Confira os cosméticos para gestantes que podem ser usados durante a gravidez.
O momento mais especial e esperado por muitas mulheres é a gestação.
Entretanto, muitas mudanças acontecem tanto emocional quanto fisicamente, desde o instante que se descobre uma gravidez.
Muitas dúvidas e anseios assolam as futuras mamães e uma das mais recorrentes é em relação aos cosméticos para gestantes e como cuidar do corpo durante esse período.
Para que isso aconteça da melhor forma possível, listamos alguns dos cuidados com a pele que toda gestante deve ter e as substâncias que podem e não podem ser usadas durante esse período tão especial. Confira!
Cosméticos para gestantes que podem ser usados sem medo
1. Hidratante
As loções e cremes hidratantes podem ser usados à vontade durante a gravidez, principalmente para ajudar no combate às temidas estrias, muito comuns no período.
O ideal é que o hidratante seja aplicado várias vezes ao dia para manter a pele sempre hidratada.
2. Filtro solar
Na gestação, a predisposição a ter manchas na pele aumenta significativamente. Dessa forma, o recomendado é usar filtro solar, com alto fator de proteção, até em dias nublados e chuvosos.
Outra dica importante é dar preferência aos que contêm óxido de zinco em sua composição – pois são hipoalérgicos e ficam sobre a pele, ao invés de serem absorvidos por ela – e descartar aqueles que possuem metoxicinamato – cujo ingrediente é absorvido pelo corpo e pode acarretar danos à saúde.
3. Sugestões de tratamentos em gestantes
Desde que tenha liberação médica, toda gestante pode receber atendimento estético a partir do quarto mês.
Os tratamentos sugeridos são: Limpeza de pele, hidratações faciais, argiloterapia facial, massagem relaxante e drenagem linfática
Não são cosméticos para gestantes
Qualquer ácido é contraindicado para gestantes, até mesmo quando estão contidos em dermocosméticos, como sabonete, sérum ou outros produtos.O uso é indicado somente com orientação médica.
O mesmo vale para emolientes utilizados em limpeza de pele. Eles são contraindicados quando tiverem trietanolamina em sua formulação.
1. Ácido retinoico
Encontrado em cremes para combater as rugas e o envelhecimento da pele, o ácido retinoico não deve ser utilizado por gestantes, pois pode causar malformação no feto.
2. Ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático acima de 10%
Essas substâncias, que visam estimular a renovação celular na prevenção de rugas, linhas de expressão e manchas, não devem ser utilizadas no período de gestação porque podem aumentar melasmas e manchas na pele.
3. Ácido salicílico
O ácido salicílico pode ser considerado um ácido para espinha e para tratar a pele oleosa e é indicado para tratamento de acne. Entretanto, não faz parte da lista de cosméticos para gestantes, pois pode causar malformação do feto.
4. Hidroquinona
A substância é utilizada para o clareamento de melasma, mas na gestação pode surtir o efeito contrário, aumentando as manchas na pele.
5. Ureia com mais de 3% de concentração
Presente em loções, a ureia serve para hidratar a pele. No entanto, como sua ação é capaz de penetrar nas camadas profundas da pele, pode chegar à placenta, colocando o bebê em risco.
6. Cânfora
A cânfora, presente em cremes, é indicada como analgésico para pernas e pés. Assim como na gestação, também é contraindicada na amamentação, pois pode ultrapassar as camadas da pele chegando ao feto e causando danos a ele.
7. Chumbo
O chumbo é uma substância presente em colorações para cabelos. Esses são cosméticos contraindicados para gestantes porque a substância pode causar danos ao desenvolvimento ósseo do bebê, além de problemas cognitivos, motores e comportamentais.
Artigos Relacionados
Procedimentos estéticos
Alguns procedimentos estéticos também devem ser evitados durante a gestação, como: botox, lasers, preenchimentos e peelings. Esses tratamentos podem causar danos à saúde da mãe e do bebê.
Priorize a sua saúde e a da criança
Não é preciso renunciar os cuidados com sua pele durante a gestação. Nesse momento especial de sua vida, utilize o que for indicado.
Para não haver erro, busque auxílio profissional para elaborar a rotina ideal com os melhores cosméticos para gestante. Aposte na sua saúde e na saúde de seu bebê para que esse momento seja o mais saudável possível.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o que pode e o que não pode a respeito de cosméticos para gestantes? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!