fbpx

Como armazenar cosméticos corretamente

Publicado por Priscilla Cardoso em 09/12/2014 - 2 Comentários


Como armazenar cosméticos corretamente

*artigo atualizado em novembro de 2021.

Hoje, abordaremos um assunto superimportante, mas que recebe pouco da nossa atenção no dia a dia. Você sabe como armazenar cosméticos corretamente? Já percebeu como guarda seus produtos?

É importantíssimo armazenar corretamente os nossos produtos de beleza. Pois, a forma como o fazemos tem impacto direto na sua qualidade e segurança. Essa é uma maneira simples de evitar tanto a degradação de princípios ativos (responsáveis pela ação efetiva do produto) quanto a contaminação por fungos e bactérias.

O nosso ambiente é cheio de micro-organismos que, ao entrarem em contato com os produtos cosméticos – geralmente ricos em nutrientes – podem contaminar e alterar a formulação, modificando cor, textura e cheiro e podendo, inclusive, alterar sua eficácia, tornando o produto irritativo à pele.

 

Embalagem adequada 

Para armazenar cosméticos corretamente e reduzir as chances de contaminação dos produtos, a escolha da embalagem adequada é fundamental.

Embalagens hermeticamente fechadas, além de impedirem o contato direto com o cosmético, também inibem a ação oxidante do ar sobre a formulação. Para grandes volumes, principalmente de líquidos, o ideal são embalagens com válvulas, que impedem o contato das mãos com o produto.

Potes com tampas do tipo rosca facilitam a contaminação e devem ser utilizados com muito cuidado. Esse tipo de tampa, quando aberta a embalagem, expõe demasiadamente o produto ao meio externo, o que além de facilitar a contaminação, também favorece o processo de oxidação e degradação da fórmula.

Assine nossa newsletter

 

Espátula limpa

Se o cosmético estiver em embalagem com tampa de rosca, na hora de usá-lo, é importante abrir o pote, retirar com uma espátula limpa e seca a porção a ser utilizada, e novamente fechar a embalagem. Nada de deixar o produto aberto sobre a bancada!

 

Livre de calor e umidade

Outro cuidado sobre como armazenar cosméticos corretamente diz respeito ao local onde é conservado.

Os profissionais já estão acostumados a guardarem os produtos em armários, livre do calor e umidade. Entretanto, é importante orientar os clientes a fazerem o mesmo em casa.

 É muito comum as pessoas armazenarem seus cosméticos dentro do banheiro e isso é errado. Além de expor o produto a uma carga maior de bactérias (pois por mais limpo que esteja, o banheiro é sempre o local de maior contaminação em uma casa), o produto ainda fica exposto ao calor e à umidade excessivos.

O correto é guardar produtos de beleza em local fresco, abrigado da luz e radiação solar. Dentro do quarto, podemos facilmente achar lugares mais adequados, como penteadeira, mesa de cabeceira e armários. Porém,  é preciso ficar atento se durante o dia o sol não acaba incidindo sobre esses locais.

 

Artigos Relacionados

 

Transporte em sacolas térmicas

O mesmo cuidado também vale para o transporte dos produtos cosméticos. Estes devem ser deslocados, preferencialmente, em sacolas térmicas e abrigados do sol, calor e umidade.

Como você guarda seus produtos? Tem alguma dica sobre como armazenar cosméticos corretamente que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe conosco. Você poderá ajudar outras pessoas!

E-book Empreendedorismo na Estética: principais abordagens para o sucesso


5 1 vote
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Álef de Pádua
Álef de Pádua
6 anos atrás

Obrigado pela informação. Apenas senti falta sobre algo com o tipo do local a ser guardado (longe de roupas, x metros quadrados etc), mas me ajudou muito. Fiquei feliz de saber que faço corretamente. rs Muito obrigado!