fbpx

Criolipólise e gordura localizada: em que locais pode ser feita?

Publicado por FisioFernandes em 05/08/2021 - 2 Comentários


A criolipólise se tornou um tratamento estético bastante popular, principalmente após muitas celebridades a adotarem para eliminar gordura localizada.

Como se trata de um método relativamente novo, é comum que haja dúvidas entre as mulheres. Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos sobre criolipólise e gordura localizada. Confira!

 

O procedimento

A criolipólise consiste em um procedimento estético que usa o frio para congelar e dissolver as células adiposas. Desta forma, a gordura localizada é excretada naturalmente pelo organismo. Leia também O que é e como funciona a criolipólise?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a criolipólise provoca a eliminação da gordura localizada de maneira natural e saudável e os resultados podem ser vistos em até dois meses.

Não é um procedimento invasivo, pois não necessita de nenhum tipo de corte. É realizado por meio de um aparelho que conta com ventosas e estas são perfeitamente acopladas à região do tratamento, resultando na redução de camadas de gordura em áreas como barriga, braços, flancos e coxas.

Existem alguns tipos de criolipólise. Confira:

 

Criolipólise Convencional (somente resfriamento)

Atua através do resfriamento em conjunto a um sistema de sucção a vácuo assistido. O processo proporciona a cristalização e a apoptose das células do tecido adiposo.

 

Criolipólise de Contraste (aquecimento – resfriamento – aquecimento)

Essa técnica atua através do aquecimento da pele (agindo de maneira inversa ao procedimento tradicional), e depois o seu resfriamento, para diluir as células de gordura.

Para normalizar a circulação sanguínea, depois do procedimento a região do tratamento é reaquecida. Vale lembrar que o procedimento é indolor. Leia também o artigo Criolipólise de contraste: quente e frio juntos para destruir a gordura.

 

Criolipólise de Reperfusão (resfriamento – aquecimento)

A técnica inclui um tempo de aquecimento no fim do procedimento convencional.

O uso do calor auxilia na recuperação tecidual de forma mais ressaltada, melhorando os resultados por indução de danos adicionais aos adipócitos do local tratado.

 

Criolipólise de Preparo (aquecimento – resfriamento)

Adiciona períodos de aquecimento no início do procedimento. O objetivo é aumentar a flexibilidade de tecidos mais compactados e facilitar sua sucção pelo aplicador.

 

Criolipólise 360°

Esse método é a evolução do tratamento tradicional, já que as ponteiras usadas tratam diretamente a área pretendida.

Como vantagens, o novo tratamento possui menor tempo de aplicação, resultados visíveis em menos tempo e maior abrangência. 

Desse modo, quando combinado a alimentação saudável e exercícios físicos, a criolipólise é ideal para eliminar gordura localizada.

 

Assine nossa newsletter

 

Criolipólise e gordura localizada: onde aplicar e não aplicar o tratamento

O procedimento pode ser realizado em várias regiões do corpo para eliminar gordura, como:

  • Abdômen
  • Braços
  • Coxas (parte superior e região interior)
  • Flancos
  • Papada

Entretanto, quando realizado em outras áreas do corpo, o procedimento pode ocasionar problemas estéticos, trazendo resultados indesejados. Assim, é importante ter atenção com o que está sendo oferecido e consultar diferentes opiniões, em casos de dúvidas.

 

Rotina saudável para melhores resultados

O número de sessões necessárias para a obtenção de resultados depende de cada paciente. Pessoas com baixa quantidade de gordura localizada alcançam resultados rapidamente, em somente uma sessão.

Da mesma forma, os resultados dependem de cada organismo e também do estilo de vida do paciente. Alguns os alcançam em até 30 dias, outros passam por um processo mais longo e os resultados surgem em 90 dias. Existem ainda pessoas que contam com baixa quantidade de gordura localizada e costumam ter resultados visíveis dentro de sete dias.

Entretanto, os resultados são ainda melhores para quem segue uma rotina saudável, com prática de atividades físicas regulares e alimentação equilibrada. Isto é, a criolipólise, quando combinada a hábitos saudáveis, assegura excelentes resultados, eliminando a gordura localizada. E se o paciente cultivar essa rotina, o efeito da criolipólise pode durar uma vida inteira.

 

Uso de cinta após a criolipólise

Ainda que não seja obrigatório, o seu uso ajuda a alcançar o resultado esperado, já que é indicado para moldar a área tratada e deixá-la mais firme.

 

Tratamento não é totalmente indolor

Como tudo depende da sensibilidade de cada paciente, cada pessoa reage de maneira diferente em relação à dor. Alguns pacientes relatam a experiência de sentir um pequeno incômodo, como um beliscão no início da sessão, com o qual o corpo logo se acostuma ao longo do tratamento.

 

Artigos Relacionados

 

Riscos da criolipólise

O procedimento não causa efeitos colaterais graves. Alguns pacientes relatam apenas um pequeno incômodo após a sessão.

Porém, quando realizado de maneira inadequada, pode causar queimaduras e lesões na área tratada.

Para evitar riscos, é importante ter atenção ao local escolhido para realizar o procedimento, conferir se o serviço está autorizado pela Anvisa e reivindicar a utilização da manta durante o procedimento.

 

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em alguns casos, como:

  • Gestação;
  • Pacientes com sobrepeso (é destinado à eliminação de gordura localizada e não para emagrecimento);
  • Pessoas que possuem urticária ou baixa tolerância ao frio;
  • Áreas do corpo com cicatriz;
  • Hérnia no local;
  • Locais do corpo com feridas expostas.

Apesar de serem poucas contraindicações, é importante fazer uma avaliação antes de realizar o tratamento. O indicado é que tanto a avaliação quanto o procedimento sejam feitos por profissionais especializados e certificados, como dermatologista, esteticista, biomédico ou fisioterapeuta.

Quer saber mais sobre criolipólise e gordura localizada ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Tratamentos para gordura localizada


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] O equipamento de criolipólise Polarys contém duas manoplas independentes que possibilitam a aplicação do procedimento em duas áreas diferentes simultaneamente. Veja também Criolipólise e gordura localizada: em que locais pode ser feita? […]

trackback

[…] Criolipólise e gordura localizada: em que locais pode ser feita? […]