Quando se fala em ultrassom, logo pensamos em exames de imagem, mas há tempos que o ultrassom também é utilizado para tratamentos estéticos. O ultrassom de alta potência, por exemplo, é um ótimo aliado no tratamento de gordura localizada.
Portanto, confira em seguida como o equipamento funciona neste tipo de protocolo.
O que é ultrassom
O ultrassom é uma onda mecânica, que possui frequência superior à capacidade da audição humana, aproximadamente 20 kHz.
Como é capaz de ultrapassar a pele, consegue mostrar o lugar de estruturas dentro do corpo humano, desse modo, é muito utilizado como exame para avaliar a saúde dos órgãos e tecidos do corpo por meio da ultrassonografia.
Como funciona o ultrassom estético
O ultrassom estético é diferente do ultrassom médico, sendo pequeno e fácil de transportar.
É usado na estética para o tratamento de celulite, pré e pós-operatório e para o tratamento de gordura localizada.
Para o tratamento de gordura localizada, usamos o ultrassom de alta potência, que atua de maneira mecânica ao penetrar até 15 mm na pele.
Dessa maneira, o ultrassom de alta potência é capaz de comprimir e “puxar” de maneira alternada as células adiposas, fazendo com que estas se quebrem.
Em alguns aparelhos, outras tecnologias como radiofrequência e infravermelho também são utilizadas.
Artigos Relacionados
- 5 acessórios de estética sobre os quais todo profissional deve entender
- Atendimento em domicílio na estética: 8 dicas para obter sucesso
Número de sessões
O número de sessões pode variar em conformidade com o tipo de tratamento, mas no caso do ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, as sessões devem ser realizadas em intervalos de um mês, no mínimo.
O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou no máximo três, não sendo recomendado aplicar sessões de manutenção, mas sim o recomeço de novos tratamentos.
Cuidados antes das sessões
Para aplicar o ultrassom estético, a pele deve estar sem ferimentos, além disso, também é indicado perguntar ao paciente se este está fazendo uso de algum medicamento que possa alterar a coagulação sanguínea, já que remédios desse tipo podem ocasionar a incidência de hematomas depois da sessão.
Cuidados depois das sessões
Geralmente não há necessidade de cuidados depois das sessões, sendo indicada apenas a realização de atividades físicas para queimar a gordura localizada que foi quebrada durante o tratamento.
Contraindicações e algumas observações
O ultrassom de alta potência é contraindicado para pessoas com câncer, colesterol ou triglicérides muito altos, com mau funcionamento do fígado, problemas de coagulação e gestantes.
Diabéticos também devem tomar um maior cuidado ao realizar esse procedimento, pois o ultrassom pode gerar uma agressão nos tecidos.
Possíveis complicações ultrassom estético
No local onde o ultrassom foi aplicado pode ocorrer um inchaço ou vermelhidão, que normalmente dura horas ou alguns dias. Também podem aparecer pequenos pontos arroxeados na pele, os quais indicam microssangramentos que normalmente duram por volta de uma a duas semanas.
Em alguns casos, também pode ocasionar o surgimento de hematomas, nódulos e estriações temporárias. E, em casos mais raros, o local da pele onde foi aplicado o ultrassom pode ficar mais escuro por um ou dois meses.
Além disso, o profissional deve ser capacitado para realizar o procedimento, pois quando não é aplicado da maneira correta, o ultrassom pode causar graves queimaduras na pele do paciente.
Complementação do tratamento
É muito importante que o profissional oriente o cliente a complementar o tratamento com alimentação balanceada, atividade física e drenagem linfática.
Alimentação
Adotar uma alimentação equilibrada é essencial, pois os alimentos possuem nutrientes construtores. Por isso, oriente o seu paciente a evitar a ingestão de carboidratos simples e frituras após o procedimento.
Atividade física
Já a atividade física contribui para melhorar a circulação. Quando o ultrassom é utilizado para a quebra de gordura, esta é metabolizada no fígado e vira energia. Se ela não for gasta em alguma atividade, voltará a ser convertida em gordura e se depositará onde estava antes.
Drenagem linfática
Por fim, a drenagem linfática melhora a circulação e o metabolismo da região massageada. E ao fazer o tratamento para quebrar o tecido adiposo, a drenagem contribui na reabsorção da gordura pelo sistema linfático, acelerando o processo.
Na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra o ultrassom de alta potência Heccus Turbo Ibramed para que sua clínica possa inovar em tratamentos de alta performance para redução de medidas. Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre ultrassom de alta potência? Deixe seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar!
Pingback: Por que o Heccus Turbo é um aliado no tratamento de gordura localizada - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Aplicações do Heccus Turbo: Tratamentos indispensáveis para sua clínica - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: O que é Lipo light? - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Lipocavitação - Sonofocus - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Ultrassom: Vale mesmo a pena ter um? - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: 8 procedimentos para perder gordura localizada - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Quais são suas dúvidas sobre tratamentos estéticos? 10 perguntas e respostas - Blog da Fisio Fernandes