*artigo atualizado em janeiro de 2023.
Você já ouviu falar sobre a terapia por ondas de choque?
Para entender melhor sobre a terapia do momento, é preciso primeiro compreender o que são as ondas de choque e os dois tipos de aplicadores existentes. Confira!
Ondas de choque: o que são
Estudadas já há mais de 30 anos para reabilitação, as ondas de choque têm também suas aplicações adaptadas para tratamentos estéticos.
O termo se refere aos impulsos mecânicos de tensão que se expandem como uma onda no meio. Essa ação resulta num processo conhecido como cavitação, definido como a formação de bolhas em um meio fluido.
Ao serem aplicados nas regiões tratadas, a energia provocada pelas ondas penetra nos tecidos e é transformada em ondas acústicas dispersas por um aplicador especial.
Tipos de aplicadores de ondas de choque
Entenda os tipos de aplicadores que geram essas ondas:
Aplicador focal
Possui frequências que variam entre 16hz e 200Mhz e pico de pressão de até 500 bar, que dirigem a onda para um único ponto de ação, com objetivo de tratar tecidos mais profundos.
Aplicador radial
Tem frequências inferiores a 20hz e pico de pressão de até 5 bar. Nessa modalidade, as ondas não têm foco e há dispersão de energia nos tecidos.
Foi desenvolvido para tratamento de tecidos moles superficiais. É uma técnica segura e confortável. O aplicador do tipo radial é o utilizado nos tratamentos estéticos.
Ondas de choque na estética
Provocam especial melhora na elasticidade e textura da pele, o que causa um resultado visível nos tratamentos de flacidez de pele e celulite em especial.
Confira os efeitos da técnica provocados nos tecidos:
Remodelagem do colágeno
Os impulsos energéticos de alto impacto disparam uma cascata inflamatória com ativação dos fibroblastos.
Essa ação leva, então, ao mecanismo de neocolagênese e neoelastogênese, com formação de novas fibras colágenas e elásticas, trazendo maior firmeza para a pele.
Neovascularização
As ondas de choque estimulam o crescimento de novos capilares e aumentam a microcirculação, oxigenação tecidual e também o metabolismo da região a ser tratada.
Eliminação de toxinas
A técnica melhora a circulação linfática. Acelera o transporte de metabólitos, reduzindo edemas e auxiliando na regeneração tecidual.
Indicações na estética
– Estrias;
– Celulite;
– Flacidez de pele;
– Gordura localizada;
– Rejuvenescimento facial;
– Pós-operatório tardio de lipoaspiração;
– Modelagem não invasiva do contorno corporal.
Indicações na fisioterapia
– Acupuntura;
– Terapias biomecânicas;
– Pontos gatilhos miofasciais;
– Desordens das inserções tendíneas;
– Ativação dos músculos e do tecido conjuntivo.
Tecnologia indolor
A tecnologia das ondas de choque na estética é indolor, confortável e quando combinada com outras técnicas como radiofrequência, ultrassom e carboxiterapia tem trazido resultados promissores.
Leia também Diferença entre tecarterapia e radiofrequência.
Ondas de choque na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra aparelhos de ondas de choque, que podem ser adquiridos no site em até 12 vezes sem juros, no televendas e loja física.
Conheça também a opção de financiamento do aparelho em até 60 vezes pelo 0800 770 0440 ou (19) 3254-5604.
Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.
Quer saber mais sobre a terapia por ondas de choque ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em poder ajudar!
não entendi q aparelho é esse
Olá Cynara, bom dia!!
A terapia se chama exatamente assim, terapia por ondas de choque e pode ser feita por vários equipamentos um exemplo é o Thork da Ibramed.
Abraços
qual a marca do aparelho?
Olá Cynara,
Vários podem fazê-lo, mas verifique um chamado Thork da Ibramed…
Abraços
Oi Priscilla
Sou recém formada em Fisioterapia, e quero trabalhar com dermato (estetica) em clinicas.
Fazer pos graduaçao no momento não dá.
se eu fizer algum curso de depilação a laser, ou criolipolise, esses procedimentos mais atuais, será q consigo ser contratada por essas empresas.
Já li seu post sobre pos em dermatofuncional, show
Olá Fran,
Sim, você poderá atuar em clínicas sob a responsabilidade de um outro profissional, pois geralmente na própria faculdade já temos um embasamento em dermatofuncional.
Vale, no entanto, ressaltar que a pós graduação é um ponto importante e não deve ser deixado de lado.
Quando tiver a oportunidade, faça a sua.
Abraços