Começar algo novo na área da saúde e obter sucesso com isso é um desafio que por si só pode parecer grande demais. Some-se a isso um cenário de crise e instabilidade econômica e uma porção de outras incertezas pessoais que temos. Esse pode ser um verdadeiro drama, não concorda?
Ao longo dos anos, tive a oportunidade de estar com profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, em especial) que viviam cheios de medo e de dúvidas sobre sua profissão, carreira e sobre os passos a serem dados nessa jornada. Preciso dizer aqui que passar por momentos de dúvida é algo perfeitamente normal. Afinal, deparar-se com encruzilhadas é sinal de que estamos avançando. Os anos de vida e os cabelos brancos me ensinaram a respeitar esses momentos.
O problema é quando simplesmente paramos e deixamos que os anos passem sem nada acontecer, sem resolver nada, sem crescer. A experiência também me permitiu aconselhar alguns desses profissionais e, juntos, procuramos soluções para cada um dos gigantes que os rodeavam. Agora, quero compartilhar algumas dessas reflexões com você.
O seu principal problema hoje pode ser com relação à sua vocação. Será que o curso no qual você está, ou a área em que já atua são os melhores para você? Eles fazem o seu coração “pater palmas”? Talvez sejam os primeiros passos que te assustem. Você não sabe nem pelo que pesquisar e por onde começar a planejar o seu empreendimento na área da saúde? Não se desespere, vamos conversar sobre isso.
Se você já tem essas perguntas respondias, suas dúvidas podem ser sobre as oportunidades de novos passos, ou sobre como resolver algumas “burocracias” do cotidiano de um fisioterapeuta ou profissional da saúde: investimentos necessários, decisões administrativas e pessoais, expansão dos negócios, melhoramento do atendimento e muitas outras coisas que surgem. Buscarei dar dicas e informações que o ajudem a caminhar com mais segurança.
Lembre-se de que a felicidade na profissão não se resume a viver apenas momentos alegres nela. Mas sim enfrentar com coragem os momentos difíceis (de dúvidas e medos) e buscar aprender a transformar os problemas em aprendizado. Não hesite em entrar em contato comigo, fazer perguntas ou comentários aqui pelo blog. Este é um espaço para trocarmos experiências e buscarmos as melhores soluções para o seu sucesso.
Um forte abraço!
Antônio Carlos Fernandes