Quer saber como superar crise na estética? Confira as dicas que selecionamos.
Com a pandemia, diversos segmentos foram abalados por consequência das medidas de prevenção. Dentre os mais afetados, encontra-se a área de estética, já que todos os procedimentos exigem contato direto de pessoas e/ou superfícies.
Espaços seguem sem funcionamento e alguns profissionais sem expectativa de voltar ao trabalho. Diante dessa realidade, como uma clínica de estética pode enfrentar a situação?
Com o objetivo de auxiliar esses profissionais, elencamos algumas dicas para a busca de alternativas para superar crise na estética.
Compreenda o receio
É importante, em primeiro lugar, entender que o receio do cliente é totalmente compreensível, já que a maioria dos tratamentos estéticos não são considerados serviços essenciais. Desta forma, as pessoas acabam optando por esperar um tempo até que as coisas se acalmem para, por exemplo, fazer uma limpeza de pele ou qualquer outro procedimento estético.
Adapte-se ao comportamento atual
Para superar a crise na estética é essencial, na medida do possível, adaptar o negócio ao comportamento atual do consumidor, usando a criatividade e, principalmente, se preparando para o depois. É importante tentar enxergar as oportunidades e os ensinamentos que a crise nos proporciona.
Além de não haver como fugir da realidade, também não existe uma receita pronta de “como driblar a crise”. Tudo depende do seu modelo de negócio, do mercado no qual está inserido e, principalmente, do comportamento dos seus clientes.
Delivery
Pense em oferecer um atendimento exclusivo e, até mesmo, o sistema delivery, ou seja, indo atender o cliente na segurança de sua casa.
Entretanto, lembre-se sempre de deixar bem claro que todos os cuidados relacionados à higiene e segurança estão sendo devidamente adotados.
Garanta a segurança e conquiste a confiança dos clientes
Como o receio dos clientes é compreensível, para o atendimento exclusivo, uma dica útil é entrar em contato com eles, seja via mensagem, e-mail ou até mesmo por ligação e informá-los sobre todos os cuidados que está tendo em relação ao seu atendimento, salientando a limpeza correta de seus aparelhos a cada procedimento, atendendo com o uso devido de todos os EPIs, destacando a possibilidade de disponibilizar máscara para o cliente e que os agendamentos estão sendo marcados para atendimento realmente exclusivo, a fim de evitar pessoas no mesmo horário.
Foco no relacionamento
Se dedique ao relacionamento e à retenção de clientes que você já conquistou. Caso ainda não possua redes sociais, este é um bom momento de se aventurar nas possibilidades que a ferramenta oferece.
Se você já atua nas redes sociais, invista em dicas, conteúdos sobre a área de saúde e estética e informações que deixem seus clientes e seguidores ainda mais envolvidos com os assuntos.
Aproveite o tempo menos escasso e mãos à obra!
Melhore sua base de dados
Agora é a hora de melhorar sua base de dados de clientes e conhecê-los melhor. Busque saber todos os procedimentos que cada um deles já fez, entenda quais são os seus desejos, receios e anseios.
Essa busca facilitará a pensar no tipo de serviço que você poderá oferecer a cada um deles, seja pensando no delivery, no atendimento exclusivo ou ainda em quando a crise terminar.
Por exemplo: para os clientes que ficaram todo este tempo sem realizar a manutenção de seus tratamentos, pense num tipo de consórcio, no qual a pessoa vai pagando parcelas e, quando puder realizar o procedimento, já estará com tudo quitado.
Desta forma, é possível garantir uma renda, ainda que menor, durante o período de crise.
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Reveja seu portfólio para superar crise na estética
O momento também é de rever o portfólio de produtos e serviços e reformulá-lo de acordo com as novas necessidades dos clientes. Não foque em ações defensivas, em contrapartida, inove ousadamente em torno de oportunidades emergentes.
Para isso, é essencial estar atento aos sinais que seus clientes darão, já que algumas mudanças de comportamento pesistirão além da crise. Ainda é precoce dizer quais novos hábitos surgirão ou destacar os que permanecerão ao longo do tempo, entretanto, já pode-se prever o aumento do consumo online em diversos segmentos de mercado.
Planeje-se para o fim da crise
O que se presume é que os impactos da pandemia não devem ultrapassar quatro meses. No decorrer da pausa, reveja seu negócio, planeje o futuro.
É importante preparar-se, organizando seu estoque de produtos e insumos, principalmente materiais descartáveis, utilizados em atendimentos e protocolos, ainda mais em tempos de cuidados ainda mais extremos de distanciamento social, como estamos vivenciando. Para isso, leia também o artigo 6 dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis, e aproveite nosso cupom de desconto no rodapé deste artigo.
Se sua clínica conta com outros colaboradores, em vez de reduzi-los, incentive-os a usar o tempo para atualizar informações sobre clientes, sistemas internos, aprimorar habilidades e se prepararem para a eventual recuperação, lembrando-se de que o planejamento de recuperação precisa começar enquanto ainda se está reagindo à crise.
Uma sugestão é aproveitar cursos gratuitos disponibilizados pelo Sebrae para adquirir mais habilidades e pensar novas estratégias para o negócio.
Como você está agindo para superar crise na estética? Está utilizando alguma dessas alternativas? Compartilhe conosco a experiência, deixando seu comentário. Será uma satisfação para nós.
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Olá fernades, Dicas incríveis.. gratidão !!
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