fbpx

Ultrassom: Vale mesmo a pena ter um?

Publicado por Priscilla Cardoso em 17/07/2013 - 34 Comentários


Ultrassom: vale mesmo a pena ter um?

*artigo atualizado em abril de 2021

Descubra se vale mesmo a pena ter um aparelho de ultrassom.

Nas consultorias de estética realizadas pela Fisio Fernandes, muitos profissionais da área demonstram insegurança na hora de adquirir equipamentos para potencializar o efeito de seus tratamentos corporais, que geralmente, são feitos à base de massagens modeladoras e drenagem linfática manual.

A pergunta mais comum é: “Quero comprar meu primeiro aparelho para complementar meus tratamentos corporais. Qual o mais indicado?” E nossa resposta quase sempre é: Ultrassom de 3Mhz!

Com o objetivo de esclarecer os motivos dessa indicação, selecionamos algumas informações úteis que poderão auxiliar outros profissionais com a mesma dúvida. Confira!

 

Efeitos do ultrassom

O equipamento produz quatro efeitos fisiológicos básicos, que são importantíssimos para os tratamentos estéticos. São eles:

 

Resposta biológica

O ultrassom aumenta a permeabilidade das membranas, facilitando a transferência de fluidos e nutrientes para os tecidos, “empurrando” as moléculas através da pele.

Esse processo, conhecido como fonoforese por meio do ultrassom, no qual utilizamos géis com princípios ativos como a cafeína, centella asiática, castanha da índia, arnica e outros, é um grande aliado nos tratamentos de combate à gordura localizada e celulite, pois melhora a performance dos cosméticos.

 

Efeito mecânico

Esse recurso do ultrassom é causado pelo movimento oscilatório das partículas intra e extracelulares. O conjunto de efeitos forma a micromassagem, que é interessante para:

  • Produzir um aumento da permeabilidade das membranas celulares, com incremento do intercâmbio de fluidos, favorecendo os processos de difusão e melhorando o metabolismo celular;
  • Favorecer a liberação de aderências, provavelmente pela separação das fibras colágenas.

 

Respostas químicas

As vibrações provocadas pelo ultrassom estimulam os tecidos a aumentarem os processos químicos locais, como o crescimento de produção de colágeno e de fibras elásticas, melhorando a firmeza da pele.

 

Efeito térmico

O efeito térmico do ultrassom provoca o aumento da vascularização do tecido, melhora a oxigenação local, aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, facilitando assim a dissolução de nódulos de gordura e de celulite.

 

Artigos Relacionados

 

Indicações do ultrassom

Na estética, é indicado para:

  • Romper nódulos de celulite I, II e III;
  • Descompactar nódulos de gordura e fibroses;
  • Reabsorver edemas e equimoses pós-traumáticos
  • Pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas (por sua ação anti-inflamatória, o ultrassom pode ser usado no pós-operatório imediato, logo após 72 horas, agindo sobre a cicatrização e sobre os edemas na área. O ultrassom ainda evita a formação de fibroses características do pós-operatório tardio).

 

Associação com outras técnicas

É importante salientar que a  associação do ultrassom com outras técnicas é essencial para potencializar os efeitos dos tratamentos. Desta forma, podemos abusar de outras terapias em conjunto, como a drenagem linfática manual; massagem modeladora e massagem turbinada; endermologia; vacuoterapia; carboxiterapia; terapia combinada (aplicação de corrente elétrica em conjunto com ultrassom); entre outros.

Também é fundamental fazer recomendações quanto à alimentação e atividade física para que o objetivo seja alcançado com maior eficácia.

Assine nossa newsletter

 

Equipamentos de ultrassom recomendados

 

Equipamentos de ultrassom na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra  equipamentos de ultrassom que podem ser adquiridos no site em até 12 vezes sem juros, ou em até 48 vezes no televendas e loja física. 

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.

E-book Protocolo de Tratamento para Gordura Localizada com Heccus Turbo - Baixe agora!

 


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
34 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra Regina da Cruz Souza
Sandra Regina da Cruz Souza
3 anos atrás

Amei a dica!!! Obrigada por compartilhar.

Mariana
Mariana
4 anos atrás

Ola, Comprei um aparelho de ultrassom corporal (da UltraLipo) para fazer em casa e gostaria de saber se ele é realmente eficaz.

Priscila Moro
Editor
4 anos atrás
Reply to  Mariana

Olá Mariana
Como vai?
Infelizmente não conheço esse aparelho.

Keilab
Keilab
4 anos atrás

Bom dia, tenho o sonopulse compact normal, minha irmã era esteticista porém faleceu e fiquei com alguns aparelhos.
Gostaria de usar, mas não sei qual a forma correta e para que serve o aparelho.
Você poderia me ajudar?

Priscila Moro
Editor
4 anos atrás
Reply to  Keilab

Ola Keila
Como vai?
É muito importante que o ultrassom seja utilizado por uma profissional, pois devido aos parâmetros específicos e importante um conhecimento para
não ter nenhum problema.
Procure uma profissional habilitada para que ela faça uma avaliação e faça as orientações.
Obrigada

Erica vieira
Erica vieira
5 anos atrás

Bom dia fernanda , vc poderia me ajudar qual melhor programacao pra utilizar o ultrassom 3mhz / 21 de w / e 7cm era) da ibramed … pra tratar a flacidez de pele corporal , p aumento de colageno, o ideal seria no continuo ou pulsado , quanto tempo por quadrante?

Erica vieira
Erica vieira
5 anos atrás

Bom dia fernanda . Qual melhor programacao com o ultrassom compact da ibramed ( 3mhz e 21w , 7 cm era) pra aumento e remodelacao de colageno ? Tenho duvidas se o pulsado ou continuo a potencia a ser usada max e min ideal ?

Maria do Socorro de A. Ferreira
Maria do Socorro de A. Ferreira
5 anos atrás

Adquiri um Sonopulse da Ibramed 1-3, então gostaria de saber se posso usar na face para a formação de colágeno e em caso afirmativo, qual a potência e se devo usar no modo pulsado ou contínuo. Sei que tenho que preparar a pele e colocar o gel para acoplamento.

Liza
Liza
5 anos atrás

Vc conseguiu a resposta

Rhonise Donner
Rhonise Donner
5 anos atrás

Sei que sua postagem é antiga e nao sei se vai me responder, mas gostaria de saber, se esses Mini aparelho Cavitação Ultrassom Massagem resolvem tambem resolvem. Tenho fibrose de uma cirurgia antiga e queria uma ajuda, moro nos Estados Unidos e tenho mais facilidade de comprar aparelhos mas dificuldades em consultar um médico.

Ruth
Ruth
6 anos atrás

Olá. Boa noite!
Tenho o Sonopulse 3mhz posso usar na face? Para tratar rugas!! E onde devo evitar. E uso no.modo contínuo… E a frequência? Potência? Grata

Liliam
Liliam
6 anos atrás

Posso usar na face?

Leilane dias
Leilane dias
7 anos atrás

Uso DIU Mirena posso usar o sonopulse iii ?

Leilane dias
Leilane dias
7 anos atrás

Uso DIU morena ,posso usar o sonopulse iii?

Leilane dias
Leilane dias
7 anos atrás

Comprei o sonopulse mas uso DIU ,posso usar assim mesmo?

valquiria
valquiria
7 anos atrás

ola tudo bem?
no caso da usuaria com diu de mirena pode aplicar US fonoforense no abdomem? para celulite em membros inferiores nao afeta certo? e como usar esse 3mhz no rosto?
muito obrigada

Patrícia
Patrícia
10 anos atrás

Tenho o Mega_som, tenho muitas duvidas em relação a Cavitação do aparelho. Quantas sessões por semana? O tempo? Você poderia me auxiliar?

Luiz Antonio
Luiz Antonio
10 anos atrás

S’KAMÃ COSMÉTICOS, PRODUTOS PARA HOMENS E MULHERES
DE BOM GOSTO, ALIANDO QUALIDADE E BONS PREÇOS
ATUANDO DESDE 97 NO MERCADO BRASILEIRO…

VISITEM A NOSSA LOJA: http://www.lojasgerenciais.com.br/ab295618

Daniela
Daniela
10 anos atrás

Boa atrde, tenho um Ultrassom Sonopulse III, ele tem uns 10 anos já. Onde posso levá-lo para fazer um check up???

Vera Carvalho
Vera Carvalho
2 anos atrás

Boa tarde tudo bem, gostaria comprei de vocês o sonopulse 1,0 3,0MZ gostaria de saber se pode ser utilizado em pós operatório de lipo, de papada e Bichectomia muito obrigado por enquanto aguardo o retorno de vocês?

Priscila Moro
Editor
2 anos atrás
Reply to  Vera Carvalho

Olá Vera
Boa tarde
Como vai?
Pode sim, porém após a orientação do profissional que realizou…
Ideal na frequencia de 3mhz.
Obrigado

Vera Carvalho
Vera Carvalho
2 anos atrás
Reply to  Priscila Moro

Ok Pricila muito obrigado pela atenção sobre a pergunta que fiz então vou poder usar o sonopulse 1 e3 pós operatório lipo de papada e Bichectomia certo, obrigado.