*Artigo atualizado em dezembro de 2020
Você malha, controla a alimentação através de dietas, está dentro de seu peso normal e mesmo assim existem algumas gordurinhas chatas que não desaparecem de jeito nenhum. Elas realmente incomodam e surgem em áreas bem específicas, como abdômen, culote, flancos e interno das coxas.
A pergunta é: Como exterminar essas invasoras tão chatas e indesejadas? Há alguns anos, o único jeito seria através da lipoaspiração, procedimento médico e cirúrgico que, após uma anestesia, suga a gordura através de cânulas específicas. Porém, esta, como toda cirurgia, tem seus riscos.
Atualmente, já existem alguns métodos menos radicais que podem ser utilizados sem causar tanto medo, sem trazer tantos riscos à saúde e que alcançam resultados satisfatórios. É o caso da hidrolipoclasia.
O que é hidrolipoclasia
Também conhecido como hidrolipoclasia não aspirativa ou ainda hidrolipoclasia ultrassônica, esse procedimento, feito exclusivamente por um médico habilitado, consiste em injetar por meio de seringa, uma solução contendo soro fisiológico e água destilada, na área a ser tratada.
Em seguida, é feito um ultrassom de alta potência sobre o local, com equipamentos como Manthus ou Heccus. O ultrassom promove uma vibração mecânica e leva à agitação e à ruptura das células gordurosas, que serão drenadas pelo próprio organismo. Para ajudar nesse processo, é recomendado fazer uma sessão de drenagem linfática manual logo em seguida ou até 72 horas após o procedimento.
Terminada a sessão, o paciente pode ir embora e não há necessidade de repouso e nem curativos. Entretanto, a área pode ficar levemente dolorida e inchada e podem surgir alguns hematomas (manchas arroxeadas na pele), por isso não é recomendado tomar sol até que desapareçam.
Hidrolipoclasia dói?
O procedimento não necessita de cortes, canos, anestesias e nem pós-operatório. É realizado apenas com as microinjeções da solução fisiológica nas regiões em que o ultrassom vai ser utilizado.
A dor, nesse caso, é mais um desconforto e vai depender muito da sensibilidade de cada pessoa. Além disso, é muito rápido e em clínicas especializadas no tratamento, certamente será aplicado um anestésico.
Aparição dos resultados
Os resultados aparecem a partir da primeira sessão, pois a redução de medida acontece com a quebra do tecido adiposo, ou seja, ele deixa de ser uma gordura sólida (difícil de ser trabalhada), passando para o estado líquido e muito mais fácil de ser metabolizado e eliminado pelo organismo.
No entanto, vale lembrar que como qualquer procedimento, a resposta ao tratamento depende do organismo e dos hábitos de cada paciente.
Quem pode fazer a hidrolipoclasia
O procedimento é indicado para pessoas que desejam eliminar gorduras localizadas, especialmente as gorduras abdominais. Também é uma ótima opção para quem não quer passar pelos dias de pós-operatório mais invasivos.
Apesar de não haver riscos consideráveis, não é indicado para gestantes, lactantes, pessoas com infecção de pele no local e doenças crônicas não tratadas, como hipertensão, hipertireoidismo, etc.
É importante salientar que essa técnica é indicada para pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) normal, que mantêm uma dieta mais balanceada e pratica algum tipo de exercício físico. Não deve ser utilizada para emagrecimento ou para tratar obesidade.
Para se submeter ao procedimento é imprescindível passar pela avaliação de um profissional especializado.
Quer saber mais sobre a hidrolipoclasia ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!
Fántastico artículo,con muy buen contenido te felicito.
conheça as cintas que reduz medidas em pouco tempo https://www.facebook.com/cintamodeladora.pneu
Olá… Gostei da sua matéria. Já passei por um procedimento de hidrolipoclasia com lipossomas de girassol, um pouco dolorido, mas com resultados maravilhosos.
Um beijo. Raquel
É Raquel,
os resultados são ótimos mesmo…
Mas com certeza os seus resultados só foram bons porque você também foi disciplinada, o que é primordial em qualquer tratamento estético.
Abraços,
Pri
boa tarde por ser uma método simples, pessoa tecnica em emfermage pode fazer esse procedimento nas clientes? obrigada
Olá Ana,
Realmente esse procedimento só pode ser realizado por médicos mesmo.
Abraços
E por Biomédicos Habilitados em Estética!
Olá Gostaria de saber se é necessário usar cinta modeladora…
Olá Cristiane,
tudo dependerá da maneira como seu médico fará o procedimento, se a hidrolipoclasia não for aspirativa não há necessidade do uso de cinta, se for aspirativa o médico pode optar ou não pelo uso da cinta após o procedimento.
Abraços
Bom Noite! adorei a matéria….
gostaria de saber se uma fisioterapeuta que atua na área dermato funcional pode fazer o procedimento? Há algum risco?
Olá Wylana,
Nós podemos apenas aplicar o ultrassom, a injeção do soro só pode ser feita por médico.
Abraços
A injeção pode ser feita por enfermeiro tb né?
Olá Cristina
Nesse caso, precisa verificar com o Conselho da Enfermagem (Coren) se esse tipo de procedimento está liberado para a classe.
Obrigada
ate mais!
Esse procedimento tem anestesia? Ou pode ser feito sem?
Quais os riscos que eu corro?
Olá Soraia,
Se for feita apenas a hidrolipoclasia com a injeção do soro (sem ser aspirativa em seguida), não há necessidade de anestesia e o risco é mínimo.
Se for feita a hidrolipoclasia aspirativa é como uma lipo de pequeno porte, necessita anestesia e a recuperação é como a de uma lipo convencional, precisa faz o pós operatório com drenagens e tudo o mais.
Mesmo que a cirurgia seja menos complexa, qualquer cirurgia é cirurgia e portanto existem riscos sim, que precisam ser bem avaliados pelo médico que fará o procedimento na paciente.
Abraços
Boa tarde!!
Obrigada, pelo esclarecimento assim me sinto mais tranquila. A que eu vou fazer não é aspirativa, somente aplicação com o soro e em seguida sessões de MANTHUS.
Quando tiver os resultados posto meu comentário…
Muito obrigada!!!
Gostaria de saber si fizer o ultrasson tipo o sonopulse si tbm da resultados??? Ou é so com um ultrason de alta potencia
Olá Bruna,
para ter resultados na hidrolipoclasia o ultrassom precisa ser de alta potência.
Abraços
Olá gosstaria de saber se uma esteticista pode fazer esse procedimento,e porque o soro junto com a água destilada causa essa expulsão dos glóbulos gordurosos?
Olá Eliana,
Esteticistas não podem aplicar hidrolipoclasia e o soro e a água destilada são apenas meios condutores que facilitam a ação do ultrassom, o meio aquoso faz com que o equipamento de ultrassom tenha uma eficácia maior e atinja de forma mais específica as células de gordura causando então a destruição da célula.
Abraços
Aqui na cidade onde moro tem uma enfermeira que esta fazendo pos graduação em estetica avançada e esta fazendo hidrolipoclasia, intradermoterapia ela pode fazer fazer estes procedimentos?
Olá Xenia,
Se ela é graduada em enfermagem e pós graduada em estética avançada como você está dizendo, ela tem respaldo para trabalhar com essas técnicas sim.
Abraços
Entao quando fiz faculdade de estética os professores disseram que eram procedimentos médicos apenas.
Olá Xenia,
É verdade. No meu caso, na época em que fiz meu curso também foi a mesma coisa. Hoje já há profissionais da Biomedicina que aplicam a técnica também.
Abraços
Sou biomédica e queria saber: Qual e a concentração de soro fisiológico para a água destilada
Olá Barbara, tudo bem?
Essa resposta vou ficar te devendo rsrsrs…
Embora eu tenha escrito o artigo falando um pouco sobre a hidrolipoclasia eu sou fisioterapeuta e não faço aplicação da técnica.
Se fizer um curso específico eles poderão te passar as informações com mais segurança e precisão.
Abraços
Boa Noite,
Gostaria de saber se uma Fisioterapeuta com pós graduação em Dermato-funcional, pode aplicar a Hidroplocasia com soro Fisiológico?
Olá Ricardo,
Não temos muito respaldo para utilização de técnicas invasivas como a hidrolipoclasia e nosso conselho não se posiciona muito à respeito.
Então nesse caso recomendo que entre em contato com a vigilância sanitária responsável pela sua região e pergunte sobre, pois cada vigilância trata o assunto de uma forma.
Agora de qualquer maneira apenas o curso de graduação e a pós não são suficientes. É preciso ter um curso específico de hidrolipoclasia.
Abraços
Pode sim Ricardo. A informação no texto está incorreta.
Pingback: O que é Lipo light? - Blog da Fisio Fernandes