Há 30 anos atrás, quando comecei a trabalhar com produtos para saúde e bem-estar, os tempos eram diferentes e praticamente não existia o digital. Para vender aparelhos de fisioterapia ou estética, era preciso ir pessoalmente até o cliente ou enviar um orçamento pelo correio.
Hoje tudo é agora!
Conseguimos nos comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e com transferências de dados e imagens.
Estamos inseridos em uma era de grande ansiedade, pois queremos obter respostas sobre tudo na hora e isso inclui informações sobre um tratamento estético ou de reabilitação.
Trabalhando na área comercial sempre tive como missão contribuir com o sucesso de meus Clientes, ofertando uma boa relação investimento/retorno na compra de produtos e equipamentos. Percebi também a importância de lhes passar dicas sobre empreendedorismo para proteger seus ganhos e tendo como objetivo principal a prosperidade em suas clínicas e consultórios.
Em um determinado momento notei que era preciso me atualizar e para isso busquei uma Graduação em Marketing e Vendas, apesar de já estar com 40 anos de idade e de ter uma boa bagagem profissional. Recentemente concluí minha pós-graduação de Marketing Digital e isso me ajudou a entender o novo Consumidor 2.0, porque foi preciso adequar minha linguagem para chegar até eles.
Apesar das mudanças no mercado, o Profissional de Saúde é o mesmo, seja fisioterapeuta, esteticista, nutricionista, professor de educação física ou autônomo, mas a forma de vender os serviços mudaram bastante. Se eu não tivesse buscado capacitação e voltado a estudar, as dificuldades seriam bem maiores para continuar com minha empresa e dar apoio aos meus Clientes empreendedores.
Nesse post, conto um pouco de minha história para dar uma dica para quem ainda está estudando:
Conclua seu curso ou graduação e trabalhe durante pelo menos um ou dois anos como empregado em uma clínica ou consultório, coloque a “mão na massa”, aproveite esse tempo para adquirir um pouco de prática e manejo. Após esse tempo com certeza você terá certeza que sua vocação profissional está alinhada com sua missão de entregar mais saúde e bem estar aos seus Clientes! Após ter essa percepção é que sugiro a você escolher sua especialização ou pós-graduação. Provavelmente, antes de finalizar sua graduação, a faculdade fará grande pressão para que embarque em uma pós já na sequência, mas vá com calma! Eles vendem capacitação e diplomas, mas tem um tempo certo para tudo na vida!
Isso já será um bom começo, pois em cada área do seu negócio, você precisará de um conhecimento específico e isso vai incluir um pouco de gestão. Por exemplo, você precisará de noções de contabilidade, conhecimento em alguns aspectos financeiros, como lidar com funcionários e clientes diferentes, além de conceitos e aplicação prática do marketing pessoal.
O que quero passar a você leitor com essa parte de minha história de vida é a importância de uma atualização permanente, ou seja, estudar é para sempre!
Grande abraço,
Antônio Carlos
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