicação
O Botox é aplicado por meio de injeções em pontos específicos do rosto. O procedimento é rápido e relativamente indolor.
Após a aplicação, leva-se cerca de três a cinco dias para começar a notar os efeitos, que atingem seu máximo em cerca de duas semanas.
Duração do efeito
Os efeitos das aplicações geralmente duram de três a seis meses, variando de pessoa para pessoa.
Após esse período, a toxina é gradualmente absorvida pelo organismo e é necessário fazer uma nova aplicação para manter os resultados.
Somente um profissional qualificado pode fazer uma avaliação precisa e dar informações específicas sobre o tempo de duração específico para cada caso.
Um procedimento sem marcas
Por ser considerado um procedimento não fisiológico, o Botox não deixa marcas visíveis após a aplicação.
Após o procedimento, pode haver uma leve vermelhidão no local da injeção, que geralmente desaparece em poucas horas.
Não requer repouso
Não é necessário um período de repouso e, portanto, a maioria das pessoas já pode retomar suas atividades normais imediatamente após o procedimento.
Contudo, é importante seguir as orientações do profissional, evitando baixar a cabeça ou deitar-se nas próximas quatro horas após a aplicação, fazer exercícios físicos e massagear o local da aplicação durante as primeiras 24 horas.
Artigos Relacionados
Diferença entre Botox preventivo e corretivo
Existe uma diferença entre as formas de aplicação e cada uma possui objetivos, metas e resultados próprios.
Botox preventivo
É aplicado em pessoas mais jovens, geralmente na faixa dos 20 aos 30 anos, com o objetivo de evitar o aparecimento dessas marcas indesejadas.
O tratamento é realizado em pontos estratégicos do rosto, como a testa, glabela, lateral dos olhos e queixo, onde as rugas tendem a se formar ao longo do tempo.
O Botox preventivo relaxa os músculos faciais, impedindo estrategicamente a formação de vincos profundos e prolongando a juventude da pele.
Botox corretivo
É usado para suavizar rugas e linhas de expressão já existentes, mais proeminentes, as chamadas “rugas e linhas de expressão dinâmicas”, ou seja, que se formam pela contração muscular cotidiana.
A toxina botulínica é injetada diretamente nos músculos responsáveis pelas rugas, relaxando-os e melhorando a aparência das marcas.
O efeito é temporário e pode durar de três a seis meses, sendo necessárias aplicações de manutenção para que perdurem os resultados
O procedimento é realizado por um profissional especializado e os resultados são visíveis já poucos dias após a aplicação.
Contraindicações
Embora o tratamento com Botox seja amplamente utilizado e seguro, existem contraindicações a serem consideradas como, por exemplo, mulheres grávidas ou lactantes.
Pessoas com complicações ativas na área de tratamento, como dermatite ou psoríase, alergias à toxina botulínica ou a algum dos componentes da fórmula, bem como para portadores de doenças neuromusculares ou coagulopatias (ainda que estejam sendo devidamente tratadas) também devem evitar o procedimento.
Além disso, é importante informar ao profissional sobre qualquer condição médica pré-existente ou mesmo sobre o uso de medicamentos, pois podem agir de forma combinada, influenciando na segurança e eficácia do tratamento.
Como manter os resultados por mais tempo
Para garantir que os resultados da toxina botulínica durem o máximo possível, é importante adotar algumas medidas de cuidado.
- Seguir as orientações do profissional que realizou o procedimento e evitar tocar ou massagear a área tratada por, pelo menos, 24 horas;
- Evitar a exposição excessiva ao sol, utilizando protetor solar diariamente para proteger a pele. Além disso, manter uma rotina regular de cuidados com a pele, incluindo limpeza suave, hidratação adequada e uso de dermocosméticos de qualidade;
- Manter uma alimentação saudável e rica em antioxidantes, que contribuem para a saúde da pele;
- Beber bastante água para hidratar o organismo em sua totalidade;
- Evitar hábitos prejudiciais, como fumar e consumir álcool em excesso;
- Caso seja recomendado pelo profissional, agendar sessões de acompanhamento para ajustes necessários.
Os resultados são temporários e variam de pessoa para pessoa, mas ao adotar essas práticas, é possível prolongar os benefícios do tratamento.
Informações que podem fazer a diferença no procedimento
Diante de tantas orientações sobre como funciona e como, realmente, o Botox dá resultado, existem algumas informações que, se seguidas, farão a diferença no procedimento.
O Botox pode ser considerado “a cereja do bolo” nos tratamentos estéticos, já que ele não ira tirar linhas e rugas já instaladas, e sim evitar a formação de novas.
Dessa forma, o profissional pode sempre propor um tratamento, se necessário, como microagulhamento, ultrassom facial microfocado, radiofrequência e, por último, o Botox.
Outro ponto importante é que quando o pré-Botox é associado ao procedimento, os resultados são prolongados, pois uma pele com saúde, estimulada e com banco de colágeno irá manter por mais tempo a ação do produto.
Além disso, não adianta aplicar o Botox sem que a pele passe, por exemplo, por uma limpeza para remover a sujidade, eliminar toxinas, e ser oxigenada.
Vale destacar ainda que como hoje existem vários recursos não injetáveis, sejam estes aparelhos ou dermocosméticos, são diversas as possibilidades de cuidados de estética preventiva, a fim de deixar os injetáveis para quando for realmente necessário. Dessa forma, seu efeito será melhor.
A proposta do profissional é não ser “injetador” e sim oferecer um tratamento sempre.
Quer saber mais ou ainda tem dúvidas se Botox dá resultado? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!