Você tomou a decisão de montar uma clínica de estética e será necessário considerar uma série de fatores para o negócio começar bem e se tornar viável. Apesar de ter iniciado a partir de um sonho, queremos incentivá-lo a seguir em frente, mesmo se surgir alguma insegurança ou dúvida. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento tão importante.
Tenha determinação, todo começo traz dificuldades
Em primeiro lugar é imprescindível ter em mente que, independentemente da área de atuação, saber que começar um novo negócio, especialmente os ligados à área de saúde, é relativamente difícil. Demora algum tempo para sua competência e reputação serem percebidas e as indicações de clientes satisfeitos com seu atendimento ainda são poucas, mas virão, com certeza. Outros fatores que podem complicar são a falta de experiência com a vivência empresarial, a autoconfiança para os casos mais complicados ou a falta de recursos para reduzir a margem de erros. Por isso, é necessário determinação, paciência e viver um dia de cada vez, essas dificuldades são normais em todo início, mas vão deixar de existir com o tempo de mercado nessa nova atividade.
Saiba por que os clientes irão procurar seus serviços
Ao montar um espaço para atendimento em estética, é preciso entender as principais razões pelas quais os clientes procuram esse serviço, mas pode ter certeza, não será comprar sessões de atendimento. Importante saber, desde o início, o que o cliente quer comprar. Parte dessa informação é possível obter na avaliação. Muitas profissionais usam uma pergunta que ajuda muito: Qual o maior problema que esta limitação lhe traz? Outro caminho é ficar atento às possíveis razões que trouxeram o cliente até o seu espaço. Conheça algumas delas:
– Melhorar a autoestima
– Um evento, como por exemplo um casamento, uma formatura
– Uma viagem ou até mesmo o fato de ter conhecido alguém especial
Prestando atenção nessas expectativas, somando o fato de que clientes da estética desejam resultados rápidos, é importante saber que, ao montar uma clínica de estética, o profissional precisa ser cuidadoso para não errar, afinal de contas os motivos pelos quais os clientes buscam uma profissional da beleza são muito fortes.
Firme parcerias
Como o resultado rápido é praticamente um desejo unânime, uma dica é sugerir que o cliente dê prosseguimento ao tratamento fora da clínica, e ofertar a ele kits de cosméticos específicos para home care – todas as marcas costumam ter itens específicos para esse tratamento – ou indicar sites de lojas virtuais para que possa adquirir diretamente e complementar o tratamento em casa.
Outra sugestão é firmar parcerias com profissionais de outras áreas da saúde que podem auxiliar no processo, contando com o apoio de nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e, até mesmo psicólogos, que podem trabalhar no espaço, por exemplo, uma vez por semana para fazer avaliação e dar uma devolutiva sobre questões ligadas ao comportamento, minimizando problemas como compulsão alimentar, compulsão por doces, entre outros. Um trabalho integrado tende a surtir um efeito mais rápido e mais eficaz.
Diferencie-se da concorrência
Ao montar uma clínica de estética é recomendável se diferenciar da concorrência mas será preciso entregar serviços diferentes ou com adicionais. Além dos clientes perceberem esse algo mais, certamente será possível também cobrar um pouco mais pelos tratamentos. Outra dica: Comece com um mínimo de presença no mundo digital. Escolha uma rede social e procure ter assiduidade nas postagens, com ao menos uma publicação a cada 15 dias. Mas é fundamental fazer um monitoramento diariamente, agradecer os comentários e responder dúvidas, pois as pessoas que interagem esperam uma resposta.
Voltando ao tema, ao ofertar serviços diferenciados, é importante divulgá-los em sua comunicação, seja ela digital ou impressa. Dois tratamentos na área de estética que têm dado um bom retorno são: atendimento em pré e pós-operatório de cirurgias plásticas ou bariátricas e o tratamento para estética íntima.
O atendimento de clientes que estão nessa fase de pré e pós-operatório é importante pois estas são intervenções que provocam transformações significativas no corpo do paciente, às vezes com traumas no tecido, manchas e edemas. A profissional de estética pode ajudar, e muito, no processo de cicatrização.
Já os tratamentos de estética íntima dedicam-se ao rejuvenescimento íntimo, flacidez e de clareamento das manchas escuras. Por se tratar de um serviço divulgado com discrição, é importante comunicá-lo com um convite como: “Consulte-nos” ou “agende uma avaliação”. Entretanto, essa avaliação não deve ser gratuita, pois isso desqualifica muito seu trabalho, desvalorizando seu tempo, espaço e conhecimento.
Falando em avaliação…
A avaliação é o momento de vender, nessa hora é imprescindível entender o que o cliente quer comprar, estando atento à mensagem subliminar por trás de seu pedido, ou seja, o profissional de estética divulga o tratamento para celulite e os clientes procuram, na verdade, a oportunidade de usar um biquíni, por exemplo. Ou a cliente vem ao espaço devido à divulgação de sessões de ultrassom de alta potência Heccus (que é usado para redução de medidas) mas provavelmente o que quer é caber num vestido novo em uma ocasião especial. Por isso é o momento mais importante, pois é a hora em que o cliente percebe sua competência e segurança ao ofertar um tratamento exclusivo para ele.
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Dica de ouro ao montar uma clínica de estética
Antes de iniciar o seu negócio, é recomendado buscar ajuda com o Sebrae de sua região. O melhor treinamento, na minha opinião, para quem está decidido a montar uma clínica de estética é o Curso CANVAS: Modelagem de Negócios. Trata-se de um treinamento presencial de 12 horas, geralmente em duas manhãs, o investimento é muito pequeno perto das ideias que irá lhe entregar. Além de ser um treinamento prático, será possível enxergar o seu negócio antes de ele começar e até sugere outras formas de se obter receita na área de estética. Um dos principais diferenciais do Canvas é que ele o convida a compartilhar suas ideias com pessoas próximas que torcem pelo seu sucesso, como familiares e amigos pois, como o conhecem além dos negócios, poderão dar dicas importantes que ajudarão a pensar coletivamente sobre como empreender na área de estética.
Atente-se à sazonalidade
Também é importante realizar ações promocionais em datas comemorativas, como Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, entre outros, e saber que em alguns períodos do ano o movimento pode cair um pouco – como no inverno – mas isso acontece também em academias, aulas de hidroginástica e outras atividades da área da saúde. Em compensação, nas estações quentes, os clientes vêm com tudo, por isso é necessário estar preparado para ambas as situações.
Ergonomia na estética: tudo o que precisa saber
Boa sorte em seu projeto para montar uma clínica de estética facial e corporal e sucesso para você! Precisa de mais dicas? Deixe seu comentário e responderemos com a maior satisfação.
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