Você sabe quais as vantagens da tecarterapia na reabilitação?
A Terapia Elétrica Capacitiva Resistiva (Tecar) é uma modalidade que oferece diversas vantagens, sobretudo na reabilitação muscular. De forma simples e não invasiva, ela provoca o aumento da temperatura interna buscando induzir diversos efeitos terapêuticos nos músculos.
Como ela funciona?
Comparada à radiofrequência em relação aos efeitos fisiológicos, princípios físicos, indicações e contraindicações, a tecarterapia é uma modalidade eletrotérmica não invasiva.
Apresenta-se em sistemas capacitivos e resistivos, onde há a aplicação de corrente elétrica de alta frequência, com faixas que variam entre 300kHz a 1,2MHz, oferecendo mais eficiência e até mesmo maior conforto durante o tratamento.
No sistema capacitivo, há principalmente o estímulo em áreas subcutâneas, desse modo, as reações provocadas em relação ao aquecimento dos tecidos potencializam a aplicação posterior no modo resistivo.
Isso ocorre porque o sistema capacitivo reduz o nível de resistência dos tecidos subcutâneos, através do efeito de vascularização que promove. Desta forma, a ação localizada pode ser superficial ou semiprofunda.
Já o sistema resistivo promove uma concentração de reações nos tecidos mais resistentes, como por exemplo: tendões, ossos e/ou áreas fibróticas.
Como esses tecidos encontram-se em áreas que possuem densidade alta e conteúdo hídrico baixo, o aumento de temperatura é maior do que em locais mais vascularizados e/ou mais moles, assim a ação por meio deste tipo de aplicação é profunda e poliarticular.
Como resultado, além de poder contar com a tecarterapia na reabilitação física, essa modalidade de tratamento também é indicada para estética íntima, facial e corporal.
O Nèartek
Para a modalidade de Tecarterapia é usado o Nèartek, um equipamento com frequências de 500kHz a 1000kHz, sendo este o primeiro no Brasil, considerado também como o mais completo do mundo.
Seu aplicador monopolar apresenta tamanhos diferentes de discos (20mm, 30mm, 50mm e 60mm) nos sistemas capacitivos e resistivos, nos modos contínuo e pulsado, para tratamentos atérmicos, térmicos ou hipertérmicos.
Os aplicadores possuem formato de semiesfera (decapolar, tetrapolar e bipolar) para áreas grandes, médias e pequenas, com ponteiras que podem ser autoclaváveis.
Desta forma, diferentes profundidades do tecido podem ser atingidas, pois o aparelho oferece modos de frequência exclusivos, tais como: frequência fixa (500kHz ou 1000kHz), frequência alternada (500kHz e 1000kHz) e frequência varredura (500kHz a 1000kHz).
O Nèartek pode ser usado em Tecarterapia na reabilitação física, estética corporal, íntima e facial.
Artigos Relacionados
Tecarterapia na reabilitação física
A Tecarterapia na reabilitação física promove inúmeras vantagens, como por exemplo: melhora da dor, redução de espasmos musculares, aumento do fluxo sanguíneo local, diminuição da fadiga e relaxamento muscular.
Esses benefícios podem ser obtidos como resultado do aquecimento tecidual durante a aplicação, que pode ser superficial ou profundo conforme a finalidade do tratamento.
Além disso, através da modalidade terapêutica de diatermias, o fluxo sanguíneo local é estimulado, promovendo a vasodilatação, nutrição tecidual e o aumento do aporte de oxigênio.
Sobretudo, a redução da dor e da fadiga muscular oferece uma melhora significativa em atividades do dia a dia, assim como em treinamentos e atividades físicas.
Como resultado, há uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. Desse modo, a Tecarterapia pode ser entendida como uma modalidade de terapia eficaz, segura e de aplicação fácil para reabilitação física.
Quer saber mais sobre a tecarterapia na reabilitação ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Pingback: Conheça Nèartek: equipamento para tecarterapia, da Ibramed - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Tecarterapia na estética: Confira 4 tratamentos que a modalidade oferece - Blog da Fisio Fernandes