*conteúdo atualizado em setembro de 2023.
Saiba o que fazer se o cliente achou caro o seu serviço.
Os clientes estão reclamando do preço dos seus serviços? Alguém já disse a você que acha o atendimento caro?
Você tem dúvidas sobre o que fazer nessas situações?
Primeiro, saiba que isso ocorre de forma frequente na prestação de serviços. Assim como você, muitos outros profissionais, apesar da competência com que exercem suas funções, precisam enfrentar esse tipo de reclamação.
Se o cliente achou caro o seu serviço, tenha em mente também que ele acaba por prestar atenção em diversos fatores e, por meio deles, aceita ou não o valor cobrado.
Cliente achou caro? 4 fatores de ligação entre preço e serviço
Se o cliente achou caro o seu serviço, confira alguns dos fatores que o convencem a optar por seu atendimento e que têm ligação direta com o preço.
1. Construir uma boa reputação
O passar do tempo é um grande aliado aqui. A boa reputação será reconhecida quando seus clientes indicarem seu serviço para outras pessoas.
Esse “boca a boca” mostra que seu trabalho superou as expectativas do cliente, seu maior avaliador, a ponto de deixá-lo confortável para recomendar você a amigos e conhecidos.
2. Demonstrar conhecimento logo na avaliação
Esse é o melhor momento para mostrar conhecimento e competência, propondo um tratamento com começo, meio e fim.
Use imagens, faça desenhos, destaque evidências. Não se esqueça da sua imagem e do seu local de atendimento, cuide bem deles. Isso se chama marketing pessoal.
3. Mostrar a qualidade dos seus serviços em cada detalhe
Use produtos de alta performance, equipamentos revisados e calibrados. Leia também Por que fazer a calibração de equipamentos de estética.
Faça de sua sala de espera um ambiente confortável. Não precisa de luxo, simplesmente um ambiente acolhedor.
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4. Oferecer opções econômicas
Aqui você pode pensar em diversas opções, que não necessariamente, implicam na redução do custo do tratamento.
Ofereça serviços por etapas, parcelamento no cartão de crédito ou recomende ao cliente o tratamento mais necessário naquele momento, deixando os demais para outra ocasião.
O importante é oferecer ao cliente um bom custo/benefício e fazer com que ele perceba isso.
Ainda assim, conforme a necessidade e a situação, é possível oferecer algumas variações de serviço que reduzam um pouco o valor, como, por exemplo, o oferecimento de um pacote pré-pago de atendimentos.
Você já chegou a ouvir os seguintes ditados: “o barato sai caro” e “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Essas frases são provas de que promoções e descontos gritantes, mesmo que sejam verdade, causam o efeito oposto ao que queremos. Eles afastam o cliente.
Evite descontos
Mesmo nos casos em que o cliente achou caro o serviço, evite ao máximo dar descontos. Eles não são as melhores soluções para fidelizá-lo.
O profissional estará sempre ligado ao serviço que oferta. Reduzir preço e oferecer um serviço ruim causa danos à sua imagem e compromete sua reputação como profissional.
Valorize o seu tempo de estudo, trabalho e dedicação! Mantenha a determinação de que está fazendo o máximo para ajudar alguém a sair do seu ponto de atendimento melhor do que entrou.
Fazendo isso, não irão faltar clientes (e clientes satisfeitos).
Quer saber mais ou ainda tem dúvidas sobre como proceder nos casos em que o cliente achou caro o serviço? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
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