*artigo atualizado em fevereiro de 2021.
A cada dia, surgem novas técnicas e procedimentos estéticos que prometem deixar os clientes com o tão sonhado “corpão”. É em busca também desse sonho que surgiu a lipo light.
Trata-se de uma técnica menos agressiva que a lipoaspiração tradicional e que apresenta bons resultados em gordura localizada. Entretanto, é extremamente importante escolher um local que seja seguro, idôneo e equipado de maneira correta para realizar esse procedimento.
Além disso, é essencial contar com profissionais da área médica devidamente qualificados e que façam uma avaliação criteriosa antes de submeter o paciente à cirurgia.
O que é lipo light?
É uma técnica médica para tratamento da gordura localizada em pequenas áreas. A lipo light foi desenvolvida a partir de duas técnicas médicas clássicas e reconhecidas: a Hidrolipoclasia ultrassônica (técnica italiana) e a lipoplastia (técnica francesa).
Como a lipo light é realizada?
Inicialmente, faz-se a hidrolipoclasia ultrassônica (HLC-U) que consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na área a ser tratada (gordura), fazendo com que a área fique inchada. As células de gordura (adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume, facilitando sua explosão.
Esta explosão se consegue através do uso de ultrassom estético sob a pele, pois as ondas ultrassônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana das células de gordura, resultando na explosão. Desta forma, a gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Então, são usadas microcânulas ligadas a uma seringa para aspirar toda gordura que foi desprendida. Outra parte da gordura e da solução injetada serão eliminadas pela urina.
Este processo é totalmente indolor e, durante o procedimento, o paciente está consciente e pode até ouvir música. Depois coloca-se curativo com micropore, não sendo necessário dar pontos para fechar os orifícios que são minúsculos e quase imperceptíveis.
Quais as áreas onde pode ser realizada?
Abdômen inferior e superior, cintura, região ao redor do umbigo (periumbilical), culotes, região infraglútea, costas, coxas, pernas, braços, embaixo do queixo (submento) e outras áreas localizadas, dependendo da necessidade de cada paciente.
Como são as cicatrizes?
Geralmente, as cicatrizes são imperceptíveis e, dependendo do local da incisão, quase inexistentes. Para introduzir as cânulas, o profissional procura locais nos quais as cicatrizes ficarão disfarçadas ou escondidas.
Caso o paciente tenha tendência a formar cicatriz hipertrófica ou queloide, esta poderá ser tratada com resultados satisfatórios após a completa cicatrização.
Sente-se dor durante o processo?
É aplicada uma anestesia local (na pele) e a solução injetada contém anestésico. Desta forma, o paciente não apresenta dor alguma durante o procedimento.
É necessário tomar alguma medicação antes do procedimento?
Geralmente, o paciente toma um comprimido para evitar infecção (profilaxia) no dia do procedimento, e um comprimido ansiolítico, 30 a 60 minutos antes da hidrolipoclasia. Porém, essa medicação é definida pelo médico em avaliação prévia ao procedimento
É preciso fazer exames antes?
Sim. São solicitados exames de sangue pré-operatórios e um ultrassom, na maioria dos casos, quando a área tratada for o abdômen.
É preciso ficar afastado do trabalho por quantos dias?
Logo após o procedimento, o paciente pode voltar às suas atividades normais, desde que não exijam força. O ideal é retornar ao trabalho no dia seguinte.
Quanto tempo depois é possível voltar a praticar exercícios?
Entre três e cinco dias após o procedimento, o paciente pode voltar a fazer atividades físicas leves, sem carga. Após duas ou três semanas, pode retornar ao seu ritmo normal de exercícios. Porém, cada pessoa pode ter uma forma de recuperação e o prazo para retorno a essas atividades será definido pelo médico, após avaliação.
Qual a diferença entre lipo light e microlipoaspiração?
A diferença é que na lipo light a gordura fica mais liquefeita devido ao uso do ultrassom. As cânulas são muito finas e, portanto, o trauma é muito menor, além de a recuperação do paciente ser mais rápida.
Pessoas que não são obesas, mas que têm grandes áreas de gordura, também podem fazer lipo light?
Sim. Entretanto, é necessária mais de uma sessão para obter o resultado esperado.
O procedimento foi desenvolvido especificamente para pequenas áreas de gordura localizada, ou seja, aquelas gordurinhas que não saem nem mesmo quando a pessoa segue uma dieta balanceada e faz exercícios vigorosos.
A gordura retirada no procedimento é desprezada?
Pode ser tanto desprezada como reaproveitada para preenchimento de rugas, depressões, aumento de glúteos, panturrilhas, coxas e outras áreas que o paciente pode escolher em conjunto com o cirurgião.
Artigos Relacionados
- Ultrassom de alta potência: como o equipamento funciona no tratamento de gordura localizada
- 7 Benefícios exclusivos que Neurodyn Esthetic oferece
A área tratada fica muito roxa?
Depende de cada paciente. Não são observados hematomas importantes após o procedimento, mas caso ocorram, eles desaparecem em aproximadamente sete dias.
Até quantos centímetros de medidas é possível reduzir com o procedimento?
Depende da quantidade de gordura localizada e aspirada, e também da área a ser tratada. De um modo geral, os pacientes diminuem aproximadamente 5 a 6 cm no abdômen, podendo eliminar até 7 a 8 cm nos culotes.
A lipo light emagrece?
Ela pode servir de estímulo para o paciente que está em uma dieta e deseja emagrecer, mas o ideal é eliminar alguns quilos antes de fazê-la. Em pacientes com peso normal, o médico pode avaliar melhor as áreas de gordura localizada e os resultados se tornam melhores.
A gordura retirada pode voltar?
O aumento de gordura na infância é diferente da adolescência e da idade adulta. Na infância, quando a criança engorda aumenta-se o número de células de gordura. Já a partir da adolescência, quando se engorda, as células de gordura não se multiplicam, elas apenas aumentam de volume. Ou seja, as células gordurosas são formadas até a adolescência e, quando retiradas a partir dessa idade, elas não retornam.
Por que algumas pessoas engordam após a lipo light?
Na verdade, não foi a gordura que voltou. É que as poucas células de gordura, que devem ficar após a aspiração, podem aumentar de volume se a pessoa engordar muito. Também pode haver redistribuição da gordura corporal em grandes aumentos de massa gordurosa.
Pode-se fazer lipo light em regiões flácidas?
A obtenção de um melhor resultado depende da elasticidade da pele preservada. Nos casos em que há correlação de gordura localizada e flacidez, outros procedimentos estéticos podem ser associados à lipo light e, ainda se for necessário, pode-se recorrer a uma plástica.
O que se deve fazer após o procedimento?
O paciente deverá:
- Usar cinta modeladora imediatamente após o tratamento por um período de três semanas;
- Fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática manual, associada ou não ao ultrassom, sendo três sessões por semana, iniciadas entre 24 a 48h após o procedimento;
- Usar analgésicos em caso de dor;
- Retornar ao trabalho no dia seguinte;
- Evitar o sol sobre a área tratada por aproximadamente 30 dias e usar filtro solar para evitar manchas.
Qual a vantagem desta técnica em relação à lipoaspiração convencional?
As principais vantagens são:
- Menor custo;
- Não é necessária a internação hospitalar;
- Não necessita anestesia geral ou bloqueio peridural;
- Não é preciso afastar-se de suas atividades profissionais e/ou sociais;
- Trauma local mínimo.
A técnica apresenta desvantagem?
A única desvantagem da lipo light é não ser aconselhável, em uma única sessão, retirar grandes quantidades de gordura, bem como realizá-la em regiões múltiplas de uma só vez.
Quem não pode submeter-se a esse procedimento?
Mulheres grávidas, portadores de doenças crônicas descompensadas (como diabetes e hipertensão, por exemplo), anemias importantes ou pessoas que sejam alérgicas à anestesia.
Existe uma dieta específica a ser seguida?
No dia do procedimento, o paciente deverá fazer uma refeição leve. Após o procedimento é indicada ao paciente uma dieta à base de alimentos funcionais com ação diurética, anti-inflamatória e cicatrizante.
É preciso tomar medicamentos após o procedimento?
Sim. Normalmente, é prescrito anti-inflamatório ou analgésico em caso de dor.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a lipo light? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós poder ajudar!
Oi Priscilla, bom dia! Que bom que gostou do blog. É um prazer estar entre os seus favoritos. Seu blog também é de muita qualidade. Parabéns!