Você sabe como se tornar um ozonioterapeuta?
Quando surge uma inovação da ciência e da tecnologia como a ozonioterapia, com ela aparecem também algumas dúvidas dos clientes.
E saber encontrar informações pode até ser importante, mas somente um especialista pode ter a noção exata de cada informação que os pacientes precisam, além de estar apto a fazer as indicações corretas e o tratamento mais adequado a cada um.
Em geral, os profissionais da saúde que desejem, conseguem aprofundar seus conhecimentos e se especializar nessa área. Contudo, antes de saber exatamente como chegar a ser um ozonioterapeuta, é preciso relembrar alguns conceitos básicos.
A ozonioterapia
Como o próprio nome define, a ozonioterapia é um tratamento que consiste na aplicação de ozônio medicinal no corpo.
Essas aplicações terapêuticas podem ser feitas de diversas formas, e visam, de forma geral, reduzir algumas dores crônicas (como as da artrite reumatoide e fibromialgia, por exemplo) e melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de ajudarem no tratamento de diversos problemas de saúde.
Leia também Dores crônicas: como a ozonioterapia age nas algias.
Ozonioterapeuta e a técnica no Brasil
Através da Portaria 702/2018, o Ministério da Saúde reconheceu oficialmente a utilização da ozonioterapia como sendo uma Prática Integrativa e Complementar de Saúde. A partir de então, essas técnicas passaram a ser cada vez mais integradas ao cotidiano das clínicas.
As maiores autoridades em ozonioterapia no Brasil reconhecem que esses tratamentos representam um trabalho coletivo em campo interdisciplinar, e que, portanto, devem envolver diversos profissionais, especialmente quando o assunto é a operacionalização das técnicas.
Especialização para se tornar ozonioterapeuta
Apesar de seus inúmeros benefícios, a ozonioterapia ainda é considerada um procedimento terapêutico auxiliar e, portanto, deve ser indicada e administrada por profissionais de saúde, devidamente capacitados para isso, a fim de garantir que tenham o conhecimento adequado a respeito da dosagem e forma de aplicação ideal.
Embora não haja nenhum curso de graduação ou de longa duração para quem busca especialização como ozonioterapeuta, é de suma importância que o profissional que pretenda utilizar essas técnicas adquira a formação e a capacitação adequada.
Atualmente, algumas dentre as principais opções para essa qualificação estão nos cursos livres, ou mesmo em alguns cursos de pós-graduação, que trazem a ozonioterapia como disciplina integrante de suas grades curriculares.
Outras instituições de Educação oferecem cursos específicos dedicados ao estudo e aplicação de ozonioterapia. A especialização inclui aulas teóricas e práticas, possui duração de seis meses, além de oportunizar certificado como curso de extensão universitária devidamente validado pelo MEC.
Artigos Relacionados
Quem pode se tornar ozonioterapeuta
Qualquer profissional de saúde humana ou animal (médico, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta, biomédico, biólogo, farmacêutico e até veterinário) pode se capacitar para ser um ozonioterapeuta, uma vez que essas técnicas também possuem indicações de bons resultados no tratamento de alguns animais.
Contudo, há ainda outras profissões da área da saúde, como técnicos de enfermagem, técnicos em estética ou esteticistas, massoterapeutas, educadores físicos, acupunturistas ou nutricionistas, que podem fazer uso dessas técnicas, desde que o façam mediante acompanhamento e realizem apenas procedimentos de natureza não-invasiva, seguindo os protocolos previamente estabelecidos por profissionais de saúde.
Conselho de Classe Profissional
Os profissionais da área da saúde que desejam ser Ozoniterapeutas devem, entretanto, verificar no conselho de classe profissional a carga horária de curso exigida, já que cada conselho tem suas resoluções.
Para se ter uma ideia, por exemplo, o Conselho de Fisioterapia determina 120 horas. Já o Conselho de Biomedicina, 40 horas.
Dada a relevância de seus resultados, a ozonioterapia pode ser uma verdadeira virada de chave na vida de muitos profissionais que buscarem por essa especialização, além de possibilitar retornos financeiros ou ainda uma forma de complementar a renda.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre ser um ozonioterapeuta e como se especializar na área? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!