As estações mais quentes do ano estão chegando! Hora de cuidar do corpo e eliminar as gordurinhas e celulites indesejáveis com tratamentos estéticos e muita malhação na academia, também é hora de caprichar na depilação e é sobre esse último item que vamos falar hoje.
É preciso escolher o método mais adequado ou que você mais goste para sua depilação. Então, vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma:
• Lâmina: É a alternativa mais rápida, fácil e indolor, porém retira apenas a parte do pêlo que está para fora da pele, não eliminando-o pela raiz, sendo assim, o método dura pouquíssimo tempo e é preciso fazer uso novamente da lâmina em poucos dias para garantir uma pele livre de pêlos. Se o pêlo é mais grosso a pele pode ainda ficar irritada ou então pode aparecer a famosa foliculite (pêlo encravado).
• Cera: Existem hoje no mercado uma quantidade enorme de tipos diferentes de ceras que tem como objetivo minimizar a dor da cliente (algumas ceras já possuem até um pouquinho de anestésico) e retirar a maior quantidade de pêlos possível. Pode-se escolher também entre o método com cera fria ou quente , sendo que em qualquer uma delas é preciso que os pêlos estejam longos para melhor aderência da cera e retirada dos pêlos pela raiz. É importante destacar que a cera quente é mais vantajosa do que a fria, já que ajuda na abertura dos poros devido a vasodilatação provocada pelo calor, e os pêlos saem mais facilmente e com menos dor. No entanto, é importante observar se a cliente possui muitos vasinhos na pele, pois esse método pode facilitar o aparecimento de novos vasos. Uma esfoliação prévia para facilitar a exposição dos pêlos e uma hidratação posterior para evitar o ressecamento da pele são imprescindíveis para melhorar o resultado do procedimento.
• Cremes e loções depilatórias: Assim como na lâmina, os cremes e loções não retiram o pêlo pela raiz e sim apenas a sua parte externa. Podem deixar a pele mais seca e áspera e algumas substâncias contidas nesses produtos podem ainda causar alergias. Por isso é super importante fazer um teste alérgico antes de escolher qualquer produto ou marca. Também é importante respeitar o tempo de ação proposto pelo fabricante para evitar irritações na pele. Assim como na lâmina, o tempo de duração deste tipo de depilação é bem curto. Também é um método indolor.
• Laser: Algumas pessoas chamam esse método de depilação definitiva o que é um engano. O procedimento a laser elimina cerca de 30% dos pêlos em cada sessão e bloqueia o crescimento de até 80% até o final do tratamento. Os pêlos que sobram também nascem mais finos e espaçados. Sendo assim o método é bastante eficaz, mas o resultado e a quantidade de sessões é bastante variável de pessoa para pessoa. Uma avaliação minuciosa deve ser feita e os parâmetros do equipamento adequadamente ajustados, pois o laser pode provocar manchas e até mesmo queimaduras na pele. A energia do laser é atraída pela melanina e por isso pêlos mais escuros e grossos absorvem mais a luz do laser e tem melhores resultados do que os pêlos mais claros que contêm menos melanina e respondem menos ao método. Por outro lado, justamente pelo fato da energia do laser ser atraída pela melanina, as peles mais morenas e negras devem ser tratadas com muita cautela pois as chances de queimaduras e manchas é muito maior. O método pode provocar desde uma leve queimação e até mesmo dor dependendo da sensibilidade do paciente.
• Luz Intensa Pulsada (LIP): A LIP apesar de usar uma tecnologia que emite luz, não é um laser. Diferente do laser que apresenta um único comprimento de onda, a LIP apresenta vários comprimentos de onda e pode ser usada para vários outros tratamentos, além da depilação como: Fotoenvelhecimento, telangectasias, manchas, acne, estrias, irregularidades na textura da pele. Pode ser usada em peles morenas, negras e asiáticas (é necessário indicar o fototipo no equipamento) e em qualquer tom de pêlo (loiro, castanho, ruivo ou preto), mas o resultado melhor é percebido nos pêlos mais escuros (preto e castanho) devido a melanina, cuidados com o sol também são necessários e a sensação durante a aplicação é de leve queimação sendo bem suportada pela maioria das clientes. Pode ser aplicada também em regiões mais sensíveis como axilas e virilha.
Bem, como vimos as opções são as mais variadas possíveis. Então, mãos a obra, escolha a mais adequada e extermine seus pêlos já!
gostaria de fazer curso de reciclagem
Olá Glaucia!
mantenha-se antenada no site da Fernandes Fisioterapia: http://www.fernandesfisioterapia.com.br e saberá todas as informações sobre cursos e reciclagens
Pingback: E aí, estrias somem ou não?
Pingback: Estrias, o que são e como evitá-las -