Ao receber um cliente em seu consultório, normalmente ele precisará aguardar um tempinho na recepção.
É um momento em que ele observa tudo por ali e se a experiência for positiva, seu consultório terá mais um diferencial importante. Essa é uma ótima maneira de encantar o cliente já na recepção.
Com esse foco, separamos dicas do que o profissional pode oferecer, com um custo baixo, para encantar o cliente. Confira!
6 dicas de como encantar o cliente
1. Wi-fi
Há tempos vivemos em um universo digital. Dessa forma, contratar um plano de banda larga é algo que pode encantar o cliente e que será muito bem avaliado por ele.
Além de permitir que ao acessar a web ele continue sua rotina, vai ajudar a minimizar a pressão que o profissional sofre em dias que estiver com seus atendimentos atrasados.
Um detalhe importante: Não esperar o cliente pedir a senha de acesso. Oferecer essa informação assim que ele chegar.
2. Água quente
Ao ter água quente sempre disponível, é possível oferecer um chá ou um cappuccino além do cafezinho.
Poucos consultórios servem esses itens tão apreciados por todos nós. O investimento é muito pequeno comparado ao retorno que ele pode proporcionar.
3. Petiscos
Essa dica vai depender do tipo de cliente que o profissional atende. Porém, bolachinhas, chocolatinhos, balas, paçoquinha e pipoca doce são itens que sempre agradam.
É importante destacar que terá momentos em que algum cliente irá extrapolar e exagerar no consumo, fato que poderá fazer o profissional quase desistir de ofertar esse diferencial.
Entretanto, evite penalizar o bom cliente por conta de outro que não tem educação.
4. Revistas
As assinaturas das principais revistas custam, em média, R$300,00 por ano e é sabido que todo profissional gosta de se atualizar. Após fazer sua leitura em casa, pode levar o exemplar para o consultório.
As mais apreciadas em salas de espera são: Veja, Claudia e as de fofocas na TV. Entretanto, frequentemente, os clientes as levam embora, talvez por imaginar que estão ali para serem distribuídas.
Para evitar que isso aconteça, coloque uma etiqueta pedindo que as deixem para o próximo cliente. Esse tipo de recado funciona e vai minimizar o problema.
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5. Consultório cheirosinho
Um aromatizador de ambiente custa entre R$10,00 e R$15,00 e sua ação dura de três a quatro semanas. É um detalhe que fará muita diferença.
Nossa sugestão é fazer essa experiência. Todas as vezes que chegar ao consultório de manhã, o profissional terá uma sensação muito agradável
6. Som ambiente
Essa é a melhor de todas, é de graça! Sempre existe uma rádio ou a possibilidade de colocar um CD com uma música que combine com o ambiente.
Também é possível criar e acessar playlists em plataformas de streaming, como o Spotify, por exemplo.
Essa ação acalma a todos que circulam por ali, funcionários, visitantes e clientes.
Recepção é o começo do atendimento
Existe uma frase de Aaron Burns (designer norte-americano) que diz: “Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.”
Então, lembre-se: recepção é o começo do atendimento, por isso capriche nela!
Quer saber mais ou tem alguma sugestão de como encantar o cliente que não tenha sido mencionada neste conteúdo? Compartilhe com a gente. Você poderá ajudar outros profissionais!
*Este conteúdo foi publicado em julho de 2015 e atualizado em novembro de 2023.
Antonio Carlos Bom dia, achei sensacional essas dicas de como encantar seus clientes, comecei a aplicar algumas dela em meu consultório e ja tive alguns retornos/elogios. Muito Obrigada por compartilhar com a gente!
Olá Mariana, um super obrigado pelo seu comentário!
Clientes são nosso maior Patrimônio, se pudermos entregar o serviço além do combinado, eles se tornarão nossos maiores Vendedores .
Parabéns por sua Atitude!