fbpx

Massagem relaxante: um benefício muito além do toque

Publicado por Priscilla Cardoso em 06/05/2015 - Nenhum comentário


Massagem relaxante: um benefício muito além do toque

*artigo atualizado em agosto de 2023.

 

Quem não gosta de uma boa massagem relaxante? Até hoje, em nossa área de atuação, nós, da Fisio Fernandes, não nos lembramos de alguém que dissesse não gostar de receber uma massagem bem-feita.

Entretanto, existem motivos pelos quais ninguém dispensa o toque. E para reforçar essa afirmativa, neste conteúdo vamos entender melhor os benefícios que a massagem relaxante pode proporcionar para o corpo e para mente. Confira!

 

O que é massagem relaxante

A massagem relaxante é uma técnica terapêutica que utiliza movimentos suaves e rítmicos para promover o relaxamento físico e mental.

Realizada por profissionais especializados, essa prática busca aliviar as tensões musculares, reduzir o estresse e proporcionar uma sensação de bem-estar profundo. 

Durante a sessão, o paciente deita-se em uma maca confortável e o terapeuta aplica movimentos suaves em áreas específicas ou no corpo inteiro, utilizando cremes ou óleos vegetais que auxiliam na execução dos movimentos.

A técnica ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática, alivia dores musculares, melhora a qualidade do sono e promove um estado de tranquilidade.

Auxilia na eliminação das toxinas do corpo e na remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares, como o ácido láctico, aumenta o tônus muscular e hidrata a pele, aumentando sua elasticidade e deixando-a mais macia e bonita.

Além disso, a massagem relaxante pode ajudar no combate à ansiedade e depressão, promovendo uma sensação geral de relaxamento e equilíbrio. É uma forma eficaz de cuidar do corpo e da mente, proporcionando um momento de descanso e revitalização.

Assine nossa newsletter

 

Como a massagem relaxante age em nosso organismo

Logo que as células nervosas sentem uma pressão firme na pele, elas disparam, em uma fração de segundo, o sinal de relaxamento para o cérebro, que ativa o sistema nervoso parassimpático.

O propósito é simples: combater o estresse e “reajustar” o organismo. Como a massagem relaxante age em:

 

Pulmão e barriga

O nervo vago, a principal rodovia parassimpática entre o cérebro e os órgãos vitais, envia uma mensagem para os pulmões respirarem mais lenta e profundamente e para o sistema digestivo pegar o ritmo.

O inverso acontece quando se está esgotado: os pulmões trabalham demais e o estômago demora para processar os alimentos.

 

Coração

Durante massagens nas costas, pescoço ou peito, o ritmo cardíaco pode diminuir em mais de dez batimentos por minuto. A pressão arterial cai até 8%.

 

Sistema imune

Estimuladas pela pressão suave da massagem, as células brancas do sangue, responsáveis por combater infecções, aceleram sua atividade.

Elas fazem uma patrulha vigilante, caçando e ajudando a matar as células virais, bacterianas e cancerígenas.

 

Hormônios do estresse

Aquelas mãos que circulam sobre nosso corpo – mesmo que seja uma automassagem – podem fazer maravilhas a quem sofre com ansiedade.

O nervo vago instrui as glândulas suprarrenais a reduzir a liberação de hormônios do estresse, como cortisol e vasopressina.

 

Cérebro

As ondas cerebrais começam a mudar. Se é de manhã e estamos despertos, podemos nos sentir mais alerta depois de uma massagem.

Ao receber a sessão à noite, as ondas cerebrais podem influenciar o padrão de sono, nos induzindo a dormir profundamente.

Provocado pelos nervos parassimpáticos, o cérebro também intensifica a produção do neurotransmissor do bom-humor, a serotonina.

 

Mecanismo de dores

Talvez nem seja necessário um analgésico, pois a massagem desencadeia um poderoso alívio natural da dor.

No caminho para o cérebro, a pressão captada pelas células nervosas da pele passa pela medula espinhal, um dos centros de dor do corpo. E sinais de pressão viajam mais rápido do que os sinais de dor, bloqueando temporariamente quaisquer sintomas desagradáveis.

Isso pode explicar por que nosso instinto é pressionar um ponto doloroso depois de nos machucar.

 

Artigos Relacionados

 

Produtos para massagem relaxante na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra óleos e cremes para massagem, além de uma variedade de massageadores que podem ser adquiridos no site, no televendas e loja física. 

Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site e obtenha mais informações.

Quer saber mais sobre os benefícios da massagem relaxante? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar!

 

Modelos de fichas de anamnese estética: facial e corporal - baixe agora!


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments