Passar por uma cirurgia, seja por motivos estéticos ou de saúde, é uma situação que exige cuidados tanto antes quanto após o procedimento. Uma das preocupações mais comuns entre pacientes cirúrgicos é a formação de cicatrizes.
A cicatrização é um processo natural para a reparação dos tecidos, mas às vezes ela pode deixar marcas permanentes na pele.
Isso acontece porque o processo possui particularidades e pode variar conforme o indivíduo. Também pode acontecer de um mesmo paciente ter processos diferentes de cicatrização, dependendo da parte do corpo.
Embora não dê para eliminar completamente o risco dessas marcas, existem medidas que podem auxiliar para que a cicatrização ocorra da melhor maneira possível, resultando em cicatrizes menos visíveis.
Com base nisso, confira as melhores práticas para reduzir cicatrizes pós-cirúrgicas e os tratamentos disponíveis para suavizar a aparência de cicatrizes antigas.
Estratégias eficazes para uma boa cicatrização
Durante a cicatrização
1. Evitar fazer esforço
Manter-se em repouso e evitar exercícios físicos são recomendações fundamentais para evitar o esticamento da pele ou forçar os pontos após a cirurgia.
O ideal é manter corpo e mente relaxados, já que sob estresse o organismo libera hormônios como o cortisol, que podem retardar a regeneração dos tecidos e aumentar a inflamação.
2. Cuidados na região
Manter a região limpa e protegida por um curativo ajuda a prevenir infecções e promove uma cicatrização saudável.
Para isso, é importante seguir rigorosamente as orientações médicas, tanto no procedimento da limpeza como na troca do curativo.
Outra ação importante é evitar a exposição da região ao sol, pois a radiação ultravioleta pode escurecer a cicatriz. Caso precise sair ao sol, utilize protetor solar com alto fator de proteção na área da cicatriz, mesmo após a cicatrização completa.
3. Alimentação equilibrada
Quando ingerimos alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e minerais, fornecemos ao corpo os nutrientes necessários para regenerar os tecidos. Dessa forma, consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, e proteínas, como carnes magras e leguminosas, pode ser de grande ajuda.
Também é bom evitar o álcool e o cigarro durante o período de recuperação, pois eles aumentam os radicais livres e a inflamação do corpo, atrasando o processo de cicatrização.
Artigos Relacionados
- Fisioterapia aquática: uma abordagem suave para a reabilitação pós-operatória
- Nutrição na recuperação pós-operatória: alimentos que aceleram a cura
Cicatrizes continuam visíveis?
Pode-se considerar que a cicatrização esteja completa após mais de 60 dias, quando o local não dói e não coça.
Mas, mesmo seguindo todos os cuidados e orientações médicas, pode acontecer de algumas cicatrizes continuarem visíveis, mais escuras que a pele e com relevo ou coladas ao músculo.
Nesses casos, existem tratamentos, com métodos que vão dos mais simples até os mais avançados, que podem melhorar a aparência da pele.
Mas vale lembrar que antes de tomar a decisão de fazê-los, o ideal é, antes, conversar com o médico.
9 tratamentos para melhorar cicatrizes antigas
1. Massagem terapêutica
Utilizando suaves movimentos circulares, com a massagem terapêutica é possível soltar a aderências das cicatrizes, e aos poucos, deixá-la mais fina e da mesma cor da pele.
Mas o método deve ser realizado por um profissional qualificado, que saberá aplicar a pressão adequada e utilizar técnicas específicas para estimular a regeneração da pele.
Em alguns casos, o uso de óleos essenciais ou cremes hidratantes durante a massagem pode potencializar os resultados.
2. Vácuo ou terapia de sucção
A técnica utiliza uma espécie de pequeno “copo” que, sugando a pele, gera um vácuo e promove o descolamento das cicatrizes que estão aderidas ao tecido subcutâneo.
O tratamento de sucção pode ajudar também a suavizar a textura da pele.
Embora pareça simples, assim como qualquer outro tratamento, a terapia com vácuo deve ser realizada por um profissional habilitado.
3. Creme com corticoide
Quando a cicatriz tem queloide ou é hipertrófica, os cremes com corticoide podem ajudar a diminuir seu tamanho e volume ao longo do tempo.
Em alguns casos, o médico pode recomendar também injeções de corticoides para serem aplicadas diretamente na cicatriz, para obter melhores resultados.
É importante salientar que o uso de corticoides deve ser feito sob supervisão médica, já que pode causar efeitos indesejados.
4. Creme clareador
Muitas vezes, as cicatrizes acabam ficando escuras devido à exposição ao sol sem filtro solar.
Para casos assim, existem cremes com ação clareadora que suavizam a mancha e ajudam a uniformizar o tom da pele na região.
A prescrição também deve ser feita por um profissional da área.
5. Tratamento estético
Existe uma variedade de tratamentos estéticos utilizados para suavizar cicatrizes, como laser, microagulhamento e peeling químico.
O laser, por exemplo, pode ajudar a remover camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo uma pele mais lisa e uniforme.
O microagulhamento utiliza pequenas agulhas para criar microlesões na pele, que estimulam a regeneração e podem melhorar a aparência das cicatrizes.
Já o peeling químico utiliza substâncias ácidas para esfoliar a pele e promover o crescimento de uma nova camada de pele mais uniforme.
Todos esses tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados e podem exigir várias sessões para alcançar o efeito desejado.
6. Fototerapia LED e laser
As principais são vermelho e infravermelho, que atuam no processo de modulação e reparo de colágeno, além de terem propriedades anti-inflamatorias e analgésicas.
7. Corrente High Volt
Atua na cicatrização melhorando a qualidade estética da incisão, prevenindo a formação de cicatriz hipertrófica.
8. Microcorrentes
Atuam no processo de metabolismo celular, reparando e regenerando.
9. Ozonioterapia
A ozonioterapia auxilia tanto na prevenção como em intercorrências, no caso de queloide. Conheça outros benefícios da ozonioterapia para a saúde.
Quando a cirurgia de subcisão é indicada
Em casos de cicatrizes que não respondem aos tratamentos, a cirurgia pode ser uma opção.
Com o procedimento a cicatriz antiga é removida para a criação de uma nova, que será tratada com técnicas para se ter uma melhor cicatrização.
Essa cirurgia é feita por um cirurgião plástico e deve ser considerada apenas quando outras opções não surtiram efeito.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre as estratégias para obter uma boa cicatrização? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!