fbpx

10 motivos para procurar um fisioterapeuta

Publicado por Antonio Carlos em 26/07/2011 - 2 Comentários


Por que você deve procurar um fisioterapeuta?

*artigo atualizado em agosto de 2021.

 

Você sabe em que situações procurar um fisioterapeuta?

Uma grande parte das pessoas pensa que só deve procurar um fisioterapeuta ao sofrer algum acidente ou contusão. Mas a verdade é que esse profissional da saúde é um polivalente e está apto a sanar e a prevenir os mais diversos tipos de problemas, seja ortopédico e até mesmo respiratório.

 

A fisioterapia

Trata-se de uma ciência da área da saúde que é objeto de muitos estudos e apresenta eficácia garantida.

É necessário que o fisioterapeuta tenha profundo conhecimento sobre anatomia, fisiologia, bioquímica e bioética, capacidade de diagnóstico e prescrição de terapias, além da técnica sobre a aplicação de diferentes tratamentos, tecnologias e práticas.

 

Razões para procurar um fisioterapeuta

Veja 10 bons motivos para solicitar os serviços desse profissional e obter mais qualidade de vida.

 

1. Dor

Está com dores no corpo? O fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e terapêuticas que tratam a causa da dor e não apenas seus sintomas.

 

2. Postura

Uma boa postura é fundamental. Busque profissionais da área de RPG ou Pilates, melhore seus hábitos posturais e tenha mais qualidade de vida.

 

Assine nossa newsletter

 

3. Insônia

Quer ter uma noite de sono mais agradável? A dica é procurar um fisioterapeuta especialista em distúrbios relacionados ao sono como bruxismo, síndrome das pernas inquietas e também para melhorar sua respiração e postura ao dormir.

 

 4. Incontinência urinária

Esse é um problema que atinge homens e mulheres e compromete, muitas vezes, o trabalho e a vida social de quem sofre desse mal. A fisioterapia uroginecológica trata as incontinências por meio de exercícios e aparelhos específicos.

 

5. Saúde no trabalho

Quer aumentar a produtividade dos funcionários e diminuir os índices de doenças ocupacionais? Em empresas ou organizações, o fisioterapeuta atua por meio de ginástica laboral, exercícios e massagens que deixam o trabalhador mais relaxado e produtivo.

 

6. Doenças respiratórias

Asma, bronquite, pneumonia e diversos problemas respiratórios podem melhorar muito com auxílio da fisioterapia respiratória.

 

7. Saúde da mulher

A gestação é um momento único na vida de uma mulher e para ajudar nessa hora tão especial, existem profissionais fisioterapeutas especialistas em Saúde da Mulher e Obstetrícia, que fazem acompanhamento durante e após a gestação.

 

8. Estética, beleza e cuidados com a pele

Sente incômodo com aquela gordura localizada, celulite ou mesmo outros problemas dermatológicos? A Fisioterapia Dermatofuncional ajuda a acabar com esses inconvenientes e traz de volta a autoestima.

 

9. Melhor idade

Envelhecer com saúde é essencial. Os profissionais de fisioterapia habilitados em gerontologia e geriatria contribuem para um envelhecimento mais feliz e saudável.

 

10. Esportes

Os atletas também podem se beneficiar ao procurar um fisioterapeuta da área esportiva. Este previne e promove uma melhora mais rápida de lesões, além de evitar reincidências.

 

Artigos Relacionados

 

Atenção

É essencial procurar sempre por profissionais habilitados pelo CREFITO/COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O fisioterapeuta deve ser devidamente registrado e, se possível, especializado na necessidade que o paciente precisa.

Também é importante destacar que entre os benefícios de se procurar um fisioterapeuta está o fato de que existem profissionais que atendem os pacientes em domicílio, o que pode ser crucial para idosos ou pessoas em recuperação de cirurgias.

 

Ficou com alguma dúvida ou conhece mais alguma razão que não foi mencionada no artigo para procurar um fisioterapeuta? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!

E-book Modelo de Clínica Básica de Fisioterapia Home Care - baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Dinalva Artacho
Dinalva Artacho
12 anos atrás

Que bom ver essas informações, eu não sabia que a Fisioterapia atuava em tantas áreas da saúde. Parabéns pelo artigo e esclarecimentos.

Priscilla Cardoso
Editor
12 anos atrás

Obrigada por sua visita!!!
Volte sempre para conhecer nossas novidades.
Um abraço
Pri