* artigo atualizado em julho 2021
O vapor de ozônio é um equipamento indispensável no atendimento diário dos profissionais de estética, principalmente em tratamentos de pele.
A vaporização proveniente do aparelho proporciona emoliência e dilatação dos poros, o que favorece o processo de limpeza profunda da pele, esfoliações e hidratações faciais e corporais.
Entretanto, a utilização indevida do equipamento pode causar riscos no atendimento. Para evitar que isso aconteça, selecionamos alguns cuidados indispensáveis a que o profissional de estética deve estar atento. Confira!
Indicações do vapor de ozônio
Entre suas principais indicações do vapor de ozônio, podemos citar:
- Emoliência e descontaminação no preparo da limpeza de pele;
- Hidratação na terapia capilar;
- Emoliência no preparo prévio da esfoliação para o protocolo de revitalização cutânea;
- Emoliência para a esfoliação na hidratação corporal;
- A ação de emoliência do vapor associa-se ao efeito bactericida e fungicida do ozônio que muito auxilia no processo de desinfecção da pele, reduzindo a flora bacteriana contaminante na pele acneica. Sua utilização facilita e favorece diversos procedimentos nos trazendo praticidade no atendimento e inúmeros benefícios ao paciente.
Uso indevido do vapor de ozônio
A forma indevida de uso e a falta de cuidados com a qualidade da água são os maiores agravantes para a possibilidade de ocorrências de riscos no atendimento.
É comum encontrarmos incidentes como jatos de água fervente sendo projetados pela cânula do vapor, borbulhamento de água fervente para fora da caldeira, arrebentamento da caldeira durante o processo de fervura da água, entre outros.
Esses incidentes são responsáveis por sérias queimaduras, tanto em profissionais como em pacientes, e são fatores que denigrem a qualidade do atendimento do profissional, podendo repercutir negativamente em sua atuação profissional, além de gerar possibilidades de responder judicialmente pela negligência.
7 cuidados indispensáveis ao utilizar o vapor de ozônio
Para que situações como essas sejam evitadas, são necessários alguns cuidados imprescindíveis, como:
1. Qualidade do equipamento
Adquirir equipamentos de fabricantes idôneos, que tenham registro no Ministério da Saúde.
2. Testar o aparelho
Ao comprar o equipamento, testá-lo antes do uso em pacientes.
3. Qualidade da água
- Utilizar sempre água filtrada, que é livre de impurezas, microrganismos, partículas de areia e de terra, pedregulhos, etc;
- Observar se a água forma espuma excessiva ao ferver, pois dependendo do tratamento que essa água recebe da rede de fornecimento, pode apresentar componentes que modificam a sua qualidade;
- Sempre que possível, ferver e reservar a água antes de adicioná-la ao vapor, para eliminar o excesso de cloro que costuma sedimentar-se nas paredes internas da caldeira do equipamento sob a forma de pequenos cristais. Cristais esses que podem se desprender e entupir a saída do vapor, provocando jatos de água fervente.
4. Volume e temperatura da água no equipamento
- Antes de ligar o vapor para iniciar o atendimento, observar se o volume de água é adequado e suficiente;
- Nunca adicionar água fria dentro da caldeira fervendo.
5. Atenção à tampa do equipamento
Observar se a tampa está bem rosqueada, vedando perfeitamente a caldeira para evitar vazamentos e borbulhamentos de água fervente.
6. Tempo de aplicação
Não exceder o tempo de aplicação do vapor de ozônio além de cinco minutos. O ozônio é um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, mas em excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado, portanto, não é aconselhável seu uso por tempo prolongado, principalmente por gestantes.
7. Sem óleos essenciais
Nunca adicionar óleos essenciais para aromaterapia à água, pois estes danificam o funcionamento do equipamento. Para aromaterapia, muitos fabricantes oferecem diversos recursos apropriados e que não comprometem a segurança do sistema de vaporização do equipamento.
Esses cuidados indispensáveis, com certeza, garantirão o uso do vapor de ozônio com maior segurança, e trarão melhores resultados aos procedimentos estéticos, preservando os pacientes e assegurando o sucesso do profissional.
Artigos Relacionados
- Ozonioterapia capilar: o que é e quais são os benefícios
- Estou começando agora: qual aparelho de estética devo comprar?
Vapor de ozônio na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra Dermosteam, o vapor de ozônio da Ibramed, que pode ser adquirido em até 12 vezes, sem juros, no site, televendas e loja física.
Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre cuidados indispensáveis na utilização de vapor de ozônio? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Muito interessante esse texto
Muito interessante mesmo esse texto!Muito obrigada por contribuir com seu conhecimento!=)
Obrigada Ágatha!
Continue sempre vendo as novidades em nosso blog!
Será sempre muito bem vinda!
Pingback: Quais são suas dúvidas sobre tratamentos estéticos? - Blog da Fisio Fernandes