Olá amigos,
“Quanto cobrar pelo meu atendimento?” Essa é uma pergunta muito frequente entre os profissionais autônomos, seja da fisioterapia, estética ou fitness.
Tenho 3 parâmetros que podem te ajudar com essa dúvida.
1- Observe quanto o mercado paga pelo serviço que você pretende vender.
2- Avalie seus custos: aluguel, mão de obra, insumos, enfim, tudo o que compõe as suas despesas.
3- Entenda a diferença entre preço e valor, vou explicar com alguns exemplos.
Preço é que você paga na compra de um produto ou serviço ou seja, o meio de pagamento que pode ser dinheiro, cartão, transferências bancárias.
Valor é o que você leva para casa, pode ser desde o produto que você coloca dentro da sacola ou uma satisfação, realização pessoal. Procure saber, usando boas perguntas, qual o valor importante para seu cliente. Por exemplo:
Clientes de Estética: Se forem jovens, provavelmente buscam resultados imediatos, por exemplo, emagrecer hoje. Clientes de meia idade normalmente buscam aumentar a autoestima, envelhecer bonita.
Fisioterapia: Os clientes que buscam o fisioterapeuta geralmente querem resultados voltados para a saúde, ou seja, voltar a andar, alívio das dores, voltar a praticar esportes, melhorar a sua postura.
Fitness: Os que buscam as academias ou Pilates, provavelmente querem superar obstáculos, atingir metas, ter mais energia e conseguir se superar. Esporte é saúde e bem-estar físico e mental.
Sabendo que esses são os desejos da maioria, você não pode errar, porque isso vai muito além de um pacote estético, sessões de fisioterapia e treino em academias.
O que eu quero dizer é que esses são os motivos pelo qual a maioria das pessoas procuram tratamentos na área de saúde e bem-estar, mas não padronize, busque o valor que é importante para cada cliente.
Entender os desejos do seu cliente é muito importante para compor o seu preço. Além disso, quando você compreende essas expectativas consegue estabelecer quais são os seus serviços que atendem o objetivo do seu cliente.
Cobre por aquilo que você Sabe e não por aquilo que você Faz. Ou seja, considere também o quanto você estudou e se qualificou para conseguir montar a sua clínica.
Se tiver com dúvida, ou precisar de ajuda para compor o seu preço, me mande um e-mail e podemos fazer esse exercício juntos 🙂
Grande abraço,
Antônio Carlos